Opinião – O que esperar da WWDC 2013
Estamos a poucos dias de um grande evento WWDC, onde a Apple irá dar a conhecer alguns dos seus projectos que serão tendência para o mercado da tecnologia em 2013 e 2014. É por isso um evento a seguir com atenção.
Depois do muito que se falou, de tantos rumores de lançamentos, a Apple, na voz dos mais e menos entendidos, poderá lançar um manancial de equipamentos, serviços e software. Mas será bem assim?
Claro que não, a Apple tem uma política de contenção de informação que liberta de forma temporal para evangelizar o mercado e é isso que podem contar.
Mas então neste evento WWDC 2013 o que podemos esperar?
A Worldwide Developers Conference (WWDC) está a poucos dias e é inegável que o mundo tem os olhos postos em cima do que a Apple irá apresentar. É inegável que este evento pode marcar as tendências, quer de um ponto de vista positivo quer negativo, isto se a Apple mantiver a sua política de "actualizações meigas" aos seus produtos e às suas tecnologias, que, desde há uns anos para cá, marcam o ritmo do desenvolvimento para o mercado tecnológico de consumo.
Muita gente está super entusiasmada com este evento e com o que de lá poderá sair, mas a realidade poderá ser diferente de tudo o que é rumor e de toda a magia que foi sido imaginada nos meios de comunicação.
Para começar não podemos esquecer que este evento sempre foi aproveitado pela Apple para discutir ideias e projectos ao nível da programação, por isso tem como nome Developers Conference, mas ainda assim poderá ser um palco útil para a Apple alimentar o mercado destes meses de provação, uma travessia do deserto de novidades que não se via há muito tempo.
Então qual é o core deste evento?
A WWDC é um lugar onde alguns, poucos, programadores têm a sorte de entrar e ganham acesso a contactos com os mais brilhantes departamentos de engenharia da Apple. Dessa forma, estes developers podem criar alguma intimidade com código e APIs, entre muitos outros factores de programação, do universo Apple. Isso é ouro actualmente., dada a conjuntura mundial na utilização de tecnologias da marca de Cupertino (como exemplo os valores pagos pela Apple aos developers).
Este é um lugar onde os programadores de iOS e OS X começam a espreitar - e a tocar - no novo material que está a ser desenhado pela casa mãe, permitindo a estes "sortudos" começar a programar, apontando as suas aplicações com vantagem sobre milhões de outros, aproveitando o que conheceram destas plataformas. Este é, em boa verdade, um local onde os developers têm contacto íntimo com o verdadeiro ecossistema Apple, na sua génese.
Assim, tenhamos presente que este evento é para Developers! Se forem ver as edições anteriores verão que o CEO da Apple e a sua equipa apenas têm um par de horas em palco (depois em cada sala decorrerão as palestras dedicadas) e que isso não chega para apresentar os "super, magnificos gadgets" que muitos esperam ver neste evento. Não fiquem, portanto, decepcionados!
Mas então o que poderá ser apresentado neste evento WWDC 2013?
Novos iPods
Não. Não acredito até porque a Apple acabou, como vimos aqui, de lançar uma actualização da família do iPod Touch. Não verão certamente novidades neste segmento!
Antevisões das actualizações do iOS e do OS X
Aqui sim, poderá haver muitas novidades, até porque se enquadram no que abordamos, no preâmbulo destas possíveis novidades. Como espaço para developers devemos sim esperar novidades sobre o novo iOS 7 e sobre o Mac OS X 10.9.
Na verdade espero algo profundo, na plataforma iOS 7, mas no Mac OS X não se esperam grandes inovações ou alterações estruturais, até porque correu bastante mal à Microsoft esse risco, pelo menos por agora. Não quer dizer que o Windows 8 não venha a ser um sucesso de vendas e seja trampolim para um idílico cenário de rejuvenescimento da plataforma que todos usamos (agora ou um dia).
Assim, o que nos poderá trazer cada uma destas plataformas?
iOS 7
Pessoalmente espero uma interface totalmente redesenhada, cortesia de Sir Jony Ive. Mas quem conhece e segue o trabalho de Jonathan Ive sabe que este designer britânico é muito conservador (ups, lá se vão alguns sonhos?), é vocês sabem que ele é um dos responsáveis do aspecto de alguns produtos de grande sucesso da Apple, como o MacBook Pro, iMac, MacBook Air, iPod Touch, iPhone, iPad e iPad Mini.
E o que têm estes dispositivos em comum?
Todos são muito conservadores nas suas linhas, conservadores no aspecto e por isso Ive foi deixando o aviso (esqueçam a parte escura da interface), o iOS 7 terá um 'look flat'. Ok, pacifico, até agradeço, não gosto do aspecto do couro costurado, nem dos apontamentos de madeira e dos ícones com laivos de 3D. Por favor, entreguem um interface clean. Ponham olhos na concorrência que faz um óptimo trabalho, senhores!
Juntamente neste segmento, é de esperar novos e renovados serviços do iCloud, trazendo um conjunto de novas APIs, integração com as redes sociais , o renovado e mais abrangente Siri (sim, o Siri trará novidades importantes, principalmente no segmento automóvel), integração mais íntima com o OS X e o iRadio. A febre da música será também aproveitada pela Apple.
iRadio
Conforme foi veiculado, a Apple fechou um acordo de licenciamento com a Waner Music Group no passado domingo, o que faz prever a apresentação do seu novo serviço de streaming musical. Há quem lhe chame iRadio e virá obviamente combater o sucesso do Spotify, entre outros. Este também deverá ser apresentado na WWDC 2013, faz sentido apresentar já o produto e acredito que o façam.
AirDrop for iOS
Outro tema que "cabe" neste evento é a nova (embora já falada desde há anos) tecnologia de partilha de ficheiros peer-to-peer que existe no Mac OS X e que pode ser portada para o iOS 7. É um grande salto e acredito que pode ser um trunfo. Até porque aumenta o que é muito criticado no iOS, a sua falta de flexibilidade na partilha de conteúdos, também é um desafio para os programadores.
OS X
Tem-se falado pouco deste salto na plataforma OS X. Mas espera-se melhorias graduais, principalmente na interface, espera-se que apreçam novas APIs, uma maior integração com o iCloud e que haja uma interacção maior com o iOS.
Acredito que a Apple, até pelos rumores mais seguros, poderá integrar o Siri nesta versão do OS X. Os ajustes nalgumas funções do OS X levariam a que o Siri fosse um salto importante em termos de aumento da performace e este SO precisa de facto desse incremento de velocidade. A inclusão do Siri mais perfeito no iOS 7 será a oportunidade para o portar OS X.
Também deverá aumentar a pressão ao mercado com a apresentação do iBooks e do Quiosque, são apps que terão de evoluir nesta plataforma, pois este é um mercado rentável para a Apple e para os seus parceiros. Depois, o normal, mais actualizações no iTunes e nas ferramentas nativas.
Os mapas da Apple?
Pois, poderá ser aqui também uma estreia, pode ser que a Apple venha corrigir este erro do passado e apresente no Mac OS X alguma boa novidade com esta sua tecnologia de mapas já bastante corrigida e muito aperfeiçoada. A Apple irá limpar a sua imagem, acredito que não perderá essa oportunidade, até porque a Google tem feito um excelente trabalho no seu produto de Mapas.
iCloud
Aqui veremos alguns importantes passos para tornar o iCloud numa ferramenta muito mais flexível e próxima do utilizador. A Apple tem recursos e está a programar certamente um passo de cada vez.
Um cliente para gerir o espaço na nuvem, permitindo o envio e a sincronização de dados entre dispositivos é credível e possível e faz parte do desafio para os developers. Na minha opinião, aqui haverá uma grande aposta, mesmo ao nível da área gaming.
Novo iPhone ou iPad
Neste evento? É altamente improvável.
Não podemos nunca esquecer que estes são os principais produtos da marca de Cupertino e terão honras exclusivas de apresentação. Estes rumores de iPhones de plástico, mais baratos é tudo para encher linhas, nada disso é o caminho da Apple e nem a Apple irá perder tempo com isso num evento destes. São fantasias.
A Apple voltou a um rigor que já não víamos há uns anos. Há um silêncio estranho, não se sabe nada (nada de interessante e de jeito) sobre o novo iPhone, isso é inquietante mas interessante oa mesmo tempo. Fala-se, como vimos já em vários artigos, em novidades de alto recorte tecnológico... apenas rumores, mas acredito que, quando a Apple lançar o iPhone 6, este terá - até porque o Galaxy S4 não permite outra coisa - de ser muito bom e criar o efeito WOW!
Novos Macs
Este é um segmento muito importante para a Apple, mas está longe de ser tão importante como o segmento mobile, aqueles que fazem furor: os iPhones e iPads. Assim, a anunciar algum hardware (se anunciar, o que também não estou muito convencido), este poderá ser um dos que a Apple escolherá. É uma ferramenta de trabalho, tem um curso de mercado que não é influenciado pela concorrência e está dependente do calendário exclusivo da Apple.
Iremos ver certamente uma aposta forte nos MacBooks Air, mais ecrãs retina e mais poder de processamento. Novidades que o mercado do hardware está desejoso por ver aproveitado.
iRing
Este é outro segmento muito curioso, é uma jóia de fantasia! Não acredito que nos próximos tempos, a Apple se meta nessa guerra. Há muito o que segurar, a Apple tem a Samsung à perna e não pode de forma alguma distrair-se no seu caminho mais forte.
Estas são algumas ideias com que fiquei e que têm vindo a público. Realidade, rumor, fantasia e expectativa, um misto de informações que só a Apple conhece, mais ninguém. Vamos ver se de facto teremos mais alguma novidade que desconhecemos. A app está lançada para cada um dos interessados cobrir o evento.
Qual será a vossa opinião e expectativas em relação a este evento?
Este artigo tem mais de um ano
Creio que o rumor do iRing estava associado a outro produto, a televisão da Apple, seria um acessório e não uma jóia. Não me parece que seja muito funcional ou sequer que seja o rumo que a Apple siga.
Mas na tua opinião, poderá neste evento sair algum conceito para esse segmento TV?
Não é descabido, de facto, mas como não há qualquer prefácio nesse campo… acho difícil.
a questão é que não tem grande cabimento falar do iRing isoladamente, como se fosse um segmento novo da Apple, como se a Apple quisesse ir para jóias.
Quanto à TV, pouca gente tem falado dela ultimamente, mas se a Apple lançar alguma este ano não seria descabido que levantasse um pouco o véu no congresso, pois imagino que traga novidades em termos de APIs do iOS para integração de serviços de terceiros na TV. Não creio que venha a ter uma loja como as outras, mas de certeza que tentará que a TV seja uma porta para certos serviços
Acho que se saísse algo nesse campo justificaria um evento independente. A não ser k não fosse nada de revolucionário
concordo que apresentar a TV seria noutro evento, mas pode demonstrar parte do rumo que vai seguir no software pois já tem a AppleTV
Interessante. Estava realmente a pensar que poderia ser um evento onde a Apple desse a conhecer um iPad novo, pelo menos. O mini com retina ou até o iPad de quinta geração.
É esperar pata ver 😛
1. Preview do IOS 7.
2. Preview do OSX 10.9.
3. Novos Air.
4. Novo Mac Pro ?!?!?
5. Iradio.
Pessoalmente gosto muito do design do iOS. Continua a ser o OS mais bonito. Obviamente que se tornarem a coisa mais flat e eliminarem alguns couros ou texturas mais pirosas agradeço. Não consigo perceber como é que se pode gabar a concorrência se batem elementos bem mais pirosos. Por exemplo os teclados do W8 e do Android esteticamente são verdadeiros ascos. Não estou a querer comparar, estou a querer refutar que se tem de ir atras da concorrência neste aspecto. Flat sim, mas com elegância.
Ir atrasa da concorrência em termos de funcionalidades? Sim há algumas coisas que a concorrência é superior: por exemplo settings ou teclado preditivo. Mas há mais coisas.
No entanto a maioria das coisas que gostava de ver estão na comunidade jailbreak.
Continuo a chat que 99% dos widgets na tela inicial são inúteis. Pouco valor acrescentam e em termos de funcionalize são um asco comparativamente as app tradicionais. Grande parte das k considero úteis ficariam bem nas notificações.
Portanto se a maior virtude do ios7 for em termo estéticos, ficarei desiludido l, porque para mim dizer k o sistema não muda desde o inicio não é argumento. Costuma-se dizer k em equipa vencedora não se mexe, afina-se.
O Sense é muito bonito e não desgosto do touchwiz
1. iOS 7
2. MacOS 10.9
3. Novos Serviços iCloud/iRadio
4. Mapas e Siri
5. Eventualmente iPhone (low cost)
6. Novos Mac’s (Talvez Air c/ retina)
Eu acredito no Pinho,
Já à algum tempo que reparei que não dá para comprar mac pro’s na store da apple.
Iphone, não me acredito que saía um novo, acredito mais numa melhoria de hardware, e com nome iphone 5s
preview iworks 2013.
Bem visto Joana, é uma forte possibilidade sim. Até pela “idade” da suite iWorks actual.
iLife 2013 tambem.
Seria muito bom.
o iworks senão aparecer desaparece. já perdeu mts fans para o office.
mesmo que venha com um design e com recursos fantásticos, se n vier brevemente vai à vida.
Estive a ver os lemas das WWDC de 2011 a 2013 e pareceu-me que a Apple está a prometer grandes novidades para este ano.
WWDC 2011: “Junta-te a nós para uma antevisão do iOS e do Mac OSX”
WWDC 2012: “Onde grandes ideias continuam a dar grandes coisas”
WWDC 2013: “Onde um mundo novo se está a desenvolver”
Acho que não pode ser só uma actualização de produtos, têm que aparecer produto(s) novo(s) – ou talvez não seja apenas um slogan publicitário.
” a Apple tem a Samsung à perna e não pode de forma alguma distrair-se no seu caminho mais forte.”
Lol…a samsung? lol, um telemovel de plastico que nem cabe no bolso tem mesmo muita hipotese contra o meu fantastico iPhone 5. Isso é uma cópia feita de plastico, telemovel pra quem nao tem dinheiro pra um iphone so pode. A unica verdadeira concorrente da apple? A HTC..
Tanto fanatismo. Sou utilizador de alguns periféricos Apple, como o ipad 2, apple tv….. mas para telefone, utilizo um samsung velho dual sim. É uma coisa que pelos vistos a apple ainda não percebeu, quem tem 1 telemóvel de serviço (trabalho) seguramente tem pelo menos outro pessoal….. isto se ainda não perceber que um dual sim resolve-lhe o problema.
Já vou no 3º dual sim (para empresas a TMN “oferece” novos equipamentos de 2 em 2 anos) e garanto-te que nem penso um minuto no iphone, até por ele faz no máximo o mesmo que o ipad.
O telefone quero mesmo é para fazer chamadas 🙂
“É uma coisa que pelos vistos a apple ainda não percebeu, quem tem 1 telemóvel de serviço (trabalho) seguramente tem pelo menos outro pessoal”… isto, cada vez é mais ridículo, desculpa lá! Nunca ouviste falar em cartões gémeos? 😀
Se referisses, por exemplo, nos iPads a criação de vários utilizadores? Aí já te dava razão e penso que mais tarde ou mais cedo irá aparecer, agora dual sim???? Quando estão prestes a desaparecer os SIMS???
Isso seria dar passos para trás numa empresa que arrasta os conceitos tecnológicos para o futuro. A APple está prestes a banir o SIM, o Nano SIM passará a um sistema “similar” ao que já nos Estados Unidos é usado, o sistema CDMA.
Ouve lá, se eu posso ter dois sim activos 24 horas, porque preciso, para que vou ter 1 sim activo de cada vez? Consigo fazer 2 chamadas em simultãneo (uma fica em standbye) e receber também até duas chamadas com um duo.
Olha lá, se a Apple é assim tão avançada, porque só agora é que estão a resolver os problemas de compatibilidade com o 4G na Europa?
Olha, já tive um mordem da Zapp que utiliza o sistema cdma… Uma grande porcaria para apanhar redes.
Quanto ao nano sim que a Apple quer impor na Europa, espero que tal nunca aconteça, não quero estar dependente de nenhuma empresa, seja ela qual for.
Já vi que tb és um fanático da Apple. Mas assim só tens acesso a uma fracção do mundo da informática, mas cada um escolhe o seu rumo!
Rui, não sou fanático, sou conhecedor e mais vale ser um profundo conhecedor que ignorante. Deixa-me ajudar-te.
Esta é uma necessidade muito infima, no mundo das comunicações, e é uma falsa questão que quem tem um dual SIM faz essa função, é incongruente pensar que a Apple faria algo que está ultrapassado, hoje poder ter isso sobre VoIP e muito mais. Cada vez são mais as pessoas que usam voz sobre IP e menos os operadores tradicionais. Não faz sentido o que dizes. Sabes o que é o FaceTime? Aposto que te passou muito ao lado! Mas é por aí que o futuro caminha.
Assim… quais problemas? Eu não tenho nenhum, os operadores que disponibilizam LTE em Portugal têm uma excelente qualidade e tanto no meu iPhone 5 como no meu iPad mini… é top, o que dizes é recesso, deves ter visto um artigo com 2 ou 3 anos. Estás desactualizado.
A ZAPP descontinuou o serviço CDMA450 em sstemebro de 2011, e a Zapp “morreu” por alguma razão. Provavelmente porque eles sim eram fracos, está visto que apostas nos cavalos errados. Isso porque desconheces o verdadeiro conceito da tecnologia.
A Apple não impõe meu caro, até porque a Apple tem um ecossistema próprio. Usas se quiseres, mas já reparaste que os verdadeiros saltos tecnológicos são pela mão da Apple? Focando este caso, se não fosse a Apple ainda as marcas usavam slots de cartões SIM, agora já podem usar micro SIM e nano SIM. E o proveito? É imenso, repara quem introduziu conceitos de banir as drives de disquetes nos portáteis? Quem baniu as drives ópticas dos portáteis? Quem introduziu nos computadores uma pen com o sistema operativo e acessórios? A Apple e quem mais tarde arrumou com isso tudo e partiu para o download via Mac App Store? A Apple. Quem introduziu os ecrãs com a tecnologia que conheces hoje, o Retina? A Apple, quem puxa pela tecnologia? 😉 Olha em frente e à volta e diz-me.
Estás enganado, tenho acesso aquilo que tu (provavelmente) não tens, tenho acesso e tenho contacto com a tecnologia que tu (provavelmente) desconheces, e pelo conhecimento e porque uso um pouco de tudo e são muitos anos já “neste mundo tecnológico”, no tempo em que nem sabias o que era um computador (provavelmente), escolho o melhor para aquilo que preciso. Tenho essa facilidade, sei escolher o melhor. Tu? Bem isso não sei, mas pelo que vejo desconheces estes mundos de tecnologia.
Não escondas o teu desconhecimento com criticas de fanático etc… aos outros, assume que não conheces, em vez de assumires que sabes mais que os outros.
@ Rui
Na Europa a implementação do 4G está longe de ser homogénea e é uma verdadeira manta de retalhos. Não acredito que haja um único aparelho neste momento que seja capaz de funcionar em todos os países na Europa. São os operadores que têm que resolver primeiro as suas implementações, e é isso que se tem visto.
Sobre o nano-SIM, é um standard tal como todos os outros SIM, por isso não estás dependente de nenhuma companhia. Ninguém paga nada à Apple pelo facto de ter sido ela a propor, e é possível usar esses cartões em quase todos os telemóveis com um adaptador
O moderador não percebeu.
Um cartão gémeo, duplica o mesmo número para 2 ou + SIM, mas a minha necessidade é outra, é a de ter 2 números de telefone 24 horas por dia activos. 1 número é meu, pago eu, o outro número de telemóvel paga a empresa (ou seja, um cartão pré-pago com moche e o outro com assinatura empresarial com grupo) e como já estava cansado de utilizar 2 telemóveis, aderi aos Dual-Sim. Tenho um Samsung B7722 e estou de tal forma satisfeito que o telemóvel (que já vai a caminho de 3 anos) que oferecei um Samsung S Duos à minha esposa (a operadora oferece equipamentos novos de 2 em 2 anos).
Bem sei que é uma nova norma 4FF, mas que foi imposta pela Apple, leiam o artigo da Exame Informática:
http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2012-03-22-apple-quer-impor-o-cartao-nano-sim
O que escrevi aqui não inventei, já foi escrito por alguém.
Quanto aos ecrãns de retina da Apple, estás completamente desatualizado. O que a Apple chama de retina, na realidade as outras marcas já utilizam essa tecnologia que se chama IPS. O IPS foi criado pela Hitachi …… em 2004. As primeiras marcas a utilizarem o IPS foram a Hitachi, NEC, Toshiba e Sony. Olha tenho um Sony Vaio Z31 de 2009 com ecrãn de “retina” 🙂
Não é verdade. A tecnologia Retina foi a Apple que lançou. O conjunto de especificações não existia mão senhor.
Citaste fontes que são genéricas, pouco especialistas mos temas, acredita no que te digo 😉
A Apple pressiona o mercado desde sempre. Com resultados positivos, tal como podes ver desde os anos 80.
O conceito dual sim, tem utilidade claro, mas não é o foco da Apple.
😉 os outros tb têm de trabalhar.
Imposta pela Apple?
É um standard que foi aprovado pelo orgão competente que gere estas normas, e que todos podem usar! Como é que achas que os outros SIMs apareceram? Aliás foi pensado para tentar manter compatibilidade, ao contrário de outras propostas que tb foram consideradas na altura. Tens alguma razão para achar má a especificação, para além de ter sido proposta pela Apple?
Sobre os ecrãs Retina, não é uma tecnologia mas uma especificação relativa à densidade de pixeis! Tanto pode ser com IPS como com outra tecnologia. É usada para identificar ecrãs com uma resolução tal que o utilizador não distingue os pixeis à distância normal de utilização do dispositivo. A Apple foi a primeira a implementar ecrãs de densidade tão elevada em dispositivos móveis.