Privacidade no Firefox? Mozilla passa a mostrar os dados recolhidos de cada utilizador
As questões de privacidade têm assolado a Internet e os utilizadores. Cada vez mais softwares recolhem dados e usam-nos para proveito próprio, nem sempre com as melhores das intenções e os fins mais corretos.
Os browsers têm sido os mais auscultados para verificar que dados recolhem e para onde os enviam. A Mozilla resolveu agora abrir os seus registos e mostrar que dados recolhe dos utilizadores. Basta um endereço e tudo fica visível.
Uma medida única da Mozilla para o Firefox
A Mozilla sempre foi uma fervorosa adapta da privacidade e o seu browser é um exemplo disso. Mesmo recolhendo dados, anonimiza-os para que seja impossível fazer o rastreio dos utilizadores. Para além disso, tem ferramentas que anonimizam a navegação na Internet.
Para dar ainda mais confiança aos utilizadores, criou agora uma forma de mostrar os dados que recolhe e envia para os seus servidores. Esta pode ser acedida com a colocação do endereço about:telemetry num separador do Firefox.
Este browser deixa controlar a Privacidade
Aí vão ter acesso a todos os dados, num formato que pode ser entendido por todos. Está arrumado por tipo e por área, mostrando que estes são anonimizados e que se limitam a dados relevantes para a melhoria do Firefox.
Os utilizadores que ainda assim entenderem que os dados recolhidos são demasiado pessoais, podem sempre alterar a informação que é passada para a Mozilla. Para isso só precisam de aceder ao endereço about:preferences#privacy e alterar as opções presentes.
Privacidade e dados são agora visíveis por todos
Mesmo com esta novidade, já antes a Mozilla mostrava que dados eram recolhidos no Firefox. Neste endereço estão presentes todos os tipos de dados que são processados e enviados. Há também informação pública sobre a forma como estes são usados.
Mesmo podendo ser encarada como apenas uma medida de propaganda, é importante a decisão da Mozilla. O Firefox fica assim mais aberto e com a privacidade mais aberta a todos para a avaliarem.
Este artigo tem mais de um ano
Por falar em browsers. Tinha o antivírus AVG pago no meu pc, mas há uns dias atrás desinstalei-o e passei a usar somente o Windows Defender no meu Windows 10 (por sinal, o desempenho do meu PC disparou, não tem comparação!). Acontece que a partir desse momento, os vídeos no youtube demoram uma eternidade a carregar no Chrome, mesmo a 480p. Testei noutros browers e este problema já não acontece.
Alguém tem ideia do que poderá ter acontecido? Obrigado
Não sei se tem alguma coisa a ver, mas coincidiu com a desinstalação do AVG.
Seu pc foi afetado pelo coronavírus. Retire-o da tomada, e tranque em uma sala hermeticamente fechada. Deixe-o isolado por tempo indeterminado. Agora, vamos voltar ao tópico do post.
Foi a retaliação do AVG! Ele não gostou e deixou-te um souvenir 🙂
Avg não presta lol, pagaste por algo obsoleto. Isto é no mercado existem soluções melhores pelo preço que pagaste por ele.
O Avg é do avast, pesquisa pelo Google recolha de dados avast etc
Imagine o desempenho se não tivesse esse Windows Defender… Coitado, se contenta com tão pouco. É igual dar um cacho de bananas para os macacos
Lol. O WD, que consome 200MB de RAM em idle e 0 de processador e disco?
Ao contrário dos outros, mesmo durante um scan, consome, no meu caso, 500-600mb de RAM, 2 ou 3% do processador, isso é nada, a única coisa que dispara é o uso do disco, dispara para os 80-90%, mas is os todos os Av fazem.
Luís, vê se não tens nenhuma extensão do avg instalada no Chrome.
Vai também às definições e dá reset as definições, o avg pode ter mudado as definições do Chrome.
Fak, obrigado pelo feedback. Aproveito para dizer que já tive vários AV diferentes free e pagos, desde AVG, Avast, Kaspersky, e mais alguns, no entanto o pc sempre apresentou problemas de desempenho com estes av. A verdade, é que com o WD o meu pc não tem nada a ver. De notar que tenho um Asus Core I3 6 GB Ram.