Em breve vai ser impossível desinstalar o Edge da Microsoft do Windows 10
Com o seu novo Edge, a Microsoft quer criar um novo capítulo na sua história e na dos browsers. Esta é uma proposta totalmente nova, mas que assenta no bem conhecido Chromium, o que lhe dá garantias únicas.
Sendo este o novo padrão do Windows 10, a Microsoft estará a tomar algumas medidas para o tornar um padrão de facto. Do que foi agora revelado, o novo browser da gigante do software em breve deixará de poder ser retirado do Windows, por decisão da gigante da Microsoft.
O Edge veio para ficar no Windows 10
Mesmo com o Edge presente, a Microsoft tem mantido no Windows 10 o Internet Explorer. Este é o browser base deste sistema, mas em breve vão haver mudanças no que toca aos browsers neste sistema operativo.
Com o Edge, a gigante do software deu um novo passo e quer criar uma nova proposta no campo da navegação da Internet. Baseia-se no Chromium e tem já reconhecidas as suas capacidades, fruto da experiência de outros browsers.
A Microsoft não deixará desinstalar
Pois agora a Microsoft quer garantir que o seu browser está sempre presente no Windows 10, como o browser de base deste sistema operativo. Assim, e do que revelou em documentos, vai impedir que seja desinstalado.
Do que informou, num documento oficial da empresa, "a nova versão do Edge está incluída numa atualização do sistema Windows, portanto, a opção de desinstalá-la ou usar a versão legada do Microsoft Edge não estará mais disponível".
Uma mudança grande no mercado dos browsers
Claro que todos os que realmente quiserem remover este browser vão ter formas de o fazer. Naturalmente que o Windows irá perder algumas funcionalidades com esta mudança, mas que rapidamente podem ser substituídos por outros browsers.
Este browser será em breve o centro do Windows 10 no que toca à navegação na Internet no Windows 10. Tem conseguido cativar os utilizadores e ganhar um espaço único e é já hoje o segundo browser mais usado de toda a Internet.
Este artigo tem mais de um ano
Vai ser desinstalado a força, vamos ver se vai ficar… 😉
Mesmo, eu também vou procurar soluções para remover, prefiro o firefox!
Cada vez menos o utilizador é quem manda no Windows. Tenho pena de quem usa este SO
Sou utilizador do Windows há 30 anos e acho que realmente está na altura de mudar.
Tenho pena de quem usa SO onde não se pode usar office ms, adobe, gaming, autocad. No windows instalo o que quero e tudo funciona.
isso mesmo 😉
a inclusão de um browser no SO não tira nenhuma flexibilidade nem liberdade ao utilizador.
Eu jogo jogos do Windows no Linux sem problemas. Existe alternativas ao Autocad e ao Adobe que são gratuitas.
@samuel
Nao jogas nada… A não ser que para ti jogar é solitário ou minas.
Pena pk, achas que o W10 é o mais usado porque é pior? Eu tenho dos utilizadores linux em PCs e pena de utilizadores Windows Phone em smartphones, as massas ajudam a resolver mts problemas.
Nao vejo pk nao pode ficar, há montes de páginas k n tem o mesmo comportamento em todos os browsers e muitas vezes lá desenrasco com um browser nao habitual !
Não entendo quando referem que: “Naturalmente que o Windows irá perder algumas funcionalidades com esta mudança, mas que rapidamente podem ser substituídos por outros browsers.” A que funcionalidades em falta se referem? Uso exclusivamente o novo Edge no pc e ainda não senti falta de nada.
Podem não ser todos os utilizadores, mas a maioria não usa Edge dado que o Edge não tem tantas ferramentas e funcionalidades como o Firefox ou Chrome, por exemplo.
A nível de funcionalidade estão no mesmo ramo.
Nas extensões é que o Chrome leva muita vantagem. O Firefox perdeu muito quando passou a aceitar extensões com adware.
A maior parte das extensões chrome funcionam no edge…
Longe de funcionarem como no Chrome.
Já agora, consegues apagar o safari do macos?
Para quê? Eu uso o Chrome, não uso o Safari. O browser predefinido é o Chrome.
O p&oda é a porra da microsoft queter obrigar agente ter instalado uma m%&€a no pc, duvido que eu não desinstale…
Deviam obrigar-te a utilizar o corretor ortográfico.
Levei com ele na semana passada numa actualização que não pediu autorização para se instalar, tendo eu dado por isso apenas quando apareceu a notificação para reiniciar. Para já não chateia, não utilizo. O problema é se a Microsoft acaba por impor a sua utilização em detrimento dos outros.
Quando instalas-te o Windows deste autorização para isso e para muito mais.
Não percebo a indignação… Se é melhor do que o antigo edge e se vamos ter opções de instalar outros browsers não vejo o problema.
Usa quem quer ignorar quem quer.
Levamos anos com o IE no PC e usamos mais o Chrome. Levamos anos com o antigo edge e usamos mais o Chrome.
Agora levas com o novo Edge (carcaça do nova, mesmo motor do Chrome) e usa quem quiser.
Ao contrário de outras esta “Atualização para Microsoft Windows (KB4559309)” não permite a desinstalação pela via normal embora existam formas alternativas de reverter este processo.
Mais um processo na EU…parece que não aprendem.
E processo também em cima da Apple por trazer o Safari no MacOS, e na Google por trazer o Chrome no ChromeOS 😀
Nada a ver.
Nem percebo o problema aqui.
Desinstala o safari do Macos?
Não há problema nenhum, se este browser não canibalizar o que tu escolhes 😉 esse pode ser o problema. Aliás, como sabes, a Microsoft foi obrigada a permitir outros browser 😉 https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/microsoft-acabou-se-a-escolha-do-browser-no-windows/
Portanto, não queiras aligeirar as coisa, que não é como queres dar a entender que é.
E porque razão haveria eu querer remover o melhor e mais rápido browser da actualidade?
+1
Perfeitamente normal, dado que vem substituir o IE como browser incluido no Sistema Operativo. Não percebo porquê tanta polémica só porque vem um browser incluido no Sistema Operativo. Quem não quer não usa.
Também vem o notepad e o paint.
Na concorrência mais direta, a Apple, igualmente vem o Safari incluido e sem possibilidade de remover.
Não vem substituir o IE mas sim o antigo Edge.
E o Edge é suposto substituir o IE, mesmo o antigo. Só não o fez devido á dependência de algumas empresas de componentes do IE.
O Edge Chromium traz o IE mode, o que vai permitir correr sites legacy que precisam do IE, eliminando todos os atalhos do IE do S.O.
Com todo o respeito eu não estou a fazer considerações e corrigi o que tinha afirmado com base na informação da Microsoft (https://support.microsoft.com/pt-br/help/4559309/update-for-the-new-microsoft-edge-for-windows-10-version-1803-to-2004)
Eu também li o que o Nuno S. escreveu. Aparentemente as novas versões vão realmente substituir o IE nativo.
O explorer não pode ser ainda substituído – por muita pena da MS.
Existem ainda muitas estruturas, sites e serviços dependentes do IE.
Só por isso a MS ainda não o tirou nem pode tirar.
Pelo que li o que vai acontecer é muito simples…até agora o Windows trazia o Internet Explorer instalado como browser nativo e o utilizador tem a liberdade de instalar e utilizar o navegador que prefere. A partir de determinado momento o I.E vai ser substituído pelo Edge…e continua tudo na mesma! Não vejo qual é o problema…
Também acho que é isso mesmo. Só usa o Edge quem quiser.
O problema é a comunicação social que gosta de atacar a MS… da cliques.
Pode haver quem o faça pelos cliques. Por cá não queremos nada disso, até porque Microsoft dá menos cliques que Apple. Na Apple há sempre os que adoram, os que gostam, os que não gostam e os que odeiam… e os outros 😉 que não sabem o que dizem. Na Microsoft há os que gostam muito, os que suportam porque precisam para trabalhar e os que usam e dizem mal porque passam a vida encalhados. Cliques dá pouco.
Eu não vejo o problema com isso. Não é como se o Edge estivesse integrado no sistema, como o Internet Explorer, que mesmo desatualizado, é uma parte vital do Windows.
O IE sim, é que não se deve desinstalar do Windows.
O problema não é este Edge
È o outro o Legacy que fica la e não o consigo desinstalar
Isso é que era a MS arranjar maneira de desinstalar o outro
Eu penso que a versão Legacy do Edge foi removida e substituída pela versão Chromium numa das ultimas atualizações do SO…pelo menos no meu PC já não aparece instalada! Se eu estiver enganado peço desculpa…
Eu penso que a versão Legacy do Edge foi removida e substituída pela versão Chromium numa das ultimas atualizações do SO…pelo menos no meu PC já não aparece instalada! Se eu estiver enganado peço desculpa…
Esta “Atualização para Microsoft Windows (KB4559309)” foi lançada para substituir o Edge antigo pelo novo Edge baseado no Chromium (https://support.microsoft.com/pt-br/help/4559309/update-for-the-new-microsoft-edge-for-windows-10-version-1803-to-2004). Desta forma, o antigo Edge é removido com esta atualização.
Acho muito bem! O facto de não se poder desinstalar, não obriga ninguém a utiliza-lo! De qualquer maneira é um excelente browser, dos melhores atualmente!
+1
Se fosse realmente bom e diferente do chrome, não seria obrigatório mas de opção!
Como as aplicações da microsoft são fraquinhas, muito fraquinhas, têm de ser impostas!
Eu uso o Firefox! Pena é ter de ter poluição no meu computador!
Eu mudei para o novo Edge e está muito bom. Eu detestava o internet explorer (como quase toda a gente) mas acho que a Microsoft conseguiu finalmente fazer um bom browser. Firefox é muito bom também e o chrome também mas o problema da RAM é horrível.
+1
Por essa lógica o Chrome também é fraquinho porque é obrigatório no Android. E também de cada vez que usas o Google é o Youtube aparece te publicidade.
A Google domina o mercado de search engine mais do que alguma vez o Windows dominou o mercado de SO
+1…… e Safari no IOs e MACOS ? LOl
Para quê desinstalar do meu pc o melhor que há ?
mas desinstalar para quê afinal está lá se não o querem o usar deixem-no estar lá quieto, que ter mais um que um browser dá sempre jeito.
eu uso o novo edge, já o velho usava, e ainda uso o IE por causa dos sites do estado, como browser principal o chrome desde que apareceu.
Não percebo a indignação, eu usei o Chrome durante muitos anos e há uns meses resolvi experimentar o novo Edge (Chromium) e não tenho razões de queixa, sinceramente não há nada no Chrome que sinta falta neste novo Edge.
Curiosamente, mudei para o novo Edge há cerca de 2 semanas (usava o chrome). Nunca gostei do browser da Microsoft mas a mudança para este não deixou saudades nenhumas do chrome. Tudo funciona bem, tenho tudo o que tinha da google na mesma, extensões, etc e é tudo mais rápido e fluido. Ocupa menos RAM. Estou surpreendido com a qualidade.
Desinstalei o Google Chrome nas máquinas que tenho. Tenho o Edge como padrão. Adoro.
Impossível? Hehe. Parece que vocês estão no ramo das tecnologias à pouco tempo ou então são muito ingénuos. Não dou 2 semanas para alguém arranje uma solução para o desinstalar.
Acho graça a quem desinstalou o Chrome, como se de um momento para o outro, o chrome, tão adorado, passasse a besta e o edge o adorado! Isto, quando o Edge e o Chrome se tornaram iguais!
Isto é adoraram quando a Microsoft fica dependente da Google
IE–> Chromium
Windows phone–>android
…..