PplWare Mobile

Rússia proíbe utilização de dispositivos da Apple por preocupações que EUA os espiem

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Estefâneo Empregos says:

    A realidade é que todos andam com medo uns dos outros.

  2. Alves says:

    Já foi tarde como é sabido NSA e os Israelitas conseguem com facilidade entrar nos equipamentos Apple, como já vimos em casos com equipamentos da Apple. o mais engraçado foi o conhecido caso que vários membros do U.S. State Department tinham os iphones a serem espiados por Israel 🙂
    Mas conhecemos casos documentados de jornalistas, professores, de terem os equipamentos apple espiados.

    Qualquer estado que preze a segurança não pode depender de tecnologia “proprietaria” estrangeira para as tarefas criticas.

  3. says:

    A questão é… Têm alternativas para usar? A China vais-lhe dar Xiaomis e Huaweis a todos?

  4. Profeta says:

    Se deixassem entrar os telemoveis com linux no mercado, nada disso acontecia. A nao ser que martelassem algum kernel linux, mas isso estaria a vista de todos. Nao estou a falar do android obviamente. Um sistema puramente linux. Mas provavelmente atraves das aplicacoes instaladas eles podem espiar. Mas ai ja e uma escolha do utilizador.

    • Alves says:

      Concordo open source linux é o caminho a seguir, depois o resto é com o utilizador confiar ou não em repositorios que adicione ou até apps.
      Já existe alguns passos focados em privacidade e segurança em smartphones com linux vamos ver se ganha tração de mercado.

    • mikado says:

      Isso já existe. Basta comprar um com Ubuntu Touch.

      • Profeta says:

        Isso e uma gota no oceano, para alem da escassez de aplicativos. O mercado devia ser inundado em massa assim como fez o android, mas como chegou primeiro, agora ja nao deixa ninguem chegar em segundo.

    • João Melo says:

      O mais bizarro é que a Rússia tem o sistema Operativo móvel AuroraOS, mas eu não sei porquê eles preferem usar sistemas Americanos, mas depois queixam-se que são espiados..enfim.

      Qualquer País precisa de soberania digital, seja ela de aplicativos moveis, seja de sistemas operativos para o servidor e para o desktop/laptop..
      Eu não consigo entender, como é que com os planos de espionagem em massa a nível mundial, ainda não tem sistemas próprios a volta do mundo..é bizarro.

      Só a China é que tem sistemas próprios, o resto é todo espiado..

  5. Luis says:

    Se a Russia não usar telemóveis russos, iranianos, da republica centro africana, Coreia do norte ou síria….vais ser complicado….

  6. ASOP says:

    Pode ser que até seja útil, pois a questão predominante têm a ver com as marcas, terem acordo com a Google para não instalar LineageOS, ou equivalentes sob pena de não terem mais acesso ao AndroidOS…
    No caso concreto a Rússia pode-se virar para Huawei com o HarmonyOS, mas acho que eles sabem bem que estão a trocar espionagem USA por Espionagem China.

    • João Melo says:

      A Rússia tem o AuroraOS..

      Sim acredito que se trocarem por um OS Chinês, pois os chineses vão tirar partido disso, da mesma forma que os EUA, tiram partido disso á volta do mundo..

      Os Países precisam pensar em desenvolver alternativas, este tema já é um tema antigo, que data de há uns 15-20 anos, pelo menos..mas ninguém faz nada, e não é só na Rússia, aqui na Europa ninguém tem um SO, completamente opensource, que depois tem uma loja de aplicações por País, ninguém..é bizarro.

      O que nós tinha-mos era a Nokia, com o sistema Meego, era bem melhor que android, e até talvez do que ios, mas era de código fechado..
      O que precisamos é de um sistema completamente de código aberto, não só o kernel, mas também o userspace..

  7. Jose says:

    Lá vai o Lavrov ficar sem meios para comunicar!

  8. PN says:

    Podem usar smartphones made in Russia, ou não?

    • João Melo says:

      Podem, mas eu desconfio que há muitos lobies por trás…caso contrario já o tinham feito ha muito..
      Eles teem um SO móvel AuroraOS, mas investem pouco nele..

      Pelo que percebi, apenas recentemente foi certificado o processo de comunicação entre o smartphone e a loja de aplicações…eles estão a usar criptografia quântica, para o efeito.

      Depois também é preciso dizer que só começaram a desenvolver bibliotecas de criptografia quântica há uns anos…ora estas coisas demoram muito tempo, e ainda mais para depois ser certificado..
      E depois estas bibliotecas teem primeiro que ser usadas pelo publico em geral, até terem confiança total nelas..para depois chegarem a sectores críticos do país..

      Mas sim há lobies grandes no meio destas coisas, a primeira pergunta que surge…porque é que não há varias empresas envolvidas nos projetos?
      Porque é que as coisas são feitas apenas por um grupo restrito?

      Por um lado percebe-se a preocupação, na segurança..quanto maior o numero de empresas mais provável, o numero de ataques, mas por outro lado á óbvio que há determinados grupos que querem esse mercado apenas para si…e isso atrasa o desenvolvimento..é uma espada de 2 gumes.

  9. Mirtha says:

    E a China porque não faz o mesmo… Há muito que faço esta pergunta a mim mesmo…. Como os norteamericanos puseram marcas chinesas em lista negra, porque a China não faz o mesmo com a aifone?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.