Utilização do Edge da Microsoft está a crescer na Internet, mas ainda muito longe do Chrome
Mesmo sendo a proposta que acompanha agora o Windows, o Edge é ainda um browser que tem de percorrer um longo caminho até conseguir chegar perto do Edge. Com muitas funcionalidades similares, tem conseguido cativar muitos utilizadores.
Os mais recentes dados mostram que o Edge tem estando a crescer na Internet e a ganhar seguidores. Cresceu na utilização e está a tornar-se uma proposta cada vez mais interessante, tendo agora ultrapassado a meta dos 11%.
Proposta da Microsoft para o Windows
Apesar de não ter sido bem recebida por muitos, a decisão da Microsoft de criar um novo browser parece estar a resultar. Tomou como base o Chromium e avançou com a sua proposta e com as suas funcionalidades, sempre olhando à integração com o Windows e ao que pode oferecer.
Os dados mais recentes da StatCounter revelam um crescimento interessante do Edge no mercado dos browsers. No final do mês de novembro ficou já nos 11,17%, um valor bem mais elevado que os 9,52% obtidos em novembro do ano passado.
A justificar o crescimento deverá estar uma aposta grande da Microsoft no seu browser. A par com os desenvolvimentos criados para o Windows 11, a gigante do software apostou também no Edge e criou várias novidades que estão já disponíveis para os utilizadores.
Edge está ainda muito longe do Chrome
Com o salto, o Edge conseguiu destacar-se do seu concorrente mais direto. Falamos do Firefox, que tem agora 7,1% de participação no mercado. Na lista dos browsers, e entre os 2, segue-se o Safari, com uma quota de 9,59% neste mercado.
Bem longe, e com um domínio total no que toca aos browsers na Internet, temos o Chrome. Esta proposta da Google tem já 66,13% de quota de mercado e não parece mostrar que vá perder espaço neste campo. Como curiosidade, e cada vez mais longe, temos o IE, que ainda conta com 0,3%.
Estas são boas notícias para a Microsoft e para o seu browser. O Edge tem ganho uma posição de destaque, escapando à concorrência direta e assumindo-se cada vez mais como uma proposta para os utilizadores, em especial para os que fazem do Windows o seu sistema de opção.
Este artigo tem mais de um ano
E com a ultima atualização do Chrome, os dropdown menus de formulários de alguns sites deixaram de funcionar
Não há hipótese.O Google Chrome há-de ser sempre o número um.
IE também em uma época não tão distantel
O número um a gastar gigas e gigas de memória desnecessariamente.
Brave no smartphone, firefox no resto!
A meu ver a utilização do Chrome vai cair um bom bocado quando for forçado o Manifest V3 e impedir que os adblockers funcionem da mesma forma. Não sei se o Edge vai também enveredar por essa obrigação, mas acredito que o Firefox e o Brave por exemplo vão ganhar novos utilizadores por causa disso. O utilizador comum que nem usa adblocker, tanto lhe faz e vai continuar a usar. Mas quem tem mais conhecimentos e gosta de ter uma navegação sem avisos de cookies e publicidades, provavelmente vai mudar.
Veremos se daqui a 1 ano o Chrome tem a mesma cota de mercado.
Olha que talvez não aconteça…..
https://adguard.com/en/blog/adguard-mv3.html
Também tens o uBlock Origin V3, mas e já viste as limitações? É muito mais limitado e ocupa muito mais recursos.
Ok.
O edge tem adblock embutido como o brave. Não “limpa” tão bem os sites, mas se o configurares à mão, faz o mesmo que o adblock do brave. Este tipo de browsers vai-se conseguir “safar” ao Manifest V3, até a google obrigar a que seja tudo implementado.
O que irá estar na moda a partir de 2023, pelo menos até conseguirem os adblock a funcionar bem, serão os dns para utilizares só no browser que actuam como bloqueador de anúncios.
Como é que se configura no Edge?
Tem a noção que 99.9999999999% dos utilizadores na fazem a menor ideia do que é o Manifest V3, adblocker, etc., etc.?
O pessoal usa o Chrome porque gosta e porque toda a gente diz que é o melhor.
O Firefox continua a ser o melhor.
+1
o edge e brave usam o motor do chrome . Se o firefox morrer a google implementa o que bem entender em termos de ads.
Com a google a dizer que a versão 110 era a ultima no windows 7… no meu caso nem chegou á actualização da versão 108… acho que vou ser um cliente do edge…
Se eu tivesse que usar agora o Chrome neste momento era o mesmo que conduzir um carro de 1970 em vez de um carro de 2022. Ambos me levavam ao destino final mas era recuar no tempo.