Smartphones sem notch? A fornecedora da Apple já tem solução!
O noth foi generalizado em 2017 com a apresentação do iPhone X da Apple, existindo contudo antecedentes para esta característica. Ainda assim, assistimos agora a uma nova tendência no mercado de smartphones, a eliminação gradual do notch bem como a redução do bezel.
Primeiramente, por bezel entenda-se a separação, a margem física entre o ecrã dos smartphones e respectiva estrutura. Algo que tem sido gradualmente reduzido, tanto no universo Android como no “mundo” Apple.
Assim sendo, começamos 2019 com a perfeita noção de que os novos smartphones seguirão este rumo. Veja-se o exemplo do OnePlus 6T e o seu notch em formato de lágrima, entre tantos outros que já seguiram este caminho.
Contudo, existem ainda desafios até que se possa usufruir dos tão aguardados smartphones Android e iOS sem bezel. Ou pelo menos de um dispositivo sem o notch a interromper a fluidez do design e a apresentação de conteúdos no ecrã.
Smartphones sem notch e sem bezel, o objetivo último!
Nesse sentido temos ainda alguns componentes que continuam a desafiar as principais fabricantes de smartphones. Em primeiro lugar temos a câmara frontal, algo que já está a ser incorporado no recorte circular do ecrã, a título de exemplo.
Em segundo lugar temos também o auscultador, algo que gradualmente está a ser colocado na aresta ou bezel superior. Ainda assim, resta todo um conjunto de sensores de proximidade e luminosidade, uma presença assídua no painel frontal dos nossos smartphones.
Ora, é exatamente sobre este último conjunto de sensores - luminosidade (RGB) e proximidade (IR) - que agora nos debruçamos. Antes de mais, as notícias são boas e extremamente promissoras. Tudo isto graças a uma das várias fornecedoras da Apple.
Sensor de luminosidade e proximidade sob o ecrã
Chama-se “ams” e tem a sua sede na Áustria. Trata-se de uma empresa tecnológica que fornece componentes à Apple. Aliás, segundo o relato da agência Reuters, as encomendas da Apple constituem cerca de 45% do seu volume de negócios.
Esta empresa apresentou hoje um novo produto, um novo conjunto de sensores que poderá revolucionar o mercado de smartphones. Algo que em última análise não só poderá reduzir o notch bem como o bezel que rodeia o ecrã.
Trata-se de um sensor de luminosidade (RGB) e de proximidade (IR) que pode ser colocado por baixo de um ecrã OLED. Segundo a ams o seu novo produto foi desenvolvido com a finalidade de reduzir as margens dos smartphones ao mínimo estritamente necessário. Aprofundando o assunto, a ams apelida a sua nova solução de TCS3701.
Entretanto, pode ler-se na sua nota à imprensa, publicada no dia 6 de janeiro o seguinte: “Esta solução vai ao encontro da atual tendência de mercado. Tendência que visa maximizar o display dos smartphones ao eliminar o bezel frontal, sendo também a localização habitual para o sensor de luz ambiente e de proximidade.
Irá a Apple usar esta solução? Ou um fabricante Android?
Com toda a certeza, o seu novo sensor poderá ser utilizado não só pela Apple bem como pelas fabricantes Android. Em suma, estamos cada vez mais perto de conhecer e utilizar novos smartphones com um design incólume e isento de imperfeições.
Todavia, não sabemos quando ou se a Apple ou demais fabricante Android utilizarão esta solução em concreto. Certo é que ela já existe e quebra alarga os horizontes da indústria mobile.
Este artigo tem mais de um ano
Ora num artigo sobre uma tecnologia desenvolvida pela ams AG, seria de esperar que o numero de vezes que esta empresa é mencionada dominasse as restantes. No entanto esta é apenas mencionada 3 vezes, contra as 11 vezes que é mencionado o nome da Apple/iPhone/IOS, que aparece no título e nos parágrafos de abertura, bem como as 5 vezes que o Android é mencionado, que embora não apareça no título aparece nos parágrafos de abertura. Aliás, num texto de 13 parágrafos, o nome da empresa aparece no 8º. Parece quase um branqueamento dos avanços que esta empresa fez.
De facto…
O titulo devia ser “Smartphones sem notch? A ams já tem solução!”
Dado que para a ams “as encomendas da Apple constituem cerca de 45% do seu volume de negócios.”.
Certo, mas a verdade é que o nome “AMS” não se compara com “APPLE” em termos de visualizações ou cliques.
Isso quer dizer que se falar na Apple há uns apaixonados que vêm logo clicar? Isso é revelador!!! Mas é uma boca para barulho ali para o Nuno 😀
Sendo um blog de tecnologia e não da Apple, concordo contigo a 100%
Acho estranho alguém se dar ao trabalho de num artigo sobre um fornecedor da Apple, que desenvolve um ou vários componentes para a Apple, que está a trabalhar para a Apple num novo rumo para o tão amado e odiado notch, que marcou o iPhone da Apple, ir contar às vezes que se fala na empresa Apple, versus a empresa que fornece a Apple. Deves gostar muito da Apple, só pode, ninguém no seu “perfeito juízo” faz um comentário desses (tem de gostar muito, só pode) ou então está a pensar dar o salto, hmmmm pode ser. Já agora, este meu comentário tem algumas vezes a palavra Apple. Aposto já já foste contar. 😀
Abraço e bom ano.
Obrigado por demonstrares exactamente aquilo que disse no comentário que eliminate.
Muito facil de se compreender, se uma tecnologia for apresentada como sendo da “ams” vai passar despercebida.
Se a mesma tecnologia for apresentada como sendo da Apple vai ter muito mais impacto e respeitada
Bem visto.
Um pouco atrasado… já estão no Mercado smartphones sem bezel e sem notch. e estão aí a rebentar os modelos da Huawei e da Samsung nas mesmas condições..
Então mas não era o notch o último grito em design e estética? E agora querem tirar? #sarcasmo
bem penso q em estetica nunca foi, agr q existe uma nação alergica ao notch isto existe
Shhhhh…Que ainda vem os fãs a explicar porque 😉
Notch e só uma amostra de 1000€ .
N tem camara frontal ?
tem, por exemplo o Samsung s10, o unico sensor que estará a vista na parte frontal é precisamente a camara. mas ja tens outros modelos de outras marcas com outro tipo de solucões como por ex, slide. (a parte de tras do telemovel desliza “para cima” e puff, revela-se a camara frontal.
O slide é uma m###. Partes moveis nos telemóvel é pedir que se estrague com facilidade numa queda ou com uso. Se o S10 continua com a camera na frente então continua com uma essécie de notch. Apenas será mais pequeno.