ChatGPT Atlas e Chrome no fundo da tabela! Privacidade em risco nos browsers modernos
Sendo ferramnentas que usamos quase constantemente, o browsers precisam de garatir a privacidade dos utilizadores. Isso infelizmente não acontece e a prova vem de um novo estúdo. Do que é revelado, o ChatGPT Atlas e Chrome estão no fundo da tabela e a privacidade está em risco nos browsers modernos.
ChatGPT Atlas e Chrome no fundo da tabela!
O mercado dos browsers tem sido dominado, de forma quase inabalável, pelo Google Chrome. A popularidade nem sempre é sinónimo de segurança ou respeito pela privacidade do utilizador. Um novo estudo da Digitain, publicado agora, lança um alerta sobre os riscos digitais, colocando o recém-lançado ChatGPT Atlas, da OpenAI, e o gigante da Google como as opções menos seguras no que toca à proteção de dados.
A análise detalhada aponta o ChatGPT Atlas como o browser com o pior desempenho em termos de privacidade, atingindo uma pontuação de risco de 99 em 100. Este browser falhou em todos os testes de partição de estado, o que significa que não impede os sites de rastrearem os utilizadores entre diferentes sessões.
O relatório destaca que, apesar da inovação tecnológica, a estrutura do Atlas não foi construída com a privacidade como pilar fundamental. Falha em métricas críticas de anti-fingerprinting e bloqueio de dados. Ainda que não seja um resultado positivo, é certo que para muitos vem confirmar tudo o que se pensava desde o início deste browser.
Privacidade em risco nos browsers modernos
O responsável de Marketing Digital na Digitain, explica que o entusiasmo em torno da IA pode estar a cegar os utilizadores para perigos reais. "A IA funciona através da recolha e aprendizagem a partir de dados, o que significa que estas ferramentas podem estar a recolher mais informações pessoais do que o utilizador imagina", alerta o especialista, sublinhando que o uso de IA não é garantia de segurança.
Logo atrás do browser da OpenAI surge o Google Chrome, com uma pontuação de 76, seguido de perto pelo Vivaldi e pelo Microsoft Edge. Estes dados reforçam a ideia de que os browsers mais utilizados são, frequentemente, os que mais facilitam a monitorização da atividade online. Abaixo está a lista dos browsers com maior pontuação de risco (quanto mais baixa a pontuação, maior a privacidade):
- ChatGPT Atlas: 99
- Google Chrome: 76
- Vivaldi: 75
- Microsoft Edge: 63
- Opera: 58
- Ungoogled: 55
- Mozilla Firefox: 50
- Apple Safari: 49
- DuckDuckGo: 44
- Tor: 40
Em sentido oposto, browsers como o Brave e o Mullvad Browser, este último fruto de uma colaboração com o Tor Project. Ambos são apontados como as referências para quem procura minimizar a sua pegada digital.





















Estranho que procurando no site da Digitain, o estudo não existe…..
Que fonte usaste Pedro Simões?
O press via mail.
Engraçado que, em relação ao Vivaldi, eles referem que o mesmo não tem tracker blocker, quando o Vivaldi tem ad block e tracker blocker, ou seja, nem dá para confiar nos ressultados que eles apresentam quando estes nada tem a ver com a realidade.
A tabela completa é assim:
Browser Anti-Fingerprinting Tracker Blocking Connection Security Privacy Risk Score
ChatGPT Atlas 1 0 24 99
Google Chrome 68 0 41 76
Vivaldi 68 0 37 75
Microsoft Edge 68 15 41 63
Opera 68 25 41 58
Mozilla Firefox 50 30 40 50
Apple Safari 49 35 38 49
DuckDuckGo 58 79 51 44
Tor 40 60 45 40
Brave 90 90 90 10
Mullvad Browser 95 95 95 5
Nesse estudo, que não encontrei o original, referem como testaram isso especificamente? Para testar aqui. O que conheço que me parece mais abrangente é o:
https://obfusgated.com/pt/tools/ad-block-test
Tenho usado com agrado o Brave, apenas uso o Edge no portátil com W11, versão 25H2, nos outros, no PC e Tablet android, uso o Brave!