Microsoft volta a forçar de forma agressiva o Edge aos utilizadores sem estes quererem
Mesmo com todas as melhorias que tem trazido, o Edge é ainda um browser que vive à sombra do Chrome. A Microsoft tem feito um esforço para o tornar melhor, mas ainda assim não tem convencido os potenciais utilizadores. Agora, a Microsoft parece estar a fazer um novo esforço para que seja aceite, de forma um pouco agressiva demais.
Ao longo dos anos, o Edge tem ganho uma nova lista de utilizadores. Estes muitas vezes chegam de novas instalações do Windows ou de outras medidas que a Microsoft vai tomando para o tornar mais visível e com maiores taxas de utilização na Internet. O fim do IE foi um desses momentos, que a marca soube aproveitar.
Ainda assim, mesmo com todas estas medidas, o Edge está ainda muito longe do que seria esperado. Tem ainda o estigma de ser o browser usado para descarregar e dar acesso a outros browsers, algo que muitos fazem na primeira utilização do Windows.
This is a big overstep by Microsoft imo
— Chris Frantz (@frantzfries) February 21, 2023
They are injecting ads *into the Google Chrome download page* pushing their own browser
This should not be ok pic.twitter.com/QNc3i2sKnz
A mais recente campanha veio mostrar que a Microsoft parece disposta a (quase) tudo para trazer o seu browser para o topo das escolhas. Falamos da injeção de publicidade dedicada ao Edge diretamente na página de acesso ao Chrome, seja qual das versões forem escolhidas.
Naturalmente que não é uma publicidade paga, até porque a Google não tem esse elemento na sua página de acesso ao Chrome. É simplesmente a alteração da página que é servida pelos servidores da gigante das pesquisas, algo que muitos discordam que seja realizado. A Google também o faz, mas sem alterar as páginas, e de forma muito mais discreta.
Ao fazer isto a Microsoft aposta numa mensagem que dá como certo que o Edge oferece mais segurança que o Chrome, mesmo tendo a mesma origem, o Chromium. A diferença apresentada é mesmo a camada de proteção que a Microsoft consegue aparentemente dar ao seu browser.
Do que se sabe, esta não é ainda uma disponibilização que esteja massificada. Está ainda só no Windows e é mostrada a quem estiver a usar a versão Canary do Edge. Ainda assim, não parece muito lógico que a Microsoft faça este tipo de testes e ainda mais a alteração do conteúdo da página. Resta aguardar e ver se será massificada.
Este artigo tem mais de um ano
Firefox
Este browser foi o “salto” da Microsoft perante o obsoleto Internet Explorer.
Não considero um browser mau, o grande problema é que parece recolher muitos dados do utilizador.
A pressão que a Microsoft faz para que os seus utilizadores usem o Edge é evidente, aliás, quem o tentar desinstalar já nem isso consegue.
O Chrome não recolhe dados nenhuns! ahahah! Em que mundo vive? Faça uma pesquisa e veja quem é que recolhe dados a sério!
Firefox recolhe muitos dados? Comparando com qual chrome?
E qual é o problema? Muito pior faz a Google que quem instalar o ChromeOS no seu antigo PC não consegue instalar e usar um outro qualquer browser, a não ser o Chrome! Então, a Google pode impedir a instalação de outros browser no seu SO e a Microsoft não pode tentar forçar a instalação do Edge no seu SO? É como se costuma dizer, ou há moralidade….
Para mim, quanto mais me forçam a fazer uma coisa, mais vontade tenho de fazer o contrário! Temos pena 😉
Browser no pc pessoal: Brave
O ad não se encontra na pagina em si ou seja o ad aparece no Windows pois a Microsoft fez algo na ultima atualização. Algo tipo isto:
…
If https://www.google.com/chrome/
show ad
else
…
Até na vossa navegação da Internet a Microsoft interfere 🙁
esse tipo de publicidade passa-me ao lado, não ligo, só uso opera e brave
se precisarem de ainda usar o Internet Explorer por alguma razão, mas ele já nem abre e salta automaticamente para o Edge, podem ir a C:\Program Files (x86)\Microsoft\Edge\Application\[versão do browser]\BHO, e mudam o nome dos 3 ficheiros que lá estão, e o IE volta a abrir e funcionar normalmente de novo.
Quais são esses 3 ficheiros e que nomes devemos de mudar ?? Devemos mudar para que nomes,se me puder informar ??
a mim aparecem 3 ficheiros, ie_to_edge_bho, ie_to_edge_bho_64, e ie_to_edge_stub…basta por exemplo colocares um _ no final de cada nome de ficheiro, e o IE já deve voltar a abrir normalmente sem saltar para o edge.
Sim, a google faz de forma muito mais discreta: num tema escuro do sistema apresenta uma janela branca. Mais discreto não há.