Artemis II: NASA quer voltar à Lua já em fevereiro de 2026
A NASA anunciou a sua intenção de enviar astronautas à volta da Lua já em fevereiro de 2026. Isso marca o regresso da humanidade ao satélite natural da Terra após mais de 50 anos. A missão Artemis II, constitui um passo fundamental não só revisitar a Lua, mas também estabelecer uma presença humana a longo prazo.
NASA quer voltar à Lua em fevereiro de 2026
Anteriormente, a agência espacial norte-americana havia estabelecido o final de abril de 2026 como o prazo máximo para o lançamento, mas a nova calendarização reflete a confiança no progresso da missão. “Apontamos para fevereiro”, confirmou um porta-voz da NASA, sublinhando o avanço nos preparativos.
A Artemis II será a primeira missão tripulada a viajar para além da órbita baixa da Terra desde a Apollo 17, em 1972. A tripulação, composta por quatro astronautas — Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, da NASA, e Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadiana — não irá poisar na superfície lunar.
O principal objetivo do voo é testar exaustivamente os sistemas críticos da nave espacial Orion e do foguetão Space Launch System (SLS). Com isso garantem a sua segurança e fiabilidade para futuras missões que incluirão alunagens.
Artemis II é peça fundamental do esforço dos EUA
Esta missão sucede à Artemis I, um voo de teste não tripulado que circum-navegou a Lua com sucesso. Apesar do êxito geral, foram identificados problemas no escudo térmico da Orion durante a reentrada na atmosfera terrestre. A agência espacial assegura que estas questões foram “desde então resolvidas”, abrindo caminho para o próximo voo tripulado.
A viagem de dez dias levará os quatro astronautas a orbitar a Lua antes de regressarem à Terra. Durante a missão, a tripulação servirá também como “cobaias humanas”, com experiências a monitorizar os efeitos do ambiente espacial no corpo humano. Os cientistas irão cultivar amostras de tecido a partir do sangue dos astronautas, antes e depois da jornada para estudar as alterações fisiológicas.
O programa Artemis é a peça central do esforço dos Estados Unidos para liderar uma nova era de exploração espacial. Para além do regresso à Lua, o programa tem como meta final preparar as bases para futuras missões a Marte. O sucesso da Artemis II será, por isso, um indicador crucial da viabilidade destes ambiciosos planos interplanetários.





















Quando a NASA der por isso, os Chineses estão a caminhar na Lua e a construir uma base…
isso já eu pensei, e é o que vai acontecer. e possivelmente qualquer dia os chineses informam que vão a caminho de marte e os americanos ainda sem irem á lua.
Nunca ninguem foi nem ira a lua….esscrevam isto. E so propaganda, sempre que ha uma guerra com a russia inventam isto para nos obrigar a acreditar que o ocidente e mais desenvolvido quando na verdade a vida na russia e china e muito mais a frente em tudo. Estive em moscovo ha 2 anos e vive se muito melhor que na europa
Vive-se melhor, mas escreve-se pior.
E o senhor Sadokan, onde está a viver agora?
O teu Nick name diz toda a verdade… Foste doutrinado a obedecer
Namek é que é bom!
é verdade sim senhor. eu também estive em moscovo ha 2 anos e vive se muito melhor que na europa. é por isso que eu e o sadokan vamos ambos viver para moscovo e largar o ocidente decadente.
os transportes em moscovo são de outro mundo. já nao se usa carros nem motas nem autocarros, nem metro. é tudo teletransportado: entra se numa cabine, carrega se num botão, roda se uma manivela 90 graus, carrega se num segundo botão e voilá… aparecemos no sitio para onde sinalizámos previamente com o dedo no mapa de moscovo. a europa e o ocidente nao tem nada disto.
Mais um filme de Hollywood…
Só se a New Origins conseguir acelerar o sistema de alunagem. A SpaceX recebeu 5000 milhões de dólares, para esse serviço, que afirmou ser possível para 2020. Nem para 2030 o vão conseguir, ter disponível.
Ainda denominando o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR, que estabiliza a rotação e ciclos das marés do nosso planeta, primitivamente de LUA:
Difícil fica.
1989 (Space Exploration InitiativeI) → cancelado
1990s: First Lunar Outpost → cancelado
2004 (Constellation): Lua até 2020 → cancelado
2011 Space Launch System + Orion → cancelado
2020 Artemis I → cancelado
2025 Artemis II → cancelado
O programa Artemis é ilusão, a primeira missão não aterra na lua, a segunda não aterra na lua, a terceira é que é… lol
Enquanto não dominarem o conhecimento de mutações de corpos… Com esses corpos predominantemente compostos por H²O, totalmente vulnerável e mortal a altas radiações termonucleares:
Impossível ultrapassar os limites, dos CINTURÕES DE VAN ALLEN.
Ninguém reparou que foi sempre enganado com isso e com as pirâmides… Não conseguem ver nem com um telescópio caseiro que as crateras teem vários tamanhos mas todas a mesma profundidade… Enfim…