Donald Trump ameaça a Apple com tarifa de 25% sobre os iPhones vendidos nos EUA
Donald Trump parece estar novamente ativo no que toca às tarifas. Ainda ontem revelou que pondera aplicar uma taxa de 50% aos produtos da União Europeia e já ameaçou com mais uma. Desta vez parece ter a Apple e o iPhone em mente e poderá fazer subir o preço deste smartphone em 25%.
Donald Trump está a ameaçar Apple
Donald Trump é perentório nas suas ideias e nas suas decisões. A mais recente visa os iPhones vendidos nos Estados Unidos. Estes não devem ser fabricados na China ou na Índia. Devem passar a ser produzidos nos EUA. O presidente dos EUA está a ameaçar a Apple com tarifas de 25% sobre os seus smartphones.
Se Tim Cook pensava que estava conseguir cativar o presidente e a comprar a paz e favores com o seu cheque de um milhão de dólares para a tomada de posse de Donald Trump, a aposta foi perdida. A cada semana que passa surgem novas posições e são reveladas novas dores de cabeça ao CEO da Apple, que desenvolveu uma antipatia pelo presidente americano.
Este último é perentório ao afirmar que a Apple deve produz os seus iPhones nos EUA e não em outros países, provavelmente da Ásia. O que parece não acontecer é que é virtualmente impossível fazê-lo mudar de ideias e perceber o impacto que a medida que insiste em aplicar produzirá.
Tarifa de 25% nos iPhones nos EUA
"Informei Tim Cook (...) que espero que os iPhones vendidos nos EUA sejam fabricados e construídos nos Estados Unidos, e não na Índia ou em qualquer outro lugar", escreveu na sua conta da Truth Social. "Caso contrário, a Apple terá de pagar uma tarifa de, pelo menos, 25% nos Estados Unidos".
A Apple fabrica a maioria dos seus iPhones na China, mas Tim Cook disse durante os últimos resultados trimestrais que mais de metade dos modelos vendidos nos EUA foram produzidos na Índia. Este país está menos na mira de Trump relativamente às tarifas, mas o truque da Apple claramente não caiu bem. Já antes revelara todas as coisas más e a sua opinião sobre esta produção indiana.
O problema é que é praticamente impossível produzir o iPhone nos EUA. Isto, pelo menos, não sem investimentos colossais de milhares de milhões de dólares e muitos anos de trabalho árduo. E mesmo que a Apple conseguisse este feito, os consumidores americanos deveriam esperar pagar centenas, senão milhares, de dólares a mais pelo seu iPhone.
Se o fizer os precos dos aifones dispara e ninguem os compra, vai enterrar a melhor empresa americana
A Apple irá sempre arranjar esquemas para contornar ou evitar as tarifas de 25% nos iPhones. Se a Apple fabrica principalmente na China é porque fica bem mais barato do que fabricar nos EUA e o que conta no final é o lucro.
Boa sorte com isso. A Apple não vai mudar a produção para os EUA nunca. Se ele aplicar a tarifa, o iPhone fica muito mais caro para o consumidor.
Newsweek, 23/05/2025: Cook justificou anteriormente o uso da manufatura internacional pela Apple comparando os conjuntos de habilidades dos trabalhadores na Ásia com os dos EUA.:
“A concepção popular é que as empresas vêm para a China por causa do baixo custo de mão de obra. A China deixou de ser o país de baixo custo de mão de obra há muitos anos e essa não é a razão para vir para a China do ponto de vista da oferta”, disse Cook em 2017.
“Os produtos que fazemos exigem ferramentas realmente avançadas. E a precisão que você precisa ter nas ferramentas e no trabalho com os materiais que fazemos é de última geração. E a habilidade em ferramentas é muito profunda aqui.
“Nos EUA, você poderia ter uma reunião de engenheiros mecânicos (engenheiros de máquinas) e não tenho a certeza se poderíamos preencher a sala. Na China, você poderia encher vários campos de futebol.”
Isto sem falar nas cadeias de suprimentos.
Diz o analista Ming Ching-Kuo: “Em termos de rentabilidade, é muito melhor para a Apple levar o golpe de uma tarifa de 25% sobre iPhones vendidos no mercado dos EUA do que mover as linhas de montagem do iPhone de volta para os EUA.”
“A análise de Kuo alude à escala e complexidade da atual infraestrutura de fabricação da Apple, que está profundamente enraizada na Ásia — particularmente na China e, cada vez mais, na Índia. A Apple conta com uma extensa rede de fornecedores e fabricantes contratados, como Foxconn e Pegatron, todos os quais operam em instalações de grande escala adaptadas especificamente aos requisitos de produção da Apple. Essas parcerias são apoiadas por décadas de refinamento logístico e permitem que a Apple produza iPhones com um volume e eficiência de custo que seria difícil, se não impossível, replicar nos Estados Unidos sob as condições atuais.”
Trump é que acha que o iPhone tem que ser “made in USA”. Os “acionistas USA” da Apple e os utilizadores é que não acham graça. É provável que mude de ideias … se não s lembrar de nenhuma pior.
Afinal é 25% sobre os iPhones, os Samsungs e outros smartphones. Antes tinham ficados isentos de todas as taxas alfandegárias, exceto a “taxa fentanil”, de 20%, se fabricados na China.
lol
mesmo com esses 25% é mais vantajoso continuar a produzir fora do EUA. Os EUA não têm a logistica nem o nº de trabalhadores necessários para o nível de produção da Apple. E com os EUA a expulsar e a demonizar os imigrantes, a falta de força de trabalho só irá piorar.
O trump bem pode ficar sentado à espera se acha que a Apple vai mudar os planos…
Ainda bem que comprei o iPhone 16 ainda há pouco. Já me fica para a vida. Já não devo comprar mais iPhones.
America, um país carregado de armas e no entanto tão pouca iniciativa para tratar deste cancro…
“Packing a rod” is a slang term that means to carry a gun, particularly a pistol. It’s a colloquial expression, often used to describe someone who is armed with a handgun. The term “rod” refers to a pistol, while “packing” indicates carrying or possessing it.
https://www.youtube.com/watch?v=SIqCXXQTwhU
Se fosse ao Tim Apple no próximo iPhone anunciaria o preço como “$1000 + Trump’s Big Beautiful Tariff = $1250”.
a tarifa é sobre o custo de importação, sendo que esse custo é singificativamente inferior ao preço de venda ao consumidor
E? Achas que a Apple vai suportar todo esse custo e baixar a margem de lucro?
A Apple não precisa do Trump para nada, a Apple tem capacidade de viver só dela mesma. Uma empresa trilionaria só precisa de clientes, e continuar a enganar as pessoas com as suas tangas de controlar tudo.