Beber chá ou café todos os dias pode reduzir o risco de cancro na boca e na garganta
De acordo com um novo estudo, beber café ao longo do dia pode oferecer uma camada extra de proteção contra cancros comuns que afetam a boca, garganta e laringe.
Café pode reduzir até 17% o risco cancro
Investigadores nos Estados Unidos analisaram mais de 25.000 registos recolhidos de 14 estudos anteriores, avaliando coletivamente os hábitos alimentares de indivíduos diagnosticados com tumores na região da cabeça e pescoço.
Os resultados indicam que consumir mais de quatro chávenas de café com cafeína por dia pode reduzir em até 17% o risco de desenvolver cancros nesta área do corpo.
Para aqueles que não apreciam os efeitos estimulantes da cafeína ou preferem começar o dia com uma chávena de chá preto, há também boas notícias. Segundo uma análise do Consórcio Internacional de Epidemiologia do Cancro da Cabeça e Pescoço, o chá também pode desempenhar um papel na redução do risco.
A importância das bebidas quentes
O que ingerimos pode influenciar significativamente o desenvolvimento de mutações cancerígenas no percurso para o estômago e pulmões. O tabaco aumenta em 10 vezes o risco de carcinoma espinocelular na cabeça e pescoço, e o consumo de álcool diário também agrava significativamente este risco.
Por outro lado, bebidas quentes como o café e o chá contêm compostos com propriedades anticancerígenas e anti-inflamatórias que podem mitigar os efeitos de carcinogénios.
Os investigadores analisaram mais de 9500 casos de cancro da cabeça e pescoço e quase 16.000 indivíduos sem a doença. O objetivo era determinar com maior precisão o impacto do consumo de café e chá nos tecidos afetados.
Especificamente, aqueles que bebiam quatro ou mais chávenas de café com cafeína por dia apresentavam:
- 30% menos probabilidade de desenvolver cancro na cavidade oral;
- 22% menos probabilidade de cancro na garganta;
- 40% menos risco de cancro na parte inferior da garganta, com um consumo diário de 3 a 4 chávenas.
Mesmo o café descafeinado demonstrou benefícios, com uma redução de 25% no risco de cancro da cavidade oral. O consumo de chá foi associado a uma diminuição de 30% no risco de cancro na parte inferior da garganta. Contudo, consumir duas ou três chávenas adicionais pode inverter as probabilidades, aumentando em 38% o risco de cancro da laringe.
Apesar de existirem menos, ainda são problemáticos
Embora a incidência de cancros da cabeça e pescoço esteja a diminuir em países desenvolvidos, graças a vacinas contra o papilomavírus humano, em regiões com acesso limitado a cuidados de saúde, estes cancros ainda são um problema.
Anualmente, surgem cerca de 900.000 novos casos, com quase metade a resultar em morte. Sobreviventes enfrentam frequentemente deformidades que dificultam a comunicação e a ingestão de alimentos.
Embora já existisse investigação sobre os benefícios do consumo de café e chá na redução do risco de cancro, este estudo destaca os efeitos variáveis nas diferentes áreas afetadas, incluindo a observação de que mesmo o café descafeinado pode ter impacto positivo.
Salienta Yuan-Chin Amy Lee, investigadora e epidemiologista da Universidade de Utah.
Leia também:
Cada vez mais estudos associam o consumo regular de álcool a uma série de problemas de saúde e ainda se continua a incentivar o consumo de álcool, em que o vinho tem 13% de imposto e papas para bebés 23%. E continua o mito do vinho às refeições faz bem à saúde. Por outro lado há muita gente que não bebe café porque diz que faz mal à tensão ou ao coração.
Com moderação vinho faz bem, assim como café para quem não tenha problemas de hipertensão claro.
Mas pelos vistos queres criar o mito que as papas de bebé no mercado são saudáveis ou nutritivas, claramente nunca foste pai, os meus filhos nunca comeram papas nem nada processado até terem mais de 5 anos, tudo o que é alimentar e tem rótulo de bebé é a pior coisa com que podem alimentar os filhos
Faz bem a quê?
Vinho tinto faz bem.
A questão, como em tudo, está na quantidade.
centenários quase todos bebem o ser copito.
O meu avô durou até aos 95 e fumava em montes? O melhor é fumarmos todos pelo menos 1 maço por dia…
Não, o melhor é vivermos mais e pensarmos menos. Se a malta gosta de um tinto ás refeiçoes porque raio não o deverá fazer?
Os cemitérios estão cheios de pessoas “saudávei”.
Vendes vinho? Mesmo, mesmo daquele feito de uvas?
Não sei se se poderá estabelecer uma relação absoluta entra as tomas de mais de cafés e chá com a diminuição do cancro! Hoje diz-se muita coisa, há muitos estudos onde são estabelecidas falsas relações causais! De resto, penso que 4 chávenas de café, e lá está, já houve muitos estudos a dizerem que fazem mal à saúde do organismo! Uma coisa é certa, 4 chávenas de café desestabilizam o sono e a qualidade do mesmo, dificultando as defesas e todo o sistema imunitário!
Tudo estudos encomendados para vender café e chá.
Com a quantidade de pesticidas cada vez mais usados na produção de café e chá até acho que o melhor é não beber nenhum.
Há estudos (provavelmente também encomendados ou não) que alertam para a quantidade de químicos residuais cada vez mais presentes em café e chás que passam para o corpo humano e também podem causar cancro.
Estudos desses que dizem que em 70 e tal anos o café dá 2 anos de vida extra valem bola como dizia o JJ.
Com o tempo e o dinheiro que poupo em café durante esses anos todos a consumir, gozo melhor a vida e compenso esses 2 anos.
E se só comeres pão seco e água ainda poupas mais.
Come sol e bebe água da chuva.
Quanto ao chá, não faço ideia, mas também não desminto. Agora o microplástico libertado pelos saquinhos de ferver o chá, esses fazem autênticos milagres a quem os ingere.
há estudos para todos os gostos
https ://sicnoticias.pt/saude-e-bem-estar/2022-08-26-Beber-cafe-ou-cha-quente-triplica-o-risco-de-ter-cancro-na-garganta-cd254a3f
Lá está, misturar as coisas para confundir os tolos. O estudo que citas, além de ser já antigo, diz o seguinte “Um estudo britânico da Universidade de Cambridge concluiu que beber café ou chá quente…” Portanto, fala-se em lesões térmicas. Neste artigo tem a ver com as propriedades do das bebidas. Os estudos são para serem lidos e não captados por osmose 😉
Eu cá desde que passei a comer apenas 1 refeicao por dia que poupo mais de 2000 mil euros por mes, e comprei o meu model Y. Poupa-se tanto em cortar vicios