Chegou o Firefox 98 e a Mozilla fez mudanças profundas no download de ficheiros
Depois de termos visto a chegada de uma atualização crítica no Firefox, a Mozilla resolveu trazer novidades esta semana. Assim, o Firefox 98 está já disponível e pronto para ser instalado por todos os que usam este browser.
Não são muitas as novidades que esta versão traz, mas há muito que muda. A principal está na forma como o download de ficheiros é tratado, facilitando a vida aos utilizadores, havendo ainda uma mudança nos motores de pesquisa que são usados.
Download mais simples no Firefox
Disponível para todas as plataformas onde a Mozilla tem presença, o Firefox 98 traz um conjunto interessante de novidades. Assim, os utilizadores que usam este browser no Android, no Windows, macOS ou no Linux têm já disponível esta atualização.
A grande novidade, segundo a criadora deste browser, é mesmo o fluxo de download de ficheiros. Este passa a ser totalmente automatizado e sem qualquer intervenção dos utilizadores. A Mozilla acredita que esta nova lógica reduz as interrupções e facilita este processo.
Esta versão tem mais novidades
Como é natural, este comportamento poderá ser alterado pelos utilizadores. Nas configurações podem ativar novamente o pedido de confirmação para o download. Este processo pode ser realizado por tipo de ficheiro, ficando ao critério do utilizador ter, por exemplo, apenas o pedido de confirmação para os executáveis.
Com esta nova versão do Firefox, podem existir mudanças nos motores de pesquisa. A Mozilla alega que "não conseguiu obter permissão formal para continuar a incluir determinados mecanismos de pesquisa no seu browser".
Mozilla melhorou o seu browser
Claro que há ainda várias melhorias no que toca à segurança e estabilidade do Firefox. A Mozilla tratou ainda de resolver algumas questões associadas a falhas de segurança no seu browser, algo que faz em todas as novas versões lançadas.
Esta versão estará já disponível e até instalada em muitos utilizadores, graças às atualizações automáticas que a Mozilla desenvolveu. Os restantes encontram a nova versão disponível no local habitual, dentro do seu browser favorito.
Este artigo tem mais de um ano
Para quem não quer a janela pequena de descargas a aparecer sempre que descarrega algo (para quem tem o ícone das descargas visível no interface), basta ir a:
about:config
Procurar por:
browser.download.alwaysOpenPanel
e alterar para “false”.
boa dica. obrigado!
Queria um Firefox mais leve
Experimente o librewolf, e diga se notou alguma diferença.
Por muito que me custe, o melhor em todos os sentidos é o Chrome. Adorava o Firefox, mas depois começaram a complicar, enquanto o Chrome com a sua excelente sincronização, ficou lá bem para cima. Na minha opinião, ter o Chrome como Browser e o Adguard Premium no smartphone é a melhor solução. Funcionam ambos 100% nas suas funções. Refiro o Adguard porque além de proteger a 100% o smartphone, não permite “baldas” ao Chrome.
Olha eu já é o contrário, quando tenho de pegar no Chrome (no Trabalho) é um retrocesso igual a estar habituado a um carro de 2022 e ter de ir conduzir um carro de 1980, falta tanta coisa no Chrome, que até arrepia.
Se você gostam do Chrome então gosta de desorganização. Uma das razões pelas quais eu não uso Chrome é porque o mesmo não tem menu Bookmarks como temos no Firefox e somos obrigados a ter que colocar as pastas todas por baixo da barra de pesquisa, o que esteticamente fica horrível.
Cada um tem o seu gosto e faz a sua interpretação. Também por algum motivo, o Chrome pegou de estaca. Mas gosto do Firefox, era o meu Browser anteriormente. Mas a integração entre produtos Google, Desktop e Android, retira todas as hipóteses ao Firefox. O Firefox passou servir para coisas mais específicas e utilizadores mais “avançados”.
Pegou de estaca porque quando apareceu era super rapido e leve e houve um contexto, o IE era o IE, o firefox estava gordo e pesado e depois havia o Opera que ate era bom mas era o patinho feio do browsers.