PplWare Mobile

Opinião – O que esperar da WWDC 2013

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. eduardo says:

    Creio que o rumor do iRing estava associado a outro produto, a televisão da Apple, seria um acessório e não uma jóia. Não me parece que seja muito funcional ou sequer que seja o rumo que a Apple siga.

    • Vítor M. says:

      Mas na tua opinião, poderá neste evento sair algum conceito para esse segmento TV?

      Não é descabido, de facto, mas como não há qualquer prefácio nesse campo… acho difícil.

      • eduardo says:

        a questão é que não tem grande cabimento falar do iRing isoladamente, como se fosse um segmento novo da Apple, como se a Apple quisesse ir para jóias.
        Quanto à TV, pouca gente tem falado dela ultimamente, mas se a Apple lançar alguma este ano não seria descabido que levantasse um pouco o véu no congresso, pois imagino que traga novidades em termos de APIs do iOS para integração de serviços de terceiros na TV. Não creio que venha a ter uma loja como as outras, mas de certeza que tentará que a TV seja uma porta para certos serviços

      • Sergio J says:

        Acho que se saísse algo nesse campo justificaria um evento independente. A não ser k não fosse nada de revolucionário

  2. Gilberto Pereira says:

    Interessante. Estava realmente a pensar que poderia ser um evento onde a Apple desse a conhecer um iPad novo, pelo menos. O mini com retina ou até o iPad de quinta geração.

    É esperar pata ver 😛

  3. Pinho says:

    1. Preview do IOS 7.
    2. Preview do OSX 10.9.
    3. Novos Air.
    4. Novo Mac Pro ?!?!?
    5. Iradio.

  4. Sergio J says:

    Pessoalmente gosto muito do design do iOS. Continua a ser o OS mais bonito. Obviamente que se tornarem a coisa mais flat e eliminarem alguns couros ou texturas mais pirosas agradeço. Não consigo perceber como é que se pode gabar a concorrência se batem elementos bem mais pirosos. Por exemplo os teclados do W8 e do Android esteticamente são verdadeiros ascos. Não estou a querer comparar, estou a querer refutar que se tem de ir atras da concorrência neste aspecto. Flat sim, mas com elegância.

    Ir atrasa da concorrência em termos de funcionalidades? Sim há algumas coisas que a concorrência é superior: por exemplo settings ou teclado preditivo. Mas há mais coisas.

    No entanto a maioria das coisas que gostava de ver estão na comunidade jailbreak.

    Continuo a chat que 99% dos widgets na tela inicial são inúteis. Pouco valor acrescentam e em termos de funcionalize são um asco comparativamente as app tradicionais. Grande parte das k considero úteis ficariam bem nas notificações.

    Portanto se a maior virtude do ios7 for em termo estéticos, ficarei desiludido l, porque para mim dizer k o sistema não muda desde o inicio não é argumento. Costuma-se dizer k em equipa vencedora não se mexe, afina-se.

  5. The Man says:

    1. iOS 7
    2. MacOS 10.9
    3. Novos Serviços iCloud/iRadio
    4. Mapas e Siri
    5. Eventualmente iPhone (low cost)
    6. Novos Mac’s (Talvez Air c/ retina)

  6. Mrfipe says:

    Eu acredito no Pinho,

    Já à algum tempo que reparei que não dá para comprar mac pro’s na store da apple.

    Iphone, não me acredito que saía um novo, acredito mais numa melhoria de hardware, e com nome iphone 5s

  7. joana says:

    preview iworks 2013.

  8. joana says:

    o iworks senão aparecer desaparece. já perdeu mts fans para o office.
    mesmo que venha com um design e com recursos fantásticos, se n vier brevemente vai à vida.

  9. Benchmark do iPhone 5 says:

    Estive a ver os lemas das WWDC de 2011 a 2013 e pareceu-me que a Apple está a prometer grandes novidades para este ano.

    WWDC 2011: “Junta-te a nós para uma antevisão do iOS e do Mac OSX”

    WWDC 2012: “Onde grandes ideias continuam a dar grandes coisas”

    WWDC 2013: “Onde um mundo novo se está a desenvolver”

    Acho que não pode ser só uma actualização de produtos, têm que aparecer produto(s) novo(s) – ou talvez não seja apenas um slogan publicitário.

  10. miguel says:

    ” a Apple tem a Samsung à perna e não pode de forma alguma distrair-se no seu caminho mais forte.”
    Lol…a samsung? lol, um telemovel de plastico que nem cabe no bolso tem mesmo muita hipotese contra o meu fantastico iPhone 5. Isso é uma cópia feita de plastico, telemovel pra quem nao tem dinheiro pra um iphone so pode. A unica verdadeira concorrente da apple? A HTC..

  11. Rui says:

    Tanto fanatismo. Sou utilizador de alguns periféricos Apple, como o ipad 2, apple tv….. mas para telefone, utilizo um samsung velho dual sim. É uma coisa que pelos vistos a apple ainda não percebeu, quem tem 1 telemóvel de serviço (trabalho) seguramente tem pelo menos outro pessoal….. isto se ainda não perceber que um dual sim resolve-lhe o problema.
    Já vou no 3º dual sim (para empresas a TMN “oferece” novos equipamentos de 2 em 2 anos) e garanto-te que nem penso um minuto no iphone, até por ele faz no máximo o mesmo que o ipad.
    O telefone quero mesmo é para fazer chamadas 🙂

    • Vítor M. says:

      “É uma coisa que pelos vistos a apple ainda não percebeu, quem tem 1 telemóvel de serviço (trabalho) seguramente tem pelo menos outro pessoal”… isto, cada vez é mais ridículo, desculpa lá! Nunca ouviste falar em cartões gémeos? 😀

      Se referisses, por exemplo, nos iPads a criação de vários utilizadores? Aí já te dava razão e penso que mais tarde ou mais cedo irá aparecer, agora dual sim???? Quando estão prestes a desaparecer os SIMS???

      Isso seria dar passos para trás numa empresa que arrasta os conceitos tecnológicos para o futuro. A APple está prestes a banir o SIM, o Nano SIM passará a um sistema “similar” ao que já nos Estados Unidos é usado, o sistema CDMA.

      • Rui says:

        Ouve lá, se eu posso ter dois sim activos 24 horas, porque preciso, para que vou ter 1 sim activo de cada vez? Consigo fazer 2 chamadas em simultãneo (uma fica em standbye) e receber também até duas chamadas com um duo.
        Olha lá, se a Apple é assim tão avançada, porque só agora é que estão a resolver os problemas de compatibilidade com o 4G na Europa?
        Olha, já tive um mordem da Zapp que utiliza o sistema cdma… Uma grande porcaria para apanhar redes.
        Quanto ao nano sim que a Apple quer impor na Europa, espero que tal nunca aconteça, não quero estar dependente de nenhuma empresa, seja ela qual for.
        Já vi que tb és um fanático da Apple. Mas assim só tens acesso a uma fracção do mundo da informática, mas cada um escolhe o seu rumo!

        • Vítor M. says:

          Rui, não sou fanático, sou conhecedor e mais vale ser um profundo conhecedor que ignorante. Deixa-me ajudar-te.

          Ouve lá, se eu posso ter dois sim activos 24 horas, porque preciso, para que vou ter 1 sim activo de cada vez? Consigo fazer 2 chamadas em simultãneo (uma fica em standbye) e receber também até duas chamadas com um duo.

          Esta é uma necessidade muito infima, no mundo das comunicações, e é uma falsa questão que quem tem um dual SIM faz essa função, é incongruente pensar que a Apple faria algo que está ultrapassado, hoje poder ter isso sobre VoIP e muito mais. Cada vez são mais as pessoas que usam voz sobre IP e menos os operadores tradicionais. Não faz sentido o que dizes. Sabes o que é o FaceTime? Aposto que te passou muito ao lado! Mas é por aí que o futuro caminha.

          Olha lá, se a Apple é assim tão avançada, porque só agora é que estão a resolver os problemas de compatibilidade com o 4G na Europa?

          Assim… quais problemas? Eu não tenho nenhum, os operadores que disponibilizam LTE em Portugal têm uma excelente qualidade e tanto no meu iPhone 5 como no meu iPad mini… é top, o que dizes é recesso, deves ter visto um artigo com 2 ou 3 anos. Estás desactualizado.

          Olha, já tive um mordem da Zapp que utiliza o sistema cdma… Uma grande porcaria para apanhar redes.

          A ZAPP descontinuou o serviço CDMA450 em sstemebro de 2011, e a Zapp “morreu” por alguma razão. Provavelmente porque eles sim eram fracos, está visto que apostas nos cavalos errados. Isso porque desconheces o verdadeiro conceito da tecnologia.

          Mas tiveste onde?
          Quanto ao nano sim que a Apple quer impor na Europa, espero que tal nunca aconteça, não quero estar dependente de nenhuma empresa, seja ela qual for.

          A Apple não impõe meu caro, até porque a Apple tem um ecossistema próprio. Usas se quiseres, mas já reparaste que os verdadeiros saltos tecnológicos são pela mão da Apple? Focando este caso, se não fosse a Apple ainda as marcas usavam slots de cartões SIM, agora já podem usar micro SIM e nano SIM. E o proveito? É imenso, repara quem introduziu conceitos de banir as drives de disquetes nos portáteis? Quem baniu as drives ópticas dos portáteis? Quem introduziu nos computadores uma pen com o sistema operativo e acessórios? A Apple e quem mais tarde arrumou com isso tudo e partiu para o download via Mac App Store? A Apple. Quem introduziu os ecrãs com a tecnologia que conheces hoje, o Retina? A Apple, quem puxa pela tecnologia? 😉 Olha em frente e à volta e diz-me.

          Já vi que tb és um fanático da Apple. Mas assim só tens acesso a uma fracção do mundo da informática, mas cada um escolhe o seu rumo!

          Estás enganado, tenho acesso aquilo que tu (provavelmente) não tens, tenho acesso e tenho contacto com a tecnologia que tu (provavelmente) desconheces, e pelo conhecimento e porque uso um pouco de tudo e são muitos anos já “neste mundo tecnológico”, no tempo em que nem sabias o que era um computador (provavelmente), escolho o melhor para aquilo que preciso. Tenho essa facilidade, sei escolher o melhor. Tu? Bem isso não sei, mas pelo que vejo desconheces estes mundos de tecnologia.

          Não escondas o teu desconhecimento com criticas de fanático etc… aos outros, assume que não conheces, em vez de assumires que sabes mais que os outros.

        • Nunes says:

          @ Rui
          Na Europa a implementação do 4G está longe de ser homogénea e é uma verdadeira manta de retalhos. Não acredito que haja um único aparelho neste momento que seja capaz de funcionar em todos os países na Europa. São os operadores que têm que resolver primeiro as suas implementações, e é isso que se tem visto.
          Sobre o nano-SIM, é um standard tal como todos os outros SIM, por isso não estás dependente de nenhuma companhia. Ninguém paga nada à Apple pelo facto de ter sido ela a propor, e é possível usar esses cartões em quase todos os telemóveis com um adaptador

  12. Rui says:

    O moderador não percebeu.
    Um cartão gémeo, duplica o mesmo número para 2 ou + SIM, mas a minha necessidade é outra, é a de ter 2 números de telefone 24 horas por dia activos. 1 número é meu, pago eu, o outro número de telemóvel paga a empresa (ou seja, um cartão pré-pago com moche e o outro com assinatura empresarial com grupo) e como já estava cansado de utilizar 2 telemóveis, aderi aos Dual-Sim. Tenho um Samsung B7722 e estou de tal forma satisfeito que o telemóvel (que já vai a caminho de 3 anos) que oferecei um Samsung S Duos à minha esposa (a operadora oferece equipamentos novos de 2 em 2 anos).
    Bem sei que é uma nova norma 4FF, mas que foi imposta pela Apple, leiam o artigo da Exame Informática:
    http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2012-03-22-apple-quer-impor-o-cartao-nano-sim

    O que escrevi aqui não inventei, já foi escrito por alguém.

    Quanto aos ecrãns de retina da Apple, estás completamente desatualizado. O que a Apple chama de retina, na realidade as outras marcas já utilizam essa tecnologia que se chama IPS. O IPS foi criado pela Hitachi …… em 2004. As primeiras marcas a utilizarem o IPS foram a Hitachi, NEC, Toshiba e Sony. Olha tenho um Sony Vaio Z31 de 2009 com ecrãn de “retina” 🙂

    • Vítor M. says:

      Não é verdade. A tecnologia Retina foi a Apple que lançou. O conjunto de especificações não existia mão senhor.

      Citaste fontes que são genéricas, pouco especialistas mos temas, acredita no que te digo 😉

      A Apple pressiona o mercado desde sempre. Com resultados positivos, tal como podes ver desde os anos 80.

      O conceito dual sim, tem utilidade claro, mas não é o foco da Apple.

      😉 os outros tb têm de trabalhar.

    • Nunes says:

      Imposta pela Apple?
      É um standard que foi aprovado pelo orgão competente que gere estas normas, e que todos podem usar! Como é que achas que os outros SIMs apareceram? Aliás foi pensado para tentar manter compatibilidade, ao contrário de outras propostas que tb foram consideradas na altura. Tens alguma razão para achar má a especificação, para além de ter sido proposta pela Apple?
      Sobre os ecrãs Retina, não é uma tecnologia mas uma especificação relativa à densidade de pixeis! Tanto pode ser com IPS como com outra tecnologia. É usada para identificar ecrãs com uma resolução tal que o utilizador não distingue os pixeis à distância normal de utilização do dispositivo. A Apple foi a primeira a implementar ecrãs de densidade tão elevada em dispositivos móveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.