Microsoft Edge agora rouba dados do Google Chrome sem autorização dos utilizadores
A Microsoft sempre foi conhecida por tentar impor aos utilizadores os seus produtos dentro do Windows. Discretamente altera opções ou ativa funcionalidades que levam a que estes passem a ser o padrão e ganhem uma utilização nova. Isso acontece agora com o Edge, com queixas de que os dados do Chrome foram transferidos sem a autorização dos utilizadores.
O Edge tem uma posição favorável dentro do Windows. Sendo o browser padrão do sistema da Microsoft está presente de forma constante e o próprio sistema faz uso dessa presença de forma permanente. Isso leva a situações de domínio e abuso que já várias vezes foram reportadas.
Uma nova situação está a ser relatada, com o Edge a obter dados de uma forma demasiado discreta. Depois de uma simples atualização, este passou a obter os dados do Chrome e a apresentar os mesmos separadores e os restantes dados do Chrome, sem qualquer indicação do utilizador ou sequer a sua autorização.
I installed the latest Windows 11 update (KB5034204) and it rebooted and automatically opened Microsoft Edge with all the Chrome tabs I had open before installing the update couldn't believe my eyes. Anyone else had this?
— Tom Warren (@tomwarren) January 24, 2024
Edge rouba dados do Chrome sem autorização
Do que é descrito, este cenário acontece de forma totalmente automática, sendo ativada uma opção escondida no Edge. Esta pode ser ativada a qualquer momento, mas deveria depender da vontade do utilizador. Não era esperado que fosse ativada automaticamente e sem qualquer controlo deste.
Ainda mais estranho é que esta não é uma situação pontual e acontece na primeira vez que o Edge é usado após a atualização. A cada nova utilização este cenário repete-se e os separadores do Chrome são recolhidos e apresentados no Edge. Naturalmente que este não é para muitos um comportamento esperado ou sequer desejado.
this post bothered me for days so I reinstalled Windows ++ confirmed that there's an obscure setting to sync Chrome data into Edge (+ it's shared to MSFT if you're signed-in & sync your browsing data) -- to turn it off, open Edge then: edge://settings/profiles/importBrowsingData pic.twitter.com/SiBmDsD8oT
— Zach Edwards infosec.exchange/@thezedwards (@thezedwards) January 26, 2024
Esta não é uma opção nova, sendo que está agora a ser ativada sem qualquer autorização por parte dos utilizadores. Acontece de forma automática e controlada pela Microsoft. A solução existe e passa por mudar a opção alterada no Edge. Esta está acessível num link de configuração do browser da Microsoft (edge://settings/profiles/importBrowsingData).
É provável que a Microsoft altere este comportamento e que deixe de obter os dados do Chrome, pelo menos sem que os utilizadores o indiquem claramente. Este é apenas um comportamento de muitos que já foram vistos e que tentam tornar o Edge o browser mais usado, mesmo sem a autorização dos utilizadores.
Por mim podem pegar à vontade e acabar. Não uso nem recomendo nenhum dos dois, principalmente ao nível da privacidade
Não é só de agora. No passado recente, já me deparei com esse problema algumas vezes.
E estavam eles preocupados (com o próprio bolso, entenda-se) com as mudanças da App Store.
Enfim…
São inúmeros e repetem-se os truques operados pela Microsoft. Contudo, nada de anormal! Qual é a diferença entre o Edge e o Chrome? Tão amigos e tão iguais que eles são…! Para mim, a opção e a solução é sempre o Firefox. O que mais adoro é chegar a qualquer distro Linux (foi outra solução para fugir a estas empresas monopolistas e invasivas) e encontrar lá o Firefox!!
Pensava que o “KB5034203 preview update” ia permitir desinstalar o edge mas não, talvez um dia quem sabe.
Ora roubo eu, ora roubas tu…..
Fui um bug. Segundo uma fonte da própria Microsoft:
“If a user chose continuous import in the Edge first run experience on some other device, this state may be syncing incorrectly across their devices. This is not the intended feature experience.”
Ladrão que rouba ladrão tem mil anos de perdão.
E até eu sinto-me furtado só por ter escrito este comentário aqui.
Tempos complicados.
E é só do Chrome que rouba ???
Bom “argumento”, ou seja, se outros roubam estou também legitimado a roubar, é isso?
Firefox e Vivaldi.
Esse é só mais um dos motivos que uso Linux
+1