Apple pagará à Google para trazer IA baseada no Gemini para a Siri
Não tem sido simples o processo de trazer a IA pra a SIRI e de criar uma assistente virtual mais capaz e com novas funcionalidades. Tem sido constantemente adiada, o que está a deixar os utilizadores preocupados. O mais recente avanço neste campo mostra que a Apple pagará à Google para criar modelo de IA baseado no Gemini para a Siri.
Gemini da Google irá salvar a nova Siri
A Apple adiara o lançamento da Siri reformulada para 2026 devido a desafios técnicos. No entanto, há agora noticia que a Siri melhorada por IA poderá ser lançada entre março e abril do próximo ano. A Apple também começou a trabalhar com a Google para integrar um modelo baseado no Gemini na nova versão da Siri.
Como Mark Gurman revelou na sua newsletter Power On, a nova Siri “basear-se-á no modelo Gemini da Google” e pretende introduzir funcionalidades como a pesquisa na web com inteligência artificial. Contudo, resta saber se os utilizadores da Apple irão aceitar uma assistente de IA baseada num modelo do Google, ou “se ela poderá desfazer anos de danos à marca Siri”.
Para preparar a Siri para o lançamento em março do próximo ano, a Apple estaria a pagar à Google para desenvolver um modelo personalizado baseado no Gemini para alimentar a assistente. Este será executado nos servidores de cloud privada da empresa, mas isso não significa que o seu ecossistema da será subitamente preenchido com os serviços da Google ou com as funcionalidades do Gemini disponíveis nos Android.
Apple está cada vez mais atrasada no campo da IA
Em vez disso, a Siri dependerá exclusivamente de um modelo de IA desenvolvido pela Google, que alimentará as novas capacidades de IA para os utilizadores da Apple dentro da interface da Apple. Gurman acrescentou que nenhuma das empresas deve comentar publicamente a parceria.
Antes, foi noticiado que a Apple estava em negociações com a Anthropic para utilizar os seus modelos Claude para alimentar a Siri. No entanto, dada a longa relação da Apple com a Google e ao acordo de pesquisa, a empresa acabou por optar pelos modelos de IA da Google. Embora os iPhones da Apple estejam a vender bem no mercado global, os dispositivos precisam de recursos de IA integrados em comparação com os Android.
Além disso, Gurman afirmou que o lançamento da Siri renovada coincidirá com o lançamento do novo ecrã inteligente da Apple, que estará disponível em versões com altifalante integrado e para montagem na parede. A Apple planeia também apresentar as mais recentes versões dos seus sistemas operativos na Worldwide Developers Conference, em junho de 2026, além de trazer grandes atualizações para a Apple Intelligence.























Mas o apple inteligence não ia usar o chatgpt? Uma empresa que cobra 300 euros por 8gb de ram e não tem capacidade para criar uma IA que ate eu criei para linux? Que empresa mais cringe
Por acaso comprei o meu macbook pro m5 e para passar de 500 para 1tb de espaco foram 250 euros mais 250 euros para passar de 16 para 24gb de ram. Nao e barato mas nao ha melhor preco na concorrencia com a mesma qualidade desculpa la. Ja tive varios portateis windows incluindo um Asus g16 scar strix gaming com hardware brutal e nao chega aos calcanhares do mac. Silencio absoluto mesmo a editar videos ou em light gaming, 26 horas de bateria a ver youtube e trabalhar com office e xcode, desculpa mas nao ha melhor que mac, Ja em telemoveis nao sou fa de iphone, acho uma aberracao em 2025 o ios nao ter um file explorer com acesso a musica e fotos algo que nao entendo de todo…para acrescentar uma musica em vez de apenas copiar precisar de sincronizar a biblioteca toda com o pc e se nao for o meu pc não da para meter la dentro uma musica! E absolutamente inacreditavel
Estás a comparar maçãs com laranjas. É perfeitamente normal um portátil gaming não ser silencioso quando se puxa por ele.
ainda copias musicas? estás a viver 2 décadas atrás
Ja experimentaste usar o spotify no apple watch? E que não transfere as musicas e quando as transfere fica sem acesso passado uns dias. Do pior que ha
Spotify? Tu estás só uma década atrás
O ZECA, então o que usas tu sem ser o spotify?
apple music logicamente
Nos chatbots pode-se combinr os modelos de IA “da casa” com modelos “da concorrência”, de (1) modo explícito (1) ou não (2).
– Exemplo de (1) – no chatbot Perplexity Pro, na interface da prompt, pode-se escolher modelos da Perplexity ou: o Claude Sonnet 4.5 (da Anthropic), GPT-5 (OpenAI) ou Gemini 2.5 Pro (Google). Mesmo que se escolha um modelo da concorrência, a resposta é sempre uma combinação da “IA da casa” (Perplexity) como a “IA da concorrência”.
– Qunto a (2) até há bem pouco tempo a Microsoft não tinha os sus próprios modelos e usava no Copilot exclusivamente modelos da OpenAI, combinados com o seu próprio desenvolvimento de sistemas da IA. E, mesmo tendo a Microsoft desenvolvido os seus modelos, continua a ter por base os da OpenAI, combinados com os seus.
Isto é outro campeonato, nada tem a ver com as tuas brincadeiras para Linux.
O que a Apple vai fazer, provavelmente, é seguir um sistema semelhante ao que referi do Perplexity, permitindo ao utilizador escolher qual o modelo da concorrência que prefere. “Ah, mas a Apple tem é que desenvolver a sua própria AI…”. Parece-me que o melhor caminho é combinar a sua com a dos outros. É o que fez a Perplexity e a Microsoft.
lol, sendo assim futuro sem muita diferenca entre Android e IOS.
verdade, os ultimos anos têm sido de convergência, apple a abrir paramenterizações, google a fechar store e instalações fora da store, em breve será uma preferencia de UI
Andaram a brincar com óculos virtuais que não serve para nada e agora ficaram atrasados de vez.
Sou usuário apple à vários anos. O que sinto é que a cada atualização e telefone novo, estão cada vez mais infantis. Não vejo inovação e criatividade nos pseudo lançamentos a cada ano. Muita perfumaria e cor.
Mais ou menos infantil que ser “usuario”?