PplWare Mobile

Donald Trump ameaça a Apple com tarifa de 25% sobre os iPhones vendidos nos EUA

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Ric/\rdo says:

    Se o fizer os precos dos aifones dispara e ninguem os compra, vai enterrar a melhor empresa americana

  2. AO says:

    A Apple irá sempre arranjar esquemas para contornar ou evitar as tarifas de 25% nos iPhones. Se a Apple fabrica principalmente na China é porque fica bem mais barato do que fabricar nos EUA e o que conta no final é o lucro.

  3. David Guerreiro says:

    Boa sorte com isso. A Apple não vai mudar a produção para os EUA nunca. Se ele aplicar a tarifa, o iPhone fica muito mais caro para o consumidor.

  4. Max says:

    Newsweek, 23/05/2025: Cook justificou anteriormente o uso da manufatura internacional pela Apple comparando os conjuntos de habilidades dos trabalhadores na Ásia com os dos EUA.:
    “A concepção popular é que as empresas vêm para a China por causa do baixo custo de mão de obra. A China deixou de ser o país de baixo custo de mão de obra há muitos anos e essa não é a razão para vir para a China do ponto de vista da oferta”, disse Cook em 2017.
    “Os produtos que fazemos exigem ferramentas realmente avançadas. E a precisão que você precisa ter nas ferramentas e no trabalho com os materiais que fazemos é de última geração. E a habilidade em ferramentas é muito profunda aqui.
    “Nos EUA, você poderia ter uma reunião de engenheiros mecânicos (engenheiros de máquinas) e não tenho a certeza se poderíamos preencher a sala. Na China, você poderia encher vários campos de futebol.”
    Isto sem falar nas cadeias de suprimentos.
    Diz o analista Ming Ching-Kuo: “Em termos de rentabilidade, é muito melhor para a Apple levar o golpe de uma tarifa de 25% sobre iPhones vendidos no mercado dos EUA do que mover as linhas de montagem do iPhone de volta para os EUA.”
    “A análise de Kuo alude à escala e complexidade da atual infraestrutura de fabricação da Apple, que está profundamente enraizada na Ásia — particularmente na China e, cada vez mais, na Índia. A Apple conta com uma extensa rede de fornecedores e fabricantes contratados, como Foxconn e Pegatron, todos os quais operam em instalações de grande escala adaptadas especificamente aos requisitos de produção da Apple. Essas parcerias são apoiadas por décadas de refinamento logístico e permitem que a Apple produza iPhones com um volume e eficiência de custo que seria difícil, se não impossível, replicar nos Estados Unidos sob as condições atuais.”
    Trump é que acha que o iPhone tem que ser “made in USA”. Os “acionistas USA” da Apple e os utilizadores é que não acham graça. É provável que mude de ideias … se não s lembrar de nenhuma pior.

    • Max says:

      Afinal é 25% sobre os iPhones, os Samsungs e outros smartphones. Antes tinham ficados isentos de todas as taxas alfandegárias, exceto a “taxa fentanil”, de 20%, se fabricados na China.

  5. Asiim says:

    lol
    mesmo com esses 25% é mais vantajoso continuar a produzir fora do EUA. Os EUA não têm a logistica nem o nº de trabalhadores necessários para o nível de produção da Apple. E com os EUA a expulsar e a demonizar os imigrantes, a falta de força de trabalho só irá piorar.
    O trump bem pode ficar sentado à espera se acha que a Apple vai mudar os planos…

  6. Rui Almeida says:

    Ainda bem que comprei o iPhone 16 ainda há pouco. Já me fica para a vida. Já não devo comprar mais iPhones.

  7. X says:

    America, um país carregado de armas e no entanto tão pouca iniciativa para tratar deste cancro…

  8. Perfectly Balanced says:

    Se fosse ao Tim Apple no próximo iPhone anunciaria o preço como “$1000 + Trump’s Big Beautiful Tariff = $1250”.

  9. Cláudio says:

    A Apple não precisa do Trump para nada, a Apple tem capacidade de viver só dela mesma. Uma empresa trilionaria só precisa de clientes, e continuar a enganar as pessoas com as suas tangas de controlar tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.