Google acaba com o suporte do Chrome em duas versões antigas do Android
O Chrome é um dos padrões do Android e a Google quer manter este cenário. Procura dar sempre as melhores novidades e garantir o melhor para o seu sistema. Agora, para garantir o melhor para todos, resolveu acabar com o suporte do Chrome em duas versões antigas do Android.
Fim do suporte do Chrome nestas versões do Android
O Google Chrome é o browser mais utilizado atualmente, com a concorrência bem atrás. O browser que se usa acaba por ser muitas vezes uma questão de preferência e familiaridade, mas todos os fornecedores estão a tentar superar-se uns aos outros na disputa por mais quota de mercado.
Recentemente, a Google afirmou que o Chrome está mais rápido do que nunca, enquanto a Microsoft o Edge é melhor no bloqueio de anúncios do que o Google. Apesar de todos estes fatores, o Chrome detém uma quota de mercado significativa, mesmo em sistemas antigos. Agora, a Google anunciou que está a terminar o suporte ao Chrome em duas versões antigas do Android.
Numa breve publicação no seu blog, a Google anunciou que está a deixar de suportar o Chrome no Android 8 Oreo e no Android 9 Pie. Isto vai acontecer com a versão 139 do browser prevista para ser lançada a 5 de agosto. Atualmente, a versão estável do Chrome é a 137, o que significa que o Chrome 138 será a última versão do browser a suportar estes sistemas operativos mais antigos.
Uma medida necessária por parte da Google
Na prática, isto significa que o Chrome exigirá o Android 10.0 ou superior nas plataformas móveis para receber futuras atualizações. Embora o browser continue a funcionar em versões mais antigas do Android, estas não receberão atualizações, o que significa que ficarão inseguras e vulneráveis a ameaças.
Como esperado, a Google recomendou que os utilizadores de sistemas mais antigos migrassem para pelo menos o Android 10. Só assim vão continuar a receber atualizações no Chrome. Embora a empresa não tenha declarado o motivo da decisão, esta tem provavelmente a ver com a diminuição de utilizadores destas versões antigas do Android. Há ainda a ambição da Google de fazer com que mais pessoas atualizem para versões mais recentes do seu sistema.
É importante notar que o Android 8 foi lançado em agosto de 2017 e recebeu o seu patch de segurança final em outubro de 2021. Entretanto, o Android 9 foi lançado ao público em agosto de 2019 e recebeu a sua atualização final em janeiro de 2022. Assim, e em retrospetiva, a Google já suportava o Chrome para estas versões antigas muito depois de elas próprias terem chegado ao fim do suporte.
É a altura certa para as pessoas começarem a explorar a suas opções, seja uma versão mais recente do Android ou quem sabe mudarem para o iOS.
Infelizmente não parecem existir mais nenhuma alternativa relevante, e o que parece existir de irrelevante é quase sempre algum tipo de variante mais compatível ou menos compatível com o Android.