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Vibrações dos motores das motos de alta potência podem danificar câmara do iPhone

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. David Guerreiro says:

    Danificam os iPhones e os ouvidos das pessoas. Há por aí motas que deviam ser proibidas, são ruídos extremamente elevados.

    • sayWhat says:

      Quando sai uma lei a proibir isso?

      • David Guerreiro says:

        Se queres que te diga, há motos que estão ilegais, ou seja, foram alteradas para emitir ruído acima dos parâmetros legais e estipulados pelo fabricante. A questão é que não existem inspeções obrigatórias e a fiscalização é zero. Porque te digo, que se isso fosse fiscalizado ia haver aí muito rapazinho com Harley-Davidson que não ganhava para as multas.

      • Vítor M. says:

        Quando apareceram as elétricas.

        • David Guerreiro says:

          Esse pessoal que é doido por motas quer é motas barulhentas, que estremeçam janelas, não vai nisso das elétricas. E mesmo que comprem, vão ter opção de adicionar som e colocam a mesma barulheira

          • Vítor M. says:

            É como tudo, à medida que o mundo for mudando, eles adapta-se. É assim em tudo. Eu também gosto de carros e do som, da música que se ouve. Mas é inevitável que isso acabe. Já não é como antigamente, e vai acabar por ser um silêncio.

          • Zerto says:

            Não confunda Acefalos com amantes de motas, por esse ponto de vista então porque tenho um vizinho com carro barulhento todos os utilizadores de carros querem carros barulhentos.

      • Duarte says:

        A lei já existe há muito.
        Relembro que até hoje era obrigatório uso de máscara na rua, mas no Algarve deixou de o ser á muito tempo.
        A lei nao permite alterações nos veículos, mas o veu diesel anda sem fap e egr á mais de 8 anos e assim vai continuar. Menos consumo, maior fiabilidade.
        Leis não servem de nada sem controlo, e controlo necessita de dinheiro coisa que não há.
        Aqui muitas leis apenas se aplicam ao gado banana.

    • lapizazul says:

      Claramente falas sem saber…

    • á procura de um tlm novo... says:

      Desculpe, mas não vejo a relaçao entre os dois. O motor pode ser propicio a vibracoes e passar na inspecao, incluindo o teste de ruido. Comentarios tendenciosos nao ajudam ninguem. E sim, ha motas que fazem muito barulho, tambem os carros!!!

      • Vítor M. says:

        Sim sim, também os carros. Isso é o dia a dia. Apesar de que no passado era muito pior Hoje já há mais cuidado, mas mesmo assim…. há malta que abusa. Imaginem um dia as estradas terem apenas veículos elétricos. A paz que não será, principalmente nos grandes centros urbanos.

        • Samuel MG says:

          Não será assim!! Os veículos elétricos têm por lei emitir um som de motor a trabalhar.

          • Vítor M. says:

            Sim, mas nada como temos hoje. Mas têm sim, porque cada vez serão mais silenciosos. Contudo, será um som parametrizado, convencionado e dentro de regras de ruído.

        • sómaisum says:

          No dia em que o ruido for “zero” (la perto), e se nao houver ajudas ao condutor, é só acidentes…. Abomino o barulho infernal de algumas motas, ou pior, o barulho infernal que as forçam a fazer (as minhas varandas estao, em linha recta, a 5 metros de umas bombas de combustivel), e vejo os TomBoys todos a acelerar em ponto morto só para fazer barulho por fazer… Uma mota a trabalhar, de fabrica, ou se feito por alguem com dois dedos de testa, faz tanto ruido quanto um carro a diesel de 2000-2010. Até ás 4-5k rpm o barulho é “normal”, alto, mas normal, mas, tambem porque ajuda a ouvirem-se na estrada.. há muito condutor, de mota ou carro, que nao devia ter carta, ou, nao devia conduzir, porque nao sabem o que fazem…

        • Zerto says:

          Ai está u problema desconhecido, as frequencias geradas por motores electricosnão são audiveis mas provocal danos na audição das pessoas, infelizmente hoje dizem que é mito daqui a 10 anos vamos ver, é o mesmo que acontece com a frequencia emitida pelos cabos de alta tenção…

          • Vítor M. says:

            Falsa questão (digo eu), eles passam por testes antes e receberem as devidas certificações (e a análise de ruído, vibrações fazem parte desses testes). E mais, os motores em geral, provocam ruídos em diversas frequências que causam cansaço, stress, as vibrações são também problemáticas nesse capítulo e com os elétricos, essa parte vai melhorar. Haverá mais silêncio, há menos componentes a causar vibrações, há menos plásticos e melhor isolamento acústico.

      • David Guerreiro says:

        A questão nem tem a ver com motas que de origem produzem ruído, faz parte das especificações e vem no livrete. O que sucede é que tal como nos carros há quem faça alterações que aumentam consideravelmente o ruído emitido, e que estão fora da lei. No caso dos carros, na maioria dos casos contornam a coisa com centros de inspeção corruptos, que aprovam automóveis e que são claramente para reprovar. Já nas motas, como ninguém verifica, fazem o que querem.

    • ToFerreira says:

      Bem dito.

    • Bruno says:

      E mesmo assim grande parte dos condutores parecem não se aperceber da presença das motas, como num acidente em que estive envolvido a condutora declarou às autoridades que ouviu o barulho da mota mas que não a viu.
      Agora devo concordar que há muita gente a fazer barulho só porque sim, principalmente à noite em zonas residenciais e claro por uns pagam todos

    • Joao Pequeno says:

      CONCORDO 100%

    • Júlio dias says:

      Lol qualquer android de 50 euros resiste a esses barulhos.
      Treta, a culpa é do barulho ou da Apple? Da apple, óbvio. Que cobra balúrdios por pouca qualidade..

  2. lapizazul says:

    Produtos de “qualidade”….

  3. á procura de um tlm novo... says:

    Ducati Monster 1100 Evo – IphoneXr – 30min no guiador com um suporte sem anti-vibracoes.
    Resultado – Era uma vez uma camara….

  4. Pedro says:

    Fica aqui a minha experiência e opinião.
    Aprendi a minha lição a 2a vez… Da primeira pensei que tinha sido de uma queda, mas a segunda de facto a vibração principalmente nos paralelos nao ajudou. Para remediar, aconselho um suporte com uma bom mecanismo de anti vibração (os da RAM por ex.)

    Relativamente ao barulho das motos, a minha Indian tem um escape alterado, mas dou graças ao barulho que ja me salvou em muitas situações de transito lento. Infelizmente cada vez mais muitos condutores de carros estão com o telefone na mão e completamente distraídos o que se esta a passar a volta. Ja assisti a um pequeno acidento com uma scooter eléctrica porque o condutor do carro simplesmente nao ouviu e estava distraído.

    • Joao Pequeno says:

      A desculpa do barulho para serem notados na estrada, não cola. Há mts motas que não fazem barulho exagerado e os seus condutores não tem acidentes. Isso é a maior azeitice e falta de civismo. Há mts pessoas que precisam de descansar/dormir, como os profissionais de saúde que trabalham durante a madrugada, e dps levam com essa poluição sonora das motas de gajos que precisam que um escape faça barulho para se afirmarem. Evoluam!

      • somaisum says:

        “Exagerado” a palavra chave.
        E na Europa, e obrigatório ter dB killer… quem os tira, isso sim, são azeiteiros e afins. Eu também tenho de descansar, e não são as motas que me deixam acordado… são os coninhas de carro que vem para a bomba beber fumar música até romper as colunas e acelerar ao porque sim.. não ponha tudo no mesmo saco que eu faço o mesmo.
        E sim, na estrada, ainda bem que algumas notas fazem algum barulho, pois de outra maneira a quantidade de acidentes era ainda maior que a quantidade de parvos 🙂

    • Zerto says:

      Sou motard ando todos s dias de mota, não é preciso fazer barulho as motas tem uma coisa chamada buzina, alerta mais que o roncar do motor da mota.

  5. Celso says:

    A mim aconteceu o mesmo e não tenho um iPhone. Tinha um galaxy com suporte básico direto no guiador da minha Honda CBR 1000 RR e deixou primeiro de gravar vídeo em condições aparecia sempre tremido. veio da garantia e outra vez até que me apercebi que era de o usar direto no guiador. Comprei um suporte quadlock e resolvi o problema

    • Zé Fonseca A. says:

      Logicamente isto é transversal a qualquer smartphone.

    • Zé Fonseca A. says:

      Logicamente isto é transversal a qualquer smartphone.

    • sómaisum says:

      e nao e problema apenas de motos… alguns suportes para carro, especialmente aqueles sem bracos oscilantes, e que agarram directamente ao tabelier, e, em certos carros de, va, mais fraca construcao, e a diesel, acontece o mesmo…. sei de 4 casos, todos diesel por sinal, e tudo carros com muitos km, e ja bastante vibracao interior… no caso das motas é provavelmente um pouco mais ampliado.

    • fótu godameda says:

      tenho uma amigo que ficou com a camera toda lixada devido ao estremecer da sua 125, mas arranjou uma solução simples e eficaz. Quem tiver esse problema na camera, ponham um iman junto à mesma que ela estabiliza.
      Aos restantes ‘comentadores’ dos ruidos das motas e tal…. preocupem-se com coisas mais simples como o pessoal que manda beatas para o chão e tal. E aproveitem e façam piscas quando mudam de faixa.

    • Nuno says:

      Tenho uma MT-07 e antes de comprar o suporte já me tinham alertado. Comprei o Quadlock com anti vibração e é impecável. não é barato, mas é uma segurança. Aliás, também tenho na btt e é excelente. e não recebo pela publicidade nem tenho o patrocinio. só quero mesmo deixar aqui uma sugestão em condições e não um dos suportes do Ali Express. Os da SP Connect também são excelentes e na mesma gama de preços

  6. Bruno says:

    Isto para mim não é nada de novo, já ouvi várias histórias de gente que danificou as camaras por causa disto seja de que marca forem, uma vez que as motos normalmente têm o motor diretamente aparafusado ao chassi e em algumas até creio que acabam por ser parte integrante deste todas as vibrações são transmitidas através dos componentes da mota, o que para nós é uma ligeira vibração acabam por ser na realidade vibrações de 5, 10 ou mais kHz sempre a massacrar essas partes móveis

  7. dr_jivagos says:

    Este problema não é novo, é sobejamente conhecido de há muito tempo. Aliás tal problema existe que as grandes marcas de suportes de telemóveis para motas têm acessórios tipo amortecedores de vibração para precaver esses problemas das câmaras. A vibração das motas não tem relação direta com o barulho que estas fazem. Tenho uma Harley e aquilo treme por todo o lado e os próprios parafusos da mota começam a saltar por causa dessa vibração. Por isso em certo ponto compreendo os danos que podem causar a certos telemóveis mais sensíveis. Quanto ao ruído e só quem anda de mota sabe o quanto importante é o mesmo. Especialmente em Portugal. Infelizmente os condutores são muito mal formados, aquele acessório que se chama piscas é usado apenas por 10% da população condutora. Mudam de direcção sem usar o outro acessório que é o retrovisor. Apanham um buraco a andar mais uns metros em filas de trânsito e saltam de faixa como se fosse isso que lhes faz chegar mais rápido ao enfadonho trabalho de manhã. Por isso antes de criticarem o ruído pois pelos vistos há aqui muita gente sensível deviam talvez tentar entender o outro lado da questão. Na maioria dos acidentes que envolvem carros e motos é que eu tenho conhecimento, quase sempre a culpa é do carro. Ou porque fez inversao de marcha numa estada com duplo traço continuo, ou porque não fez pisca e mudou de faixa, ou porque não parou num stop, enfim infindáveis situações.

    • LR says:

      Infelizmente, tenho que te dar razão na falta de formação/cuidado/civismo de muitos condutores de automóveis de Portugal.
      mas também tenho que apontar a mesma falta de formação/cuidado/civismo em muitos motociclistas. Deveriam saber que:
      1- não podem ultrapassar pela direita
      2- não podem circular entre veículos quando há duas ou mais filas de trânsito
      3- basicamente têm que cumprir exatamente as mesmas regras que todos os outros veículos.

      Claro que com uma mota é muito mais fácil circular, se está trânsito parado, mas passar entre as duas filas de trânsito ou “costurar” até chegar à frente da fila, não está de acordo com o Código de Estrada, não é verdade? O que não critico, apesar de não o poderem fazer, desde que o façam com cuidado e civismo.

      • dr_jivagos says:

        Os carros não podem circular na faixa do meio ou da esquerda sem ninguém e fazem no… Se formos pelas infracções de trânsito concerteza os carros são bem piores. Sei que custa a muitos verem as motas passar no trânsito quando estão a apanhar seca no carro… Mas para isso têm bom remédio, comprem uma. E sim Loud Pipes Saves Lifes. Da mesma forma que os próprios carros eletricos são um perigo pela falta de barulho que fazem…

        • Zerto says:

          Loud Pipes Saves Lifes, isso é conversa de merda, as motas tem buzina, qual a diferenca entre acelerar e roncar e carregar no botão da buzina? se calhar menos poluição. Os holigans das duas rodas estão a desaparecer mas esta nova geração é que vai matar o verdadeiro espirito motard.

      • Zerto says:

        A lei não proibe a circulação entre filas, é só consultar a lei sobre ultrapassagem, fui autoado assim fui para tribunal e foi me dada razão, eu efectuei uma ultrapassagem em segurança porque não intreferi com os outros ocupantes da via e não coloquei qualquer condutor em prerigo, agora se me derem um euro por cada condutor que eu passo nas filas de transito a falar com telefone na mão, a pintar a cara a pentear, e inclizive a desfazer a barba, pode ter a certeza que ia todos os anos 15 dias de ferias em familia para Bora Bora com pensão completa. Não estou a dizer que não existem motars que não cumprem a lei mas sim que os condutores de 4 rodas são tanto ou mais iresponsaveis.

  8. Alves says:

    Boas, esse problema já é conhecido há muito tempo 5 anos no mínimo. Se procurarem nos fóruns de motos existem vários reportes não só de equipamentos da apple.
    É normal que só agora a marca tenha emitido um comunicado, porque os utilizadores quando danificam o seu equipamento não reportam na realidade o que fizeram com ele.
    É um pouco óbvio se temos um hardware que faz uma estabilização de imagem e expomos a diversas vibrações, aqueles “micro amortecedores” vão a vida.
    Existem marcas de suportes para as motos Quad lock por ex que tem como acessório um vibration damper. Mais vale 10€ num acessório do que uma câmara à vida !

  9. DiogoFrança1985 says:

    tens uma Harley, não podes ter um iPhone. LOL

  10. Reis says:

    Em resumo : há por aí uma cambada de malucos a usar o iPhone para filmar a condução de moto quando existem câmaras próprias para o efeito… eu tenho uma GoPro básica que serve perfeitamente para o efeito e mais : é preparada para tal

    • dr_jivagos says:

      Lol não, o telefone serve mesmo para o waze, para atender chamadas (com o Bluetooth incorporado no capacete e não como o pessoal dos carros diretamente com a mão) , aliás o mesmo uso que lhe dás num carro…

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