Atenção à hora: o que vai mudar na madrugada de domingo (30)?
Na madrugada de domingo não se esqueça de mudar a hora (se for necessário, até porque muitos dos equipamentos que usamos mudam automaticamente). Saiba porque se adianta 60 minutos.
Mudança da Hora – 30 de março de 2025
A hora legal de Portugal continental coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de outubro e a 1 hora UTC do último domingo de março seguinte (hora de inverno).
Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, à 1:00 da manhã adiantamos o relógio de 60 minutos, passando para as 2:00 da manhã.
Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita às 00:00 de domingo, dia 31 de março, passando para a 1:00 da manhã, do mesmo dia.
Isso significa que a noite será uma hora mais curta, mas os dias terão mais luz até ao final de outubro, quando regressa o horário de inverno.
A mudança de hora, para o horário de verão e de inverno, foi inicialmente implementada com o objetivo de aproveitar melhor a luz natural do dia, reduzindo o consumo de energia elétrica. A ideia era adiar o momento em que a noite chega, para que as pessoas pudessem aproveitar mais a luz do dia durante o período de atividade, especialmente na primavera e no verão.
Razões históricas:
- Economia de energia
- Durante a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, muitos países adotaram a mudança de hora como medida para reduzir o consumo de combustível, especialmente o carvão, ao ter mais luz solar durante as horas de atividade.
- Aproveitar a luz do dia
- A principal razão para a mudança de hora foi aproveitar ao máximo a luz solar, especialmente durante os meses mais longos do ano. Esta prática foi vista como uma forma de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida, permitindo que as pessoas saíssem mais e aproveitassem o dia.
- Redução do consumo de eletricidade
- Embora o impacto real no consumo de energia seja discutível nos dias de hoje, a ideia inicial era que, com mais horas de luz solar, houvesse menos necessidade de iluminação artificial à noite, o que ajudaria a economizar energia.
No entanto, ao longo dos anos, o impacto da mudança de hora no consumo de energia foi sendo questionado, e muitos países começaram a reconsiderar ou até abandonar a prática. O debate sobre a eficácia da mudança de hora continua, com alguns a argumentar que ela já não tem o efeito desejado devido às mudanças nos padrões de consumo de energia.
Nos anos de 2022 a 2026, inclusive, o início e o termo do período da hora de verão são fixados, respetivamente, nas datas seguintes, à 1 da manhã, tempo universal:
- 2024: domingo 31 de março e domingo 27 de outubro,
- 2025: domingo 30 de março e domingo 26 de outubro,
- 2026: domingo 29 de março e domingo 25 de outubro.
E acabar com esta treta, não? Quando se “acrescenta” uma hora de sono é porreiro, quando se “tira” uma hora de sono é uma mrda, a mesma coisa quando trabalhas menos uma hora ou mais uma. Por favor acabem com isto ou façam um referendo e deixem a população decidir.
O referendo, não vinculativo, à população da UE foi feito pela Comissão Europeia. Dos que responderam, a maioria votou por acabar com a mudança da hora – mantendo cada país a sua hora de verão. A Comissão Europeia fez uma proposta aos Estados-membros nesse sentido. Os Estados-membros não se entenderam – Portugal, no governo de António Costa, votou por se manter a atual mudança da hora: 5 meses com a hora de inverno e 7 meses com a hora de verão.
A questão só pode voltar à agenda da UE por iniciativa do Presidente do Conselho Europeu, atualmente António Costa. Por isso esquece, e tira o melhor proveito.
A UE não tem letitimidade.
Eu sou anti-UE.
Vivo em Portugal, não vivo em Bruxelas.
O que os Portugueses decidem é que interessa.
O que NÃO eleitos cochicham na UE não me interessa.
Portugal não tem nada a ver com a decisão sobre a hora na Finlândia e arredores, logo não temos de estar de acordo com coisa nenhuma.
O povo não quer a mudança da hora.
Democracia é respeitar a vontade do povo.
Não existe democracia nem soberania na EUro-ditadura.
Os EUropeístas são uns traidores e empecilhos.
Temos de lutar pelos nossos direitos e interesses!
A questão pode voltar à agenda quando muito bem nos apetecer.
Ou já fomos oficialmente anexados?
Bem pensado – organiza um referendo em Portugal. Não te esqueças é que são duas perguntas:
– Quer mudança da hora (7 meses de hora de verão e 5 de hora de inverno), ou ficar com a mesma hora durante todo o ano?
– Se é para ficar com a mesma hora todo o ano, fica a atual hora de verão ou a atual hora de inverno?
Dá-me a impressão que se a pergunta for feita no inverno a resposta é uma, se for feita no verão (como aconteceu no referendo europeu) é outra … marca-se o referendo para um dia de equinócio.
Já tentaram, provocou muitos acidentes automóveis. As seguradoras, não deixam. E que tal, se informar?
LOLOL que estupidez. Descontextualizaste isso de que estudo diz lá?
“Alguns especialistas colocam esta mudança como responsável pelo aumento de acidentes nas estradas, e até consumo de ansiolíticos.” – Governo Cavaco 1993
Porque não se oficializa a mudança da hora na tarde de domingo? ex: das 14h para as 15h no verão e das 15h para as 14h inverno.
Bem pensado – manda a sugestão para a UE. Eu prefiro à 6ª Fª, mas não precisa de ser 1H, pode ser meia. Por exemplo, agora em março passava das 16H30 para as 17H e, em junho, das 17H para as 17H30.
Pensa lá dois segundos, tu és capaz….
Metam a hora solar “natural” e acabem com este tormento. À pessoa que investiu isto, espero que eternamente pague pela infeliz ideia…
Bem pensado – com a tecnologia atual os smartphones podiam passar a dar a hora solar: as 12H em cada país, em qualquer altura do ano, seriam sempre quando o Sol estivesse mais alto, no meridiano do ponto cardeal Sul. Tinha era que se escolher um local para a hora ser a mesma em cada país (em Portugal certamente o Observatório Astronómico de Lisboa, por ser a capital). As horas iam variar muito de país para país (por exemplo, às 12H00 em Portugal, podia ser 12H52 em Espanha e 13H27 em Paris) mas não era nada que os smartphones não pudessem responder.
O que escrevi acima não é possível, por razões práticas, mas quem defende a “hora solar” deve saber que é a hora de inverno durante todo o ano a que mais se aproxima. No link pode-se ver a hora civil (“de relógio”) a que corresponde o meio dia solar, em Lisboa, nos dias 29 de março (hora de inverno) e 30 de março (hora de verão):
– 29/03/2025: meio dia solar às 12:41 (o relógio está adiantado 41 minutos)
– 30/03/2025: meio dia solar às 13:40 (o relógio passa a estar adiantado 1h e 40 minutos).
https://icalendario.pt/ferramentas/nascer-por-sol