TSMC dará prioridade ao desenvolvimento de chips para carros e para os dispositivos Apple
A Apple estará já numa nova fase no que toca ao desenvolvimento do seu carro elétrico e autónomo. Apesar de apenas existirem rumores, a empresa reforçou recentemente a equipa, ao contratar um ex-executivo da BMW e deverá contar com a disponibilidade total da TSMC, empresa multinacional taiwanesa que fabrica chips, para este projeto e para as novas gamas de dispositivos Apple a produzir no terceiro trimestre de 2021.
Pelas informações partilhadas, a crise de chips que afeta o mercado poderá não travar os lançamentos da Apple este ano. No entanto, fica a dúvida: serão os chips para mercado automóvel também para a Apple?
Os rumores sobre o carro elétrico autónomo da Apple continuam sem que haja qualquer informação oficial. No entanto, há movimentações da empresa de Cupertino no reforço da sua equipa que estará dedicada a este projeto. Agora, segundo a DigiTimes, a fornecedora da Apple na área dos chips, a TSMC, dará prioridade ao fornecimento no que respeita a pedidos de circuitos integrados para automóveis e aqueles feitos pela Apple no terceiro trimestre de 2021, relacionados com outros dispositivos.
A informação refere que só depois dará prioridade a chips para computadores pessoais, servidores e dispositivos de rede, acrescenta o artigo.
iPhone 13 deverá ser prioridade da TSMC
Não obstante a todos os dispositivos que poderão fazer parte do catálogo da empresa para o último trimestre deste ano, onde normalmente a Apple tem o seu forte período de apresentações e vendas, o iPhone 13 é aqui o foco. Assim, os pedidos de SoCs da Apple devem atingir o pico no quarto trimestre.
E o carro da Apple?
O estado de um automóvel da Apple não é claro. A 2 de junho, a Bloomberg relatou que a Apple perdeu “vários” gestores de topo do seu projeto “Apple Car”. Mas também já contratou alguém dedicado a este segmento, Ulrich Kranz. Conforme refere a publicação, chegou-se a falar num desgaste na divisão que estará com este projeto em mãos.
Assim, se um "Apple Car" sempre existir, provavelmente não chegará antes de 2024. Na verdade, o analista da Apple, Ming-Chi Kuo, não espera isso até pelo menos 2025.
Este artigo tem mais de um ano
É preciso dar uma grande volta para tentar ligar uma notícia sobre as prioridades de produção da TSMC durante 2021, com um possível carro da Apple que ninguém espera que apareça no curto prazo!
😀
A assim morreu a AMD.. again 😀
porquê? Isto não significa que deixa de produzir para a AMD.
Não!! A AMD já fez contrato com a Samsung para fazer os seus chips por isso é que a TSMC está a dar prioridade a Apple, só tem a Apple como cliente 🙂
não há qualquer notícia que diga que a AMD vai deixar de usar a TSMC. Mesmo que até haja algum contrato com a Samsung, a AMD tem ainda muitos chips na TSMC, e outros para serem lançados na TSMC a 5nm no futuro. Para além disso pareceu bem claro no anúncio da nova tecnologia de cache da AMD, que vai continuar com TSMC por muito tempo, até porque a Samsung ainda nem tem tecnologia equivalente.
A Samsung já está a desenvolver os chips de 3nm e próximo ano já os começa a produzir!! Portanto dizer que a Samsung não tecnologia equivalente mostra que estás fora do mundo da tecnologia 🙁
comentário de quem não lê as coisas:
“nova tecnologia de cache da AMD”, não falei em 3nm!
meus amigos o nm são marketing. Cada companhia usa a sua nomenclatura. 3nm numa fabrica pode não ser a mesma coisa que 3nm noutra. O que interessa é os transitors por quadrado e quando vier o verdadeiro 3D por cubo.