Quantcast
PplWare Mobile

União Europeia está a ultimar processo contra a Apple por violar regras da concorrência

                                    
                                

Fonte: Reuters

Autor: Pedro Simões


  1. Costa says:

    Eh pá, até parece que não há mais nenhum sistema operativo no mercado, ou marca de smartphones. Quem não quiser um sistema tão fechado (iOS) tem boa solução: usa outro sistema mais aberto (android) ! Qual é o problema?

    E forçando o sistema a ser mais aberto, quem garante a segurança? A UE?

    • V.T. says:

      Um segredo… o Android já é mais ou tão seguro quanto o iOS… buh! O marketing da maçã a funcionar em alguns…

      • Miguel says:

        V.T. acreditas mesmo no que dizes ou é so o tipico hater a inventar trolices para gerar guerrinhas? O IOS está muito acima na seguranca do android, basta ver como e facil alguem roubar um tlm android fazer um format e voila. Na apple isso nao e possivel, iphone roubado fica inutililizado e sem acesso aos dados.

        • Costa says:

          Engraçado como o V.T. não disse nada acerca do primeiro parágrafo. Conclusão: mais um que vem comentar só para criar guerras sem sentido.

        • Malamen says:

          Oi??? Andas tão enganadinho…

        • B@rão Vermelho says:

          Desculpe descordar, é muito mais difícil fazer num produto da Apple, mas não é impossível, basta dar um saltinho a um qualquer país Asiático e o que não falta por lá é serviços para desbloquear os produtos da Apple.
          MAs sim é muito mais complicado, embora a Samsung agora também está muito mais segura com isso.

        • Raf says:

          Isso não é possível no android porque tem bloqueio e pede a conta antiga. Mas o que é possível nos iPhones até x é bootloader exploit basicamente qualquer pessoa com algum conhecimento tem acesso a todos os dados indiferente se tem código ou não, backdoor, está certo que até ao 13 ainda não está pública ainda mas existe.

    • Paulo Martins says:

      Que possível falha de segurança consegues imaginar ao dar acesso ao módulo NFC a apps bancárias?
      A única coisa que estamos a falar é permitir outra app por defeito o acesso ao módulo NFC ao invés do Apple Pay, da mesma forma que o iOS permite selecionar outro browser por defeito que não o Safari, o utilizador tem obrigatoriamente de ir às definições do telemóvel fazer a alteração logo onde é que está a vulnerabilidade de segurança?
      Honestamente é sempre a mesma desculpa mística da segurança, alguém que dê um exemplo de como esta ação pode comprometer o iOS?

      • Costa says:

        Não sei, nem me interessa. Funciona bem. Apesar disso, há outro sistema operativo no mercado (no caso da Europa, podemos até afirmar que detém o monopólio). Qual é o problema da UE com a Apple? E já agora, dos utilizadores android com o iOS?

        • Paulo Martins says:

          O problema da EU com a Apple é o facto de estar a usar a sua posição como fabricante para impedir concorrência dentro do seu SO.
          Eu não tenho nenhum problema com utilizadores da Apple, mas já agora gostaria de entender o porquê de tu a defenderes? É que se o motivo passa pelo Apple Pay funcionar bem dentro do iOS eu pergunto-te porquê é que o MB Way não funciona também? Qual é a diferença?

          • Andre says:

            O MB Way funciona bem dentro do iOS, só não funciona a funcionalidade de NFC e também não faz falta, os pagamentos podem ser feitos pelo QR code que é bem mais fácil.

          • Paulo Martins says:

            Mas é exatamente isso que a EU quer mudar, a Apple está a usar a sua posição como fabricante para limitar os outros serviços para tornar o Apple Pay mais atraente, se este processo avançar o MB Way será ainda mais prático de usar no iOS.

  2. Miguel says:

    Adoro estas decisoes da UE mas e a microsoft com o windows e o office nao tem o monopolio? A UE virar-se para o linux nao? E por estas que a Europa esta a cair cada vez mais no ridiculo e está nas mãos da Russia, Turquia, China e ate paises como a Polonia e Hungria ja gozam a grande!

    • Blox says:

      Sempre tens a opção de ires viver para qualquer desses Países… Vá,não perdas esta fantástica oportunidade e arranca sem fazeres pó.

      • Miguel says:

        Eu vivo em Varsovia e foi a melhor coisa que fiz, está anos luz a frente de Portugal com comboios de alta velocidade que saem do papel, transportes publicos que funcionam sem atrasos e com bilhetes digitais no smartphone ao contrario da Carris e do metro, onde ha videovigilancia que se houver algum desacato na rua aparece a policia em 2min para por ordem e onde os salarios ja ultrapassaram claramente os portugueses. Qualquer empresa de IT paga 14000zl o equivalente a 3300euros por mes a trabalhadores com menos de 30 anos, o que em Portugal so para ministros. Tens que sair da tua bolha Box e ver o mundo, nem sabes o que andas a perder.

        • Zé Fonseca A. says:

          Andas desactualizado, em Portugal qualquer empresa de IT paga 5000 euros por mês a partir dos 10 anos de experiência. Tenho 23 anos de experiência e estou na fasquia dos 10k, tal como estaria em qualquer outro país da Europa desenvolvida.

          • BitorApple says:

            E com menos de 30 anos tens 10 de experiencia aonde? Tanta ansia em comentar e nem leste o que ele escreveu

          • Zé Fonseca A. says:

            Com 30 anos já tinha 14 anos de experiencia.
            Saí da faculdade já com emprego garantido com valores acima desses.
            Não tenho culpa que os miudos de hoje sejam uns preguiçosos que só queiram viver às custas dos papas e se sintam no direito de tudo.

        • B@rão Vermelho says:

          Acabei de visitar a Polonia na minhas ferias e foram 15 dias muito bem passados, é um facto, não sei se os Polacos vivem melhor que nós Portugueses, mas pior não vivem seguramente.
          Excelentes transportes públicos, policia por tudo quanto é sitio, cidades completamente preparadas para bicicletas e trotinetes, não é como em Portugal que se pinta os passeios de vermelho e passam a ser uma ciclovia, mesmo que tenha um poste no meio em que a bicicleta não passa nem por um lado nem por outro.
          Das poucas coisa que não gostei foi que em todo o lado tens de pagar para estacionar, até em ZaKopam no meio do mato tens de pagar.

    • Pedro says:

      É um bando de comunistas trotskistas-marxistas que nos governa. Que tristeza de continente.
      Querem liberdade? Vão para o Android e vejam se a Experiência do utilizador é tão boa.
      A UE está preocupada com o Apple Pay mas não está nada preocupada com a SIBS em Portugal que é um dos maiores monopólios de que há memória nos tempos modernos.

    • PAULO SILVA says:

      Não tens de utilizar o Office (embora exista para win e Mac OS…), tens alternativas, quer em windows, Linux e Mac. por isso não vejo monopólio.
      Tens muitas distribuições de Linux, logo não tens de usar o Windows!
      Agora se dizes que a maioria dos programas é para win/mac, e os programadores só fazem programas para estes dois sist. operativos, aí é outra história (mas é natural que façam programas para onde existe mais mercado…)
      Agora note o seguinte: suporte – apple tem, microsoft tem, linux… ??, por isso não basta para um empresa ter uma alternativa, tem que ter suporte e aí, bem, estamos mal com o Linux.

      • Miguel says:

        Nao tens de usar MS office? Vai dizer isso ao mundo empresarial. Qualquer empresa usa ms office, se usas outro perdes a compatibilidade e a formatacao e depois havendo problemas quem se lixa es tu. Isso sim e um monopolio!

    • Paulo Martins says:

      A MS tem o monopólio mas impedete de usares Open Office no Windows? Ou bloqueia-te o bluetooth se quiseres usar o Chrome em vez do Edge? Que raio de comparação…

  3. O°O says:

    Onde der para ROUBAR milhões as grandes empresas a UE está sempre presente.

  4. Luis says:

    Se o apple pay é assim tão bom, qual o problema de abrir a outros sistemas?

    • xyr says:

      No meu caso , não é nada de transcendente , mas basta-me encostar o tel. e já está . Tal como um cartão , não preciso de abrir aplicações , nem de escolher entre aplicações para pagar…está predefinido , funciona , não preciso de mais nada . Agradecia que a UE me deixasse em paz.

      • Malamen says:

        Em que é que isto te vai afectar pessoalmente? Vais deixar de poder usar o Apple Pay?

      • Paulo Martins says:

        Sabes que no meu Android também funciona assim com uma única diferença eu escolho que aplicação funciona por defeito Google Pay, Samsung Pay, MB Way ou a APP do meu banco…
        Mas já agora esclarece-me em que medida é que o facto da EU obrigar a Apple a introduzir essa opção no iOS te iria afetar? É que o pagamento por Apple Pay continuaria a ser o pré definido, por isso o que é que mudaria na tua vida?

        • Costa says:

          Perfeito. É continuar a usar android. Não vejo onde esteja o vosso problema com o iOS.

          • Paulo Martins says:

            Costa se me permites a pergunta que browser é que usas no iPhone?

          • Costa says:

            Safari.

          • Paulo Martins says:

            Quando a Apple permitiu no iOS 14 mudar o browser pré definido para outro, tiveste que fazer alguma coisa para continuar a usar o Safaria? Sentes que o iOS ficou menos seguro com a alteração?
            Estamos a falar do mesmo tipo de alteração, permitir que seja outra app a pré definida para lidar com pagamentos, o utilizador terá sempre que configurar nas definições apenas se tiver interesse, caso contrário a maioria dos utilizadores nem sequer tem noção que podem fazer essa alteração, perguntaste em cima quem é que assume a segurança é simples a empresa que tu decidires dar permissões para proceder a pagamentos, se for a app do teu banco é o teu banco, se for a MB Way é a SIBS, idem e idem aspas aspas.

          • Costa says:

            Continuo a dizer o mesmo: podiam ter mantido apenas o Safari, para mim chega.

          • Paulo Martins says:

            Entendo que para ti o Safari chega, mas por exemplo para alguém que use o Chrome no PC a sincronização de histórico dá muito jeito, por vezes faço pesquisas no telemóvel e facilmente consigo aceder às mesmas no PC.

  5. xyr says:

    A minha escolha foi feita quando comprei o iphone, já sabia de antemão ao que ia . A UE pensa que somos todos tolinhos , e que fomos aprisionados pelo sistema .Uma das razões porque comprei um iphone foi exatamente , proceder o mais rápido possível nos pagamentos .Fico espantado com o tempo que os outros demoram a pagar …eu tiro do bolso e já está . A única escolha que faço é o cartão com que vou pagar , mas mesmo assim só a faço quando me apetece . Se for mais lento que pagar com o cartão deixa de ter interesse para mim…

    • Paulo Martins says:

      xyr é difícil perceber que o motivo que a tua app do banco não consegue proceder os pagamentos da mesma forma no iOS é porque a Apple lhe limita o acesso ao módulo NFC, o que a UE quer alterar não vai em nada alterar a forma como o Apple Pay funciona, queres continuar a usar o Apple Pay então tenho excelentes notícias para ti esta ação da UE não vai mudar literalmente nada na tua vida, é como a Apple decidiu no finalmente permitir no iOS 14 escolher o browser por defeito para quem sempre usou o Safari e quer continuar a usar o Safari nada mudou.

      • Costa says:

        Se já consegues usar os cartões dos bancos com o Apple Pay, qual é então o problema? Qual a necessidade de abrir mais o sistema? Seria um problema se nos obrigassem a usar o Apple Pay apenas com o Apple Card, mas não é o caso.

        • Paulo Martins says:

          Tu não consegues ver o problema porque não és o tu o cliente do serviço Apple Pay mas sim os comerciantes, o comerciante paga uma taxa por cada pagamento aceite à entidade que processa o pagamento seja neste caso Apple Pay, Google Pay, MB Way ou outro – o cartão usado para te debitar do banco não está relacionado diretamente com estas comissões.
          As limitações que a Apple coloca no iOS dá vantagens ao seu próprio serviço Apple Pay em relação à concorrência, quando a Apple Pay negoceia as taxas de utilização com o comerciante pode por exemplo usar como argumento o facto de um cliente com iPhone, que teoricamente serão mais de 1/3 dos seus clientes, ao usar o Apple Pay torna o processo de pagamento mais rápido e simples aumentando a satisfação para o cliente em relação à loja, com isto consegue obter taxas mais altas em relação aos outros.
          A EU ao retirar essa vantagem que a Apple dá ao serviço Apple Pay, coloca-o na mesma posição que outros serviços de processamento de pagamentos, com mais concorrência é esperado que o comerciante consiga diminuir o valor pago pelas transações de pagamento.

  6. ZeDasCabras says:

    relógio á homem-criança

  7. J.C.Santos says:

    Acho muito bem que multe, essa e qualquer outra que não cumpra as regras ou seja monopolista. E quanto maior a multa melhor, pode ser que um dia a multa seja maior que o lucro e mudem de ideias antes de prevaricarem ou de imporem limitações absurdas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.