Quer um browser que respeite a privacidade? Então não escolha o Microsoft Edge
Com o novo Edge, a Microsoft mostrou ser capaz de criar um browser rápido e que consome recursos de forma contida e controlada. Este tem cativado os utilizadores, que parecem já dispostos a abandonar o Chrome e o Firefox.
Se este browser se destaca por estas caraterísticas, surge agora uma informação menos positiva. Este é de todos o browser com menos foco na privacidade. Uma análise profunda veio colocá-lo no fundo da tabela com péssimos resultados.
O Edge não respeita a privacidade
Ao escolher o Chromium, a Microsoft conseguiu atalhar caminho no que toca a criar um browser. Este tem tudo preparado, ficando apenas espaço para que sejam criadas as ferramentas internas e os serviços que vai usar. Partilha o motor com outros browsers, mas é completamente diferente no que toca à privacidade.
Mas, aparentemente, houve ainda espaço e tempo para que fossem criadas as ferramentas de recolha de dados dos utilizadores. Segundo um estudo realizado, o Edge é dos browsers que mais dados recolhe e envia para a Microsoft. A par está apenas o Yandex.
browser da Microsoft teve um desempenho fraco
Os testes ficaram-se no volume de informação que é enviado, em 5 cenários bem identificados. Foram avaliados a primeira utilização, ao abrir e fechar o browser, ao colar um endereço, ao escrever um endereço e ao deixar o browser sem utilização.
No caso do Edge foi reportado que o browser envia para vários serviços da Microsoft todos os endereços escritos na barra de endereços. Há ainda a partilha de identificadores únicos de hardware, o que pode potenciar o registo de histórico dos utilizadores.
Há alternativas para os utilizadores
Num segundo nível de privacidade estão o Firefox, o Chrome e o Safari. Estes usam identificadores aleatórios, que podem ser alterados com o reinstalar do browser. Nestes há ainda registos de informações passadas para os servidores, com o Safari a ser principalmente o mais agressivo.
Por fim, e no nível de maior privacidade, encontramos o Brave. Este browser, na sua forma básica, não envia nenhuma informação para os seus servidores e assim respeita a privacidade dos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Doug Leith
Neste artigo: browser, Edge, Microsoft, privacidade, utilizadores
“Brave. Este browser, na sua forma básica” como assim? tanto quanto consegui ver no site, só existe um download possível para cada sistema operativo.
estamos a falar de configurações? ao nível da instalação ou depois de instalado
eles querem dizer “como vem de origem”.
É bom saber que para a Microsoft a privacidade não interessa lá muito.
… então se falarmos na Google em relação a privacidade, que é nenhuma, no Android até envia a localização do utilizador sem GPS ligado e sem autorização do utilizador.
A MS até tem feito alguma evolução em relação á privacidade desde que está a falar com a U.E.
Queixam-se de privacidade, e depois vamos a ver e está tudo a utilizar o DNS da Google, é só rir. 🙂
…nem todos, DNS-Over-HTTPS cloudfare + pihole.
cloudflare!?!?!!! Uma das piores empresas em termos de privacidade…
Ora… a M$ já tem acesso a tudo o que existe nos computadores Windows (suponho que o mesmo aconteça com as páginas visitadas em qualquer que seja o browser), com ou sem Edge.
Se usarmos Windows, é inútil fugir!!!
No entanto, entre a M$ e a Google… acho que prefiro a M$
acho que em questões de privacidade existem browsers melhores
porque indicaram estes?
Provavelmente podem existir. Já agora, na tua opinião, quais consideras melhores?
Em termos de privacidade, o melhor deve ser mesmo o Thor.
Mas esse é uma versão modificada do Firefox, para se focar na privacidade.
Foi nesse que incidiu a avaliação e na verdade são esses os mais conhecidos do mercado. Faz todo o sendo focarem-se ai.
Este tema de segurança nos browsers é sempre confuso. Uns dizem uma coisa, outros dizem outra. Uso Firefox no meu Debian, mas gostaria de experimentar algo em um nível superior no que toca a privacidade. O que sugerem?
O vivaldi é um browser voltado para a privacidade.
Eu uso porque é um browser mais “completo” em termos de funcionalidaes (que eu uso) comparado com o google chrome.
Agora, este é um browser para usar no dia a dia, se queres privacidade a sério procura algum do genero do Tor.
Vivaldi é Chromium.
Iron Browser, o Chrome sem espionagem da Google: https://www.srware.net/iron/en
Porque é que a noticia não é “Brave é o browser que mais respeita a privacidade”?
Porque é mais que isso, ora lê o estudo.
Se forem à conta que têm na Microsoft, podem apagar todos os resquícios de navegação, mesmo depois de terem apagado o “histórico”! Tão simples como isso. Mais, no meu caso tenho por defeito “apagar o histórico” em todos os navegadores, pois não preciso dele, todas as páginas que pretendo consul.tar guardo. Além disso, podemos terminar os serviços activos, se forem verificar isso, irão ver que o Edge não é o único.
Tão simples. Muito mais simples do que não o fazerem em primeiro lugar e o utilizador não ter de andar à caça e a perder tempo com todos esses subterfúgios legais.
Além disso, basta ver a imensidão de casos em que apesar de dizerem apagar, não apagam.
Segundo o Winaero, Vivaldi estaria à frente neste quesito.
https://t.co/X1bvpRk2jy?amp=1
Neste requisito e em muitos outros, um browser muito à frente em tudo.
Eu penso que nao existe nenhum browser que respeite a privacidade, agora falam da microsoft porque esta a ganhar terreno que tinha perdido, eu uso safari porque é o preinstalado da apple, porque se tivesse windows certamente usaria outro qualquer, nunca usei browser da microsoft, nos principios do windows 95 usei netscape, e em 96 passei para mac e nunca mais usei windows.
Um browser com privacidade, só criando um. Browsers com susposta privacidade são baseados em chromium.
a privacidade nunca foi objectivo para a microsoft… porque havia de o ser com o edge?
Então voçes dizem em temas anteriores que este é o melhor,mais rápido etc e agora tem este problema?
Mas qual é que não tem?
Obrigado
Rápido é uma coisa, seguro é outra e fiel depositário da privacidade é ainda outra.
Dizer que o Brave é o mais seguro quando se consegue fazer mineralização de cripto moedas está tudo dito.
A questão aqui é a privacidade e não a segurança. O ponto de falha está sempre no mesmo sítio, no utilizador.
Experimentem o UR.
Brave é do best! É pena a que a função de sincronizar dados foi removida nestas ultimas versões, mas julgo que é temporário.
Uso opera gx desde ontem e estou adorar e pelo que pude ver importa-se com a nossa privacidade, o brave já usei mas não gostei de muitas coisas nele.
O Opera agora é chinês, por alguma razão o criador do Opera o deixou e criou o Vivaldi Browser , se gostas do Opera então o mais facilmente gostarás do Vivaldi e navegas um pouco mais seguro.
Vivaldi tem VPN?
Não e nem convém, tendo em conta que as VPN`s são outras sugadoras de dados para venda. Mas basta um addon e fica com vpn para quem quiser.
o Opera também não tem VPN …tem um proxy!
Olhando para o titulo e tendo lido e relido o artigo só encontrei que “o edge envia para vários serviços da Microsoft todos os endereços escritos na barra de endereços”…qual é a outra informação ou informações que envia ?
Só isso não chega? Mas lê bem que tens ai mais informação. Envia também identificadores gerados com base no hardware presente, o que permite identificar os utilizadores e assim criar um histórico único. Mas há ainda todos “inocentes” que se sabem ser passados, como endereço ip e outros.
De qualquer modo, recomendo que leias a fonte e nesse PDF encontras toda a investigação feita sobre este assunto. Boas leituras 😉
Na minha modesta opinião, privacidade na net é coisa desejada mas que na verdade não há. Mas como a privacidade não é só um problema na net. Os telefones fixos, o telemóveis, as maquinas de fax, servidores de emails, os sms e outros tipos de comunicações são vigiados, interceptados e capturados, pelas agências dos governos e pelas policias, mas não só. É como a historia do gato e do rato (agentes secretos). Por exemplo, na Segunda Guerra Mundial, os alemães durante um certo tempo, conseguiram ter comunicações seguras. Mas é como referi, se uns tentam ter comunicações seguras, tem uns tantos a tentarem decifrar as comunicações dos outros. Nos mails, recomendo o uso do PGP (com chave privada e chave publica). A nível da navegação na net recomendo o uso Tails, ou do Qubes OS, do Whonix, Discreete Linux, prediaOS. Ter VPN, firewall, o uso do thor. Mais informação em https://tavernalinux.com/quais-distros-linux-s%C3%A3o-mais-focados-em-privacidade-df54a848c53d
Novamente o scam da privacidade. Nenhum browser dá privacidade. Que mania de fazer artigos à balda só para clickmordida.
Se ligarem um pc à net deixam de ter privacidade simples…
Imaginem o cenário: pc novo acabado de formatar, net do aeroporto, sem contas, sem nada do utilizador, nomes falsos etc… também deixam de ter privacidade porque existe publicidade que influencia. simples
Nao usar o edge e usar o windows, não deve fazer grande diferença.
Exatamente.
Não sei não. Mas parece-me que o browser que mais protege a privacidade é o EPIC browser
Até VPN tem e funciona.
+1
Epic Privacy Browser
https://epicbrowser.com/#
https://epicbrowser.com/our-key-features.html
“III. MEASUREMENT SETUP
We study six browsers: Chrome (v80.0.3987.87), Firefox (v73.0), Brave (v1.3.115), Safari (v13.0.3), Edge
(v80.0.361.48) and Yandex (v20.2.0.1145). Measurements are
taken using two Apple Macbooks, one running MacOS Mojave
10.14.6 and one running MacOS”
Nem vale a pena ler + pq no Win10 a seguranca esta integrada do windows agora em linux / masos ????
sao daquelas noticias que se fosse google o apple nem apareciam aqui no pplware (site anti-microsoft). estes testes sao encomendados por alguem com interesse em destruir a nascenca o edge. pois ele tem vindo a crescer bastante e nota se que e melhot que o proprio google. tenho pena dos invejosos e haters microsoft.
Já migrei para o Edge nem penso em outro, simplesmente perfeito e ainda mais flexível que o Chrome em algumas coisas, e sim, ele é mais seguro.
Sem a telemetria não teria como fazer um excelente trabalho em bloquear coisas indesejadas para o usuário final, o PplWare não analisa isso, infelizmente.
Existe a diferença entre usuários que tem um bom entendimento sobre segurança e o usuário que só quer usar e acabou. Você confiaria que um usuário leigo usasse um Tor ou um browser que não tem tanta “privacidade”? Como fica a segurança dele?!
E tudo o que ele envia a mais para outros sites da Microsoft? Estás disposto a trocar isso pela tua privacidade?
Experimentem o navegador UR.
https://www.ur-browser.com
E a Google o que é recolhe sem consentimento? Os dispositivos android comunicam os nossos passos todos mesmo com a localização desligada? Não falam disso? E o facebook? E o Gmail que lê os nossos emails todos? Uns são filhos outros são enteados!
entao pk quando entro no site pplware, porque e que faco download de 50000m cockies, porque e que te interessa saber de onde venho para onde vou, quantas horas passei no site que noticias vi onde andou o rato. isso nao e falta de privacidade!???
Não, até porque está tudo muito bem explicado. A Internet atualmente exige que uses ferramentas para a própria internet funcionar. Depois, as regras exigem que existam informações que tens de dar aos motores de pesquisa e a outros players da Internet. Agora, o que antes não estava explicado, agora está, porque são assim as regras. Nenhum cookie tem como missão explorar a tua vida na internet que tu não queiras mostrar, existem regras de utilização da web e se não queres dar alguma da informação requerida pela Internet… não andes na Internet. Mas é assim contigo e com todos 😉 pensa que sais de carros e para andares nas estradas tens de cumprir as regras, tens de te expor, tens de dizer algo sobre ti, sobre a tua forma de conduzir, sobre o carro que usas, sobre os locais onde o estacionas, sobre o combustível que colocas… tudo isso fica registado nalgum lugar. Mas são assim as regras.
Brave Browser,e tá a andar.O melhor browser/navegador que existe.Rápido,com adblocker incorporado e focado na privacidade do utilizador.Querem melhor ?? Dissenter Browser,um clone perfeito e aperfeiçoado do Brave Browser.Tenho dito. 🙂
Desconhecia o Dissenter Browser… Eu gosto do CLiQZ, mas também do Brave e do Vivladi. O Epic browser não tanto. É preciso ter em conta que estes naveagadores com foco na privacidade podem não ser os mais seguros! Nem mesmo o Tor é imune quanto à Segurança….