PplWare Mobile

Atenção à hora: o que vai mudar na madrugada de domingo (30)?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. John Smith says:

    E acabar com esta treta, não? Quando se “acrescenta” uma hora de sono é porreiro, quando se “tira” uma hora de sono é uma mrda, a mesma coisa quando trabalhas menos uma hora ou mais uma. Por favor acabem com isto ou façam um referendo e deixem a população decidir.

    • Max says:

      O referendo, não vinculativo, à população da UE foi feito pela Comissão Europeia. Dos que responderam, a maioria votou por acabar com a mudança da hora – mantendo cada país a sua hora de verão. A Comissão Europeia fez uma proposta aos Estados-membros nesse sentido. Os Estados-membros não se entenderam – Portugal, no governo de António Costa, votou por se manter a atual mudança da hora: 5 meses com a hora de inverno e 7 meses com a hora de verão.
      A questão só pode voltar à agenda da UE por iniciativa do Presidente do Conselho Europeu, atualmente António Costa. Por isso esquece, e tira o melhor proveito.

      • Maximus says:

        A UE não tem letitimidade.
        Eu sou anti-UE.
        Vivo em Portugal, não vivo em Bruxelas.
        O que os Portugueses decidem é que interessa.
        O que NÃO eleitos cochicham na UE não me interessa.
        Portugal não tem nada a ver com a decisão sobre a hora na Finlândia e arredores, logo não temos de estar de acordo com coisa nenhuma.
        O povo não quer a mudança da hora.
        Democracia é respeitar a vontade do povo.
        Não existe democracia nem soberania na EUro-ditadura.
        Os EUropeístas são uns traidores e empecilhos.
        Temos de lutar pelos nossos direitos e interesses!
        A questão pode voltar à agenda quando muito bem nos apetecer.
        Ou já fomos oficialmente anexados?

        • Max says:

          Bem pensado – organiza um referendo em Portugal. Não te esqueças é que são duas perguntas:
          – Quer mudança da hora (7 meses de hora de verão e 5 de hora de inverno), ou ficar com a mesma hora durante todo o ano?
          – Se é para ficar com a mesma hora todo o ano, fica a atual hora de verão ou a atual hora de inverno?
          Dá-me a impressão que se a pergunta for feita no inverno a resposta é uma, se for feita no verão (como aconteceu no referendo europeu) é outra … marca-se o referendo para um dia de equinócio.

    • Rui says:

      Já tentaram, provocou muitos acidentes automóveis. As seguradoras, não deixam. E que tal, se informar?

  2. Alex says:

    Porque não se oficializa a mudança da hora na tarde de domingo? ex: das 14h para as 15h no verão e das 15h para as 14h inverno.

  3. Botas says:

    Metam a hora solar “natural” e acabem com este tormento. À pessoa que investiu isto, espero que eternamente pague pela infeliz ideia…

    • Max says:

      Bem pensado – com a tecnologia atual os smartphones podiam passar a dar a hora solar: as 12H em cada país, em qualquer altura do ano, seriam sempre quando o Sol estivesse mais alto, no meridiano do ponto cardeal Sul. Tinha era que se escolher um local para a hora ser a mesma em cada país (em Portugal certamente o Observatório Astronómico de Lisboa, por ser a capital). As horas iam variar muito de país para país (por exemplo, às 12H00 em Portugal, podia ser 12H52 em Espanha e 13H27 em Paris) mas não era nada que os smartphones não pudessem responder.

      • Max says:

        O que escrevi acima não é possível, por razões práticas, mas quem defende a “hora solar” deve saber que é a hora de inverno durante todo o ano a que mais se aproxima. No link pode-se ver a hora civil (“de relógio”) a que corresponde o meio dia solar, em Lisboa, nos dias 29 de março (hora de inverno) e 30 de março (hora de verão):
        – 29/03/2025: meio dia solar às 12:41 (o relógio está adiantado 41 minutos)
        – 30/03/2025: meio dia solar às 13:40 (o relógio passa a estar adiantado 1h e 40 minutos).
        https://icalendario.pt/ferramentas/nascer-por-sol

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.