Novo problema na Apple? Bateria do iPhone pode inchar durante viagens de avião
A Apple é reconhecida pelo rigoroso controlo de qualidade dos seus dispositivos. Mas nem mesmo a gigante de Cupertino está imune a falhas inesperadas. Surgiram relatos que apontam para um comportamento anómalo e potencialmente perigoso na bateria do iPhone em viagens de avião.
Relatos de incidentes com bateria do iPhone a inchar
O problema reside na bateria, que parece ter tendência a inchar quando sujeita a certas condições durante voos comerciais, levantando novas questões sobre a segurança a bordo. A situação foi trazida a público através de partilhas de proprietários de equipamentos recentes, nomeadamente um iPhone 16 Pro Max e um iPhone 15.
Segundo as informações disponibilizadas, os dispositivos apresentaram um inchaço significativo da bateria durante o voo. O caso do modelo Pro Max foi documentado fotograficamente, mostrando que a expansão foi suficiente para forçar o descolamento do painel traseiro do corpo do telemóvel.
Curiosamente, o problema reverteu-se assim que a aeronave aterrou, com o equipamento a retomar a sua forma original, embora a integridade estrutural já tivesse sido comprometida. Outro utilizador reportou um cenário idêntico em dois voos distintos, sugerindo que não se trata de um caso isolado.
A influência da pressão atmosférica no hardware da Apple
A explicação mais plausível para este fenómeno prende-se com a física das baterias de iões de lítio e a pressurização das cabines dos aviões. A teoria sugere que algumas unidades podem conter gás no seu interior devido a processos de fabrico imperfeitos. Em altitude, onde a pressão atmosférica é menor, esse gás expande-se, fazendo a bateria inchar.
Esta hipótese justifica o facto de o dispositivo voltar ao normal quando a pressão exterior aumenta ao nível do solo. No entanto, esta expansão temporária é suficiente para danificar os selos de estanquidade, anulando a resistência à água e poeira do iPhone. Apesar de parecer uma ocorrência rara, o risco de incêndio associado a baterias danificadas em ambiente pressurizado é real e não deve ser ignorado.
Recomenda-se que qualquer passageiro que detete o seu iPhone a inchar alerte de imediato a tripulação de bordo. Adicionalmente, é crucial recolher prova fotográfica do incidente enquanto este ocorre. Como o inchaço desaparece após a aterragem, os técnicos da Apple podem não conseguir replicar a falha em loja, dificultando o acionamento da garantia sem evidências visuais do sucedido.





















Viajo todos os meses de aviao e o meu iphone esta impecavel, ha que encher e inventar para ter conteudo ne?
O meu já tem muitos milhares de milhas, mas não quer dizer que alguns não tenham esse problema. Mais vale investigar!
A Apple faz 80000000000 de baterias, anualmente. Cerca de 20%, são para testes. São feitas em 5 fábricas, 4, na China e 1, nos EUA.
Ninguém está livre de apanhar uma, das 500000 baterias, produzidas, numa fábrica, que tenham algum defeito. Já aconteceu, com o Ipad, que levou, a Apple a mudar, a localização do chip de rede móvel, para não aquecer… se estiver num ambiente, com pressão superior (depois de meia dúzia de queixas, vindas da Bolívia, que foram ignoradas pelos 900000 milhões, de perfis, online). Pouca coisa, vai ler, sobre esse problema, porque, nunca foi declarado, como real. 99,9999999% dos clientes, ou não deram por ele ou nunca usaram, o Ipad, em ambientes pressurizados.
Gases, gases … pum, problema resolvido 🙂
Não serão gases ? …. A propria noticia parece confirmar isso ? A outra hipótese gravidez , nao me parece possivel …
Tendo em conta que a maioria dos frequent flyers é iPhone owner, tenho sérias dúvidas quanto à veracidade disto, deve ser caso isolado
um dois casos em millions, teremos muitos planes a cair devido a baterias the telefones, enfim. Rezem pelo Maduro que isso passa. lol