Os iPhones em 2022 vão detetar os acidentes de carro e vão ligar automaticamente o 112
A Apple tem no Apple Watch um sistema que deteta quedas do utilizador e o sistema faz um teste de atenção ao acidentado e, caso não haja reação, é desencadeada automaticamente uma chamada para o número de emergência. Além disso, no iPhone, o utilizador pode ativar o pedido de socorro bastando o clicar no botão ligar/desligar. Agora, combinando algumas das suas tecnologias, a Apple quer já no próximo ano que os iPhones detetem acidentes de carro e automaticamente peçam ajuda de socorro.
Pessoas familiarizadas com o desenvolvimento desta nova funcionalidade deram a saber que este recurso avançado também irá chegar ao Apple Watch.
A Apple dedica uma especial atenção à saúde e bem-estar dos utilizadores, dentro desta área, a empresa desenvolveu tecnologias para os seus dispositivos serem um agente de socorro sempre que a situação o exija. Assim, já a partir do próximo ano, os utilizadores do iPhone que sofrerem um acidente de carro poderão fazer com que o seu telefone ligue o 112 automaticamente.
Segundo o WSJ, a empresa de Cupertino planeia no próximo ano lançar um recurso de produto chamado “deteção de colisão” para o iPhone e Apple Watch. A deteção de colisões utiliza dados de sensores incorporados em dispositivos da empresa incluindo o acelerómetro para detetar acidentes de automóvel à medida que estes ocorrem, por exemplo, medindo um pico de gravidade súbito, ou forças "g", no impacto.
Esta característica seria mais um trunfo para destacar a sua tecnologia tirando proveito do sensor de movimento de modo a construir funções de segurança nos seus dispositivos. Conforme referimos, e mostramos aqui como funciona, a Apple introduziu uma funcionalidade de deteção de queda no seu smartwatch há vários anos que deteta quando os utilizadores tomaram uma queda difícil e marca o 112 se não responderem a uma notificação que pergunta se estão bem.
A empresa acrescentou este ano uma funcionalidade à mais recente versão do seu sistema operativo para o iPhone que avalia a estabilidade de marcha dos utilizadores.
Estabilidade a andar
A Estabilidade a andar é uma métrica inovadora do iPhone que lhe pode dar informações sobre o risco de cair. Usa algoritmos personalizados que avaliam o seu equilíbrio, força e forma de caminhar, além de enviar uma notificação sempre que a sua estabilidade a andar estiver diminuída. Com exercícios selecionados, também ajuda a melhorar a sua condição.6
A Apple poderá alterar o calendário de lançamento. Isto porque as pessoas citadas pelo WSJ referiram que ainda não é um produto final e que está ainda em testes.
Seja como for, poderá ser mais uma forma importante de ajudar os utilizadores Apple.
Este artigo tem mais de um ano
Imaginemos que o iPhone cai no carro… ele alerta as autoridades? Como é que isto tudo entra no algoritmo?
Se for como a Apple Watch, quando o relogio detecta um possível queda, notifica o utilizador que detectou uma queda e que vai ligar aos serviços de saude em 30 segundos. Se o utilizador nao desligar a notificar, o relogio avança com telefonema.
Presumo que seja igual no caso dum acidente de carro.
Android 12 já veio trazer essa novidade. Mas apple a inovar como sempre. É mais a copiar. Nada contra. Mais benefícios e escolhas para o consumidor.
onde esta escrito que era inovação?
O meu carro já faz isso e nem necessito de smartphone…
O teu e os novos todos que vão sair, segundo uma norma europeia.
Verdade, como foi dito é uma norma europeia. Muitos já o fazem atualmente. Contudo, continuarão durante várias décadas a haver carros que não têm este sistema. E pode ser uma grande ajuda.
Exato como o meu que é novo 508 e ainda no outro dia a filha de um amigo meu que ele entrou com ela para mostrar o carro que ele anda a pensar num igual ou o 3008, o raio da garota tocou no botão sos ahahahah
Ainda bem que vamos ter telemóveis que ligam o 112. Se ligassem para o 112 já não gostava. Está bem cara?
Finalmente um avanço civilizacional: ligar automáticamente para à emergência se a pessoa estiver impedida de o fazer. O android tem de seguir este caminho.
Vê o meu primeiro comentário. O android foi o primeiro a fazelo com o android 12.
A apple ja faz isso no apple watch ha 4 anos….o android so copiou