Mulher diz que o Apple Watch ajudou a salvar a sua vida e a do seu bebé
Os dispositivos vestíveis foram um "futurismo" dos anos 70 e 80 quando as séries de ficção científica imaginavam um relógio intercomunicador, que também detetasse problemas físicos e que fosse uma chave para destrancar portas. O futuro é agora e o Apple Watch encabeça um leque de vários smartwatches importantíssimos para quem os utiliza. Um exemplo dessa realidade é o dispositivo da Apple creditado de ter ajudado a salvar uma mulher e o bebé.
Função de monitorização cardíaca do Apple Watch salvou mãe e bebé
A tecnologia disponível a todos permite, muitas vezes, que não se dê o devido valor. Mas hoje temos no pulso autênticas máquina, poderosas, que podem ser vitais.
São quase semanais os exemplos que chegam à comunicação social, de smartwatches e smartphones a servirem de elemento que diferencia o perder a vida e o chamar pelo socorro. E as vendas destes dispositivos falam por si. Em 2022 foram vendidos cerca de 200 milhões destes vestíveis.
Segundo informações partilhadas pelo canal de informação Fox19, uma mulher do Norte do Kentucky atribui ao Apple Watch o mérito de ter ajudado a salvar a sua vida - e a do seu bebé. Veronica Williams diz que, durante a gravidez, recebeu uma notificação de ritmo cardíaco elevado no seu Apple Watch que a levou a procurar ajuda junto do seu médico.
Veronica diz que recebeu vários alertas de frequência cardíaca elevada no seu Apple Watch e reparou que estava a "começar a sentir falta de ar". Ligou então para o seu médico, que lhe disse para ir às urgências.
Quando dei por mim, chegaram a dizer: 'Temos de fazer uma cesariana de emergência. Pode ser? Fui levada para fora do quarto e acordei na [Universidade de Cincinnati].
Contou a mulher.
Os médicos conseguiram fazer o parto, mas Veronica continuava a debater-se com dificuldades. O médico diagnosticou-lhe uma forma rara de miocardite.
Essencialmente, o que aconteceu foi que o seu sistema imunitário foi levado a atacar o seu próprio coração como se fosse algo externo.
Explicou o cirurgião de Veronica, Dr. Louis Benson Louis IV.
A mulher passou um mês no hospital e recebeu cuidados contínuos. Agora, tanto ela como o seu bebé estão muito bem.
Avisos de saúde cardíaca no Apple Watch
Pode ativar os avisos da app Ritmo cardíaco no Apple Watch para receber avisos de um ritmo cardíaco acelerado, lento ou irregular.
Avisos de ritmo cardíaco acelerado ou lento
Se o seu ritmo cardíaco se mantiver acima ou abaixo de um determinado número de batimentos por minuto (BPM), o Apple Watch pode enviar-lhe um aviso. Estas notificações só estão disponíveis no Apple Watch Series 1 ou posterior, a partir dos 13 anos.
Pode ativar os avisos de ritmo cardíaco na primeira vez que abrir a app Ritmo cardíaco no Apple Watch ou em qualquer altura posteriormente a partir do iPhone:
- No iPhone, abra a app Apple Watch.
- Toque no separador O meu relógio e, em seguida, toque em Coração.
- Toque em Ritmo cardíaco elevado e, em seguida, selecione um valor de BPM.
- Toque em Ritmo cardíaco baixo e, em seguida, selecione um valor de BPM.
Avisos de ritmo cardíaco irregular
A funcionalidade de aviso de ritmo cardíaco irregular no Apple Watch irá ler ocasionalmente o batimento cardíaco para verificar a existência de um possível ritmo cardíaco irregular que possa constituir um sinal de fibrilação auricular (FibA). Saiba como ativar os avisos de ritmo cardíaco irregular. Os avisos de ritmo cardíaco irregular só estão atualmente disponíveis em determinados países e regiões. Também pode encontrar a versão da funcionalidade de aviso de ritmo cardíaco irregular.
O que precisa para ativar os avisos de ritmo cardíaco irregular
- Certifique-se de que os avisos estão disponíveis no seu país ou região. Saiba onde os avisos de ritmo cardíaco irregular estão disponíveis.
- Atualize o seu iPhone para a versão mais recente do iOS e o Apple Watch para a versão mais recente do watchOS.
- Estes avisos não foram concebidos para pessoas que tenham sido diagnosticadas com FibA.
- Estes avisos não foram concebidos para utilização por pessoas com idade inferior a 22 anos.
- O Histórico de FA não pode estar ativado.
Como ativar os avisos de ritmo cardíaco irregular
- Certifique-se de que o software do iPhone e Apple Watch está atualizado.
- No iPhone, abra a app Saúde.
- Toque no separador Explorar e, em seguida, aceda a Coração > Avisos de ritmo cardíaco irregular.
- Após configurar os avisos de ritmo cardíaco irregular, poderá ativá-los ou desativá-los na app Apple Watch no iPhone: abra a app Apple Watch, toque no separador O meu relógio e, em seguida, aceda a Coração > Ritmo irregular.
O que fazer quando receber um aviso
Se receber um aviso, significa que a funcionalidade de aviso de ritmo cardíaco irregular no Apple Watch identificou um ritmo cardíaco irregular que sugere FibA, confirmado através de várias leituras.
Se não tiver sido diagnosticado com FibA por um médico, deverá consultar um médico. Se tiver sido diagnosticado com FibA por um médico, saiba como pode monitorizar o Histórico de FA no Apple Watch.
Como funcionam os avisos de ritmo cardíaco irregular
A funcionalidade de aviso de ritmo cardíaco irregular no Apple Watch irá ler ocasionalmente o batimento cardíaco para verificar a existência de um possível ritmo cardíaco irregular que possa constituir um sinal de fibrilação auricular (FibA). Normalmente, esta leitura ocorre quando não se encontra em movimento, para garantir resultados mais fiáveis. O número de leituras diárias e o tempo decorrido entre as leituras irá variar conforme o grau de atividade.
Acerca da FibA
A FibA é um tipo de ritmo cardíaco irregular em que os batimentos das cavidades superiores e inferiores do coração estão dessincronizados.
Segundo os Centros para o Controlo e a Prevenção de Doenças, cerca de 2% das pessoas com idade inferior a 65 anos e 9% das pessoas com idade igual ou superior a 65 anos têm FibA. As irregularidades no ritmo cardíaco tornam-se mais comuns à medida que as pessoas envelhecem. Algumas pessoas com FibA não têm quaisquer sintomas. Outras pessoas têm sintomas que podem incluir batimento cardíaco acelerado, palpitações, fadiga ou falta de ar.
A FibA é uma patologia crónica, mas a quantidade de tempo passado em FibA pode variar. As pessoas com FibA têm, frequentemente, vidas saudáveis e ativas. A quantidade de tempo que o seu coração está em FibA pode potencialmente ser reduzida com atividade física regular, uma alimentação saudável e adequada à doença, um peso saudável e tratamento de outras patologias clínicas que possam piorar a FibA. Se não for tratada, a FibA poderá causar insuficiência cardíaca ou a formação de coágulos sanguíneos que, por sua vez, poderão provocar um AVC. A FibA pode ser controlada com medicação e acompanhamento médico. Os problemas de saúde anteriores podem ser prevenidos com diagnóstico e tratamento precoces.
Aspetos que deve ter em conta
- Se o Modo de baixo consumo estiver ativado, não receberá quaisquer avisos de ritmo cardíaco acelerado, lento ou irregular.
- O Apple Watch não consegue detetar ataques cardíacos. Se sentir dor, pressão, aperto no peito ou achar que está a ter um ataque cardíaco, ligue imediatamente para os serviços de emergência.
- A funcionalidade de aviso de ritmo cardíaco irregular no Apple Watch não procura constantemente sinais de FibA. Isto significa que não consegue detetar todos os episódios de FibA e que as pessoas com FibA poderão não receber um aviso.
- Se estiver a sentir-se mal, deverá consultar o seu médico, mesmo que não receba um aviso. Alguns sintomas, como um batimento cardíaco acelerado ou pesado, palpitações, tonturas ou desmaios, podem indicar um grave problema de saúde.
- Não altere a medicação sem consultar o seu médico.
- Em alguns casos, o aviso pode indicar a presença de um ritmo cardíaco irregular, mas não de FibA.
Precisamos de histórias dos “1000 milhões” de outros smartwatches e bandas que também fazem análises e que terão ajudado a salvar vidas.
Não pode ser só o Apple Watch que esteja a ajudar a alertar as pessoas para problemas de saúde.
Numa fase crítica para a empresa começam a surgir notícias sobre os benefícios dos equipamentos, engraçado que tenho um Smart whatch que faz isso de forma constante alertando de imediato não 10m depois porque só analiza de X em X tempo. Já agora custa 5x menos e com uma bateria bem superior.
Exato, um Huawei watch 4 também salvou mas aqui não vi nada…
Não leste? Só te caem os olhos para a Apple.
Acho que a malta fica arrepiada quando falam na Apple, tipo ódio.Por favor, podia ser outra marca. Tenho um sensor Polar H10, Vantage e um Ultra 2.Um deles se me desse alguma leitura fora do normal, estava-me nas tintas se era Apple ou Polar.