Problemas com o iOS 16.5? Utilizadores queixam-se agora da duração da bateria
Apresentado há alguns dias, o iOS 16.5 trouxe um lote alargado de novidades para o sistema do iPhone. Como é normal, espera-se uma grande adesão dos utilizadores a esta nova versão. Agora, e sem ser esperado, começam a surgir queixas de problemas com a duração da bateria com esta versão.
Não se conhece ainda a razão para esta situação, mas a verdade é que as queixas parecem estar a aumentar. Os utilizadores reportam problemas com a duração da bateria do iPhone, algo que não acontecia antes da versão 16.5 do iOS ser instalada.
A redução da vida útil da bateria parece ser significativa e os equipamentos passaram a aguentar apenas algumas horas com uma carga normal. Inicialmente pensava-se que poderia ser a normal adaptação do sistema após a instalação, mas aparentemente a questão de poderá ser outra.
Hello @Apple @AppleSupport is there any update regarding the iOS 16.5 fix, it’s draining the device battery.
— Ikram Rahim (@ikramr) May 26, 2023
Com os relatos a surgirem diretamente no Twitter, a Apple rapidamente tratou de reconhecer o problema e indicar que irá investigar a situação. Também como é normal, pedir para que fosse fornecida mais informação sobre o problema para o poderem resolver como esperado.
A própria Apple recomendou algumas dicas para que o problema possa ser resolvido. Estes são já o padrão para a maioria das situações e passam por reiniciar o equipamento e atualizar as apps presentes no iPhone. Além disso, devem desativar os recursos presentes e que não estão a ser usados.
We’d like to take a closer look into this with you. Meet us in DM and let us know how long ago you updated and we’ll continue troubleshooting from there. https://t.co/GDrqU22YpT
— Apple Support (@AppleSupport) May 26, 2023
Apesar de não haver ainda uma situação identificada, há algumas ideias que parecem poder vir a ser exploradas associadas a esta questão. Há quem defenda que o problema de bateria do iPhone e do iOS 16.5 possa estar associado a vários processos que estão a ser lançados e que ficam a consumir este recurso. Além disso, há ainda a adição de novos recursos e também algum bug.
Caso se confirme esta situação, a Apple deverá resolver o problema do iOS 16.5 rapidamente. A questão da bateria é sensível para os utilizadores do iPhone e como tal deverá ser tratada com a máxima atenção por parte da empresa.
Este artigo tem mais de um ano
Confere. Desde que instalei o 16.5 que a duração da bateria desceu drasticamente.
Antes na carregava durante o dia. Agora tenho de carregar 2 vezes…
Quando numa atualização o dispositivo perde autonomia de bateria, o segredo (que é velho) é fazer uma instalação limpa. Isso resolve logo o problema.
Já fizeste isso? Deve resolver.
Eu gostava de saber fazer isso, e ainda por cima uso e-sim o que me traz ainda mais preocupações no como fazer uma instalação limpa corretamente e que permita continuar a usar o e-sim da Vodafone sem falhas
Sr. Vitor, o que é fazer uma instalação limpa?
Desculpe a minha ignorância, sou novato nisto.
Cump.
Faço sempre que sai uma nova e neste caso após instalação que neste caso não resolveu….
Também já sofro desse problema. Com uso cuidado tenho tido o estado da bateria nos 100%. Até há duas semanas… em dias passou para 97% e a duração da bateria não me chega até as 5 da tarde com uso normal, usando antes dava o dia todo! Já os contactei … fiquei na mesma. Desculpa aqui, desculpa ali… bla bla bla..
Eu gostava de saber fazer isso, e ainda por cima uso e-sim o que me traz ainda mais preocupações no como fazer uma instalação limpa corretamente e que permita continuar a usar o e-sim da Vodafone sem falhas
E sabe-me dizer que actualizaçoes de segurança importantes foram essas? ou seja a apple lança versoes cheias de problemas, que depois precisam de ser actualizadas, certo? ou nao é facto? ou será que até foi de proposito lançar de tempos a tempos uma versão assim?
Instalação limpa???
Mas se esse é o remédio, porque não é a Apple a sugerir esse procedimento?
Os utilizadores que se queixam, pelos visto nem com esse truque..
Será já a preparação mental para os seus utilizadores para o novo iPhone 15???
É raro haver uma atualização do iOS á “décima” (16.4 para 16.5) ou mesmo à “centésima” (16.4.0 para 16.4.1) que não haja pessoal a dizer nos posts que teve redução da duração da bateria. A que acresce o pessoal do costume que não tem iPhone mas diz que lhe aconteceu o mesmo.
Noutros problemas com o iOS, autênticos, através dos fóruns dá para perceber que alguns os têm, de facto, mas não afeta a generalidade. No caso da duração da bateria nunca consegui perceber a extensão dos afetados.
P.S. Nas instalações principais (de 15 para 16, por exemplo), que “mexe com tudo”, nos primeiros dias existe consumo adicional de energia para ajustes. Não acontece o mesmo no Android?
Completamente de acordo, eu devo ser uma das pessoas mais “sortudas” do mundo, pois 99% dos problemas relatados com equipamentos da Apple não acontecem comigo, por isso mesmo questiono, será porque não faço jailbreak, não instalo aplicações que não preciso com muitos fazem, não passo o dia todo com o ecrã ligado, enfim… Acho até “normal” haver bugs após atualização de qualquer sistema operativo, desde que sejam corrigidos, pois não existe nenhum sistema operativo perfeito, o que não acho normal é alguns que passam a vida a se queixarem de problemas quando nem sequer tem o equipamento.
Por acaso, não. Quando o meu Redmi Note 10 Pro recebeu a atualização do Miui 13 para o Miui 14, foi uma das coisas que eu notei, uma melhoria considerável no consumo da bateria. E até hoje aguenta todo o dia com uso intensivo.
lá está, por exemplo no teu uso achas que houve melhorias ao passar de Miui 13 para 14, mas se fores aos foruns da Xiaomi vais ver que muitas relataram o contrario, por isso mesmo digo, cada um sabe o que faz com o equipamento, nao devemos é generalizar.
Isso também tem acontecido com o IOS, com algumas versões do iOS a ser reconhecidas como introduzindo melhorias na duração da bateria. As “piorias” é que, curiosamente, só são para alguns.
Grande marca.
Há quem tenha Xiaomi, que já tem uma margem do mercado português superior á Apple, e telemóveis com 4 e 5 anos a ter bateria a durar 2,5 a 3 dias de uso.
Mas claro, ecossistema da Apple tem aquele encanto.
É aguentar firme e pagar caro.
Classico
Sinceramente não notei grandes diferenças, nem num “X” nem num 14 Pro.
És tu mesmo V.T. ? quem diria? realmente o mundo dá muitas voltas, para quem falava tão mal da Apple e agora “anda” com Iphone 14 pro 🙂 so pode ser piada.