PplWare Mobile

McDonalds vai adoptar pagamentos via NFC até 15 de Setembro


Editora no Pplware e psicóloga de profissão. Desde cedo que a tecnologia é uma paixão, interessando-se em particular com o impacto que esta tem na nossa vida e nos comportamentos que as pessoas adotam nas redes sociais.

Destaques PPLWARE

  1. Andre Alves says:

    Nota claro que é tudo patriotismo.

    A quantos anos ja existe o NFC nos Samsung ou outros dispositivos.

    é preciso sair num Iphone para ser logo implementado. Deviam ter vergonha em fazer isto.

    Mas mesmo assim, sera o inicio da mudança

  2. Dumitru says:

    IPhone 6 ja faz mexer o mundo?! lool o IPhone 6 ja vem atrasado! me digam quantos aparelhos e desde quande ja tem nfc?!

    • +1. Era para dizer o mesmo no meu comentário e esqueci-me!

    • Pedro Pinto says:

      De facto é uma verdade e não há como negar. Temos comentado muito esta questão da Apple ser “secundária” na adopção dessa tecnologia mas, a verdade, é que até agora essa tecnologia era pouco utilizada. Agora, com a suposta integração do NFC no iPhone 6…tudo vai mudar (eu acredito nisso) 🙂

      • Nuno Vieira says:

        A Apple vai colocar NFC nos seus aparelhos porque cada vez mais está a ser adoptado por POS, cartões bancários, e não ao contrário.

        • Nunes says:

          resta saber se a Apple se vai limitar a seguir o mero NFC “bancário”, que pouco mais traz ao utilizador do que o que se consegue com um cartão bancário.
          Algo me diz que a Apple aproveitará para criar um sistema próprio de pagamentos, provavelmente com outros terminais, talvez compatíveis com NFC de outros telemóveis mas com mais funcionalidades com o iPhone.
          A Google tentou criar um sistema com o Wallet mas sem grande sucesso até ao momento, principalmente por não ter comunicação directa às contas bancárias para pagamentos.
          A Starbucks tem tido algum sucesso porque permite funcionalidades extra aos seus clientes, com ganhos imediatos!
          Quando os sistemas permitirem vantagens imediatas aos seus utilizadores de forma generalizada, é quando terá sucesso. Mas para isso acontecer é preciso mais do que ter NFC, é preciso uma óptima integração de vários componentes e serviços. para criar novas formas de comércio e pagamento.

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      E para que serviu o NFC?
      O post está a focar-se no NFC quando isso é irrelevante.
      Tanto quanto se perceba a McDonalds irá lançar uma app para smartphones para usar nos seus estabelecimentos.

      A lógica da Apple é totalmente diferente. Passa por usar os cartões de crédito que já existem no iTunes, por fazer acordos com as companhias de cartões de crédito para considerarem os pagamentos com iPhone 6 mais seguros com menos risco e por isso cobrando comissões menores aos comerciantes (que podem refletir isso em descontos), utilizar o Passbook e, provavelmente, combinar, ao nível do SO, o BLE com o NFC.

      Os acordos com a Visa AmercanExpress e outros têm sido anunciados.

    • Ricardo Crispim says:

      Desde pelo menos 2007!! Pelo menos havia um modelo da Nokia que já permitia nos USA fazer pagamentos. Um acordo na altura entre a Citi, MasterCard and AT&T, segundo me lembro…
      Mas sim, a Apple revoluciona tudo o que toca!! (sarcasmo)

    • Nelson says:

      Todos têm NFC, menos um, o McD não põe pagamento NFC…

      O iPhone 6, que sairá em breve, supostamente terá NFC… o McD põe NFC…

      LOL

      Tá serto!

      • Francisco pinto says:

        Só falta saber se a Apple via ‘abrir’ o NFC a App de 3° ou se vai fazer como fez com o Touch ID em que esteve um ano ‘fechado’ aos serviços da Apple e desbloqueio do iPhone..

      • LP says:

        Não havia NFC, todos menos um implementaram o NFC, Visas e afins adoptaram o NFC, TODOS passaram então a adoptar o NFC…
        Parece-me que a cronologia dos acontecimentos será mais assim.

        • Nunes says:

          todos passaram a adoptar o NFC, só se esqueceram foi de tornar o NFC suficientemente atractivo para que todas as lojas quisessem usar, e o mesmo se diga dos utilizadores.
          O NFC até já estava a perder fôlego, a Paypal estava a apostar em Beacons em vez de NFC, etc, etc

        • Nelson says:

          A Visa ainda não implementou o NFC.

          A visa implementou o RFID.

  3. Fazem filas tão grandes para comprar um iPhone como para comprar um Menu Super-Gigante (o equivalente em portugal, wait, it doesn’t exists here!) com um Big (Big Big) Mac, é óbvio que a McDonnalds queira fazer tal coisa.
    Enfim, americanos, cegos por tudo o que os faça gastar dinheiro. Just my 2 cents.

  4. José Pratas says:

    Será o iPhone 6 que está a fazer mexer o mundo ou será a proliferação de cartões de pagamento que já suportam NFC?
    Qualquer cartão bancário emitido em 2014 já suporta esta tecnologia.

    É provável que o iPhone possa contribuir para o aumento do interesse na tecnologia mas daí a dizer que já faz mexer o mundo, quando, aliás só tem uma quota de mercado a rondas os 10% parece-me um bocado exagerado.

  5. André says:

    será que é desta que o google wallet vai ser implementado em Portugal?

  6. Ric says:

    Os blackberry tem sistema NFC a muito tempo, os leitores de impressoes digitais existiam nos telemoveis Porsche Design desde 2006 ou 2007 mas parece que quando a Apple decide usar algo é que é novidade quando na realidade o faz com dois ou 3 anos de atraso.

    • Nunes says:

      e o que é que aconteceu a esses blackberry com leitores de impressão?
      desapareceram para nunca mais se ver tal coisa. Meramente colocar mais hardware não é complicado, o complicado é que o hardware funcione fiavelmente e seja fácil de usar, e isso são coisas que não tinhas com leitores de impressões até aparecer no iPhone. Daí que os aparelho que apareceram com leitores terem rapidamente desaparecido do mercado. Se funcionassem bem certamente que os fabricantes teriam continuado a apostar na tecnologia

  7. the Dell guy says:

    porque razão consideram que foi o iPhone o impulsionador? ou foi apenas a evolução do mercado.
    não consigo entender esta diferenciação.

  8. lmx says:

    A propria sibs deveria disponiblizar métodos de pagamento via nfc!

    Ou melhor até os próprios bancos…

  9. João Gomes says:

    Foi há cerca de 10 anos que o NFC Forum foi criado, o qual tinha o objetivo de proliferar as potencialidades desta tecnologia, cujo protocolo já existia há mais tempo, naturalmente.

    Neste incluem-se, atualmente, cerca de 170 entidades, de várias áreas (LG, Nokia, Microsoft, Visa Inc., American Express, MasterCard Worldwide, Intel, etc.).

    Parece realmente credível, que vai ser a Apple (que nem sequer pertence ao Forum), com o seu Iphone 6 que vai, finalmente, estimular este mercado?!
    Duvido muito. Vai ser apenas uma feliz coincidência, pois os utilizadores têm aumentado mais a confiança neste tipo de tecnologia, visto que esta também tem sofrido evoluções.

    De lembrar, no entanto, que a utilização prática desta tecnologia, em pagamentos, já existe há vários anos, como no exemplo do Nokia 6131 NFC, de 2007, que já permitia fazer pagamentos através de MasterCard, restrito a certos locais, sim!, mas já permitia. Claro que já surgiram outros produtos com esta tecnologia, em especial, nos últimos anos, os quais não vou enumerar para não parecer “fanboy”.

    Este comentário é totalmente imparcial, e, de modo algum, sou “hater” da Apple, e seus produtos (até acho piada a alguns), mas faz-me alguma impressão este tipo de assuntos tendenciosos, onde alguns seguem certas marcas, de forma cega.

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      Desconfio dos comentários “Este comentário é totalmente imparcial” – ou é objectivo ou não é, e se é nota-se. Já se sabe que houve tentativas de usar o NFC em pagamentos, com o sucesso que é conhecido – quase nenhum.

      Mas já agora, convém saber que a Apple tem muito tempo e dinheiro gasto em investigação do NFC. E bastantes patentes sobre NFC. Os iPhones não o traziam porque não servia para nada. Com um sistema de pagamentos que combine cartões de crédito do iTunes/ companhias de cartão de crédito e bancos porque é preciso instalar terminais de pagamentos/ Passbook / BLE/ Touch ID, o NFC torna-se necessário, provavelmente porque as empresas de cartões de crédito e bancos assim consideram para os utilizadores do Android e outras plataformas não ficarem de fora.

      http://www.nfcworld.com/2014/01/16/327536/apple-patent-combines-nfc-bluetooth-wifi-mobile-payments/

    • Nunes says:

      o problema do NFC em pagamentos é que só por si não traz nenhuma vantagem face ao uso dum comum cartão bancário. A interacção continua a ser basicamente a mesma.
      Para que as pessoas passem a usar o telemóvel para pagamentos tem que se tornar significativamente mais prático e com mais funcionalidades que um cartão bancário. É por isso que ainda não se vê grande adopção.

  10. Alexsandro says:

    Aos poucos estão a mudar, se repararem na imagem em que aparece um TPA com um samsung, aquele modele é um IPP350 que já suporta esta tecnologia, grande parte do Lidl’s (passo a publicidade) já tem estes TPA’s aqui em Portugal.

  11. Kekes says:

    Mais uma noticia fantasiosa, os pagamentos contactless estão a ser implementados em todo o mundo pouco a pouco, a Apple apenas limitou-se a ser obrigada a seguir o mercado, como já o faz a muito tempo, zero novidades.

    • Francisco pinto says:

      Se o contactless fosse compatível com o NFC até te dava razão mas como não é o teu argumento cai por terra. 🙂

      • Benchmark do iPhone 5 says:

        O NFC e o contactless são tecnologias distintas, mas um leitor pode estar preparado para lidar com as duas (também não há nada que impeça que possa lidar com outras tecnologias semelhantes como o RFID clássico e o Bluetooth, desde que esteja preparado para isso).

        Um terminal de pagamentos pode estar preparado para aceitar cartões dos bancos contactless e telemóveis com NFC. A minha questão de principio sempre foi – se já tenho o cartão, e não há maneira de os bancos/companhias de cartão de crédito deixarem de mo dar (também me podem dar um normal, com contacto, que é mais seguro), para que é que eu e eles queremos o NFC?

        Se o NFC estiver integrado num sistema de pagamentos que lhe dê vantagens (por exemplo, no iPhone 6, com Touch ID, que o torna mais seguro, com menos risco e por isso com comissões mais baixas) então já se justifica.

        • Francisco pinto says:

          Pois pode mas o que tenho ouvido dizer é que não estam!

        • Francisco pinto says:

          Pois pode mas o que tenho ouvido dizer é que não estão.

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Que eu saiba, não estão. E os poucos contactless limitam os pagamentos a €20. Se houvesse pagamentos por NFC com telemóvel provavelmente o limite seria o mesmo – resultado, lá teríamos que andar sempre com cartão, ou para levantar dinheiro no Multibanco.

            Que se saiba, o único que usa pagamentos por NFC é a Starbucks, através de uma app para smartphone, representando estes pagamentos 15% do total. Para haver um um sistema geral de pagamentos cartão normal+contactless e NFC é preciso mudar os terminais de pagamento. Isso só se faz se a Apple, empresas de cartões de crédito, bancos, e grandes distribuidores o quiserem. Parece que querem.

  12. jokimen says:

    Vocês da pplware começam a ser demasiado facciosistas pois desde quando é que a APPLE é que vai começar com esse serviço NFC, a Samsung já possuí e até mesmo o meu OnePlusOne já possuí.
    E falem também dos problemas técnicos e são mais que muitos dos Iphones e Samsungs não caiam só em cima das marcas mais pequenas e novas

  13. Marco says:

    A azia é assim tão grande?

    Vamos ser realista, nfc existe antes de existir o iPhone, assim como o mp3 e o comércio de música digital existia antes do ipod. Qd a Apple lançou o ipod, lançou logo com acordo das grandes labels de música, o que aconteceu? A venda de música em formato digital teve aumentos exponenciais.

    Qd lançaram o iPhone o aumento de vendas de Smartphone tb teve aumento exponencial, assim como mudaram a forma de interacção.

    Com o nfc, que já existe há muito tempo, espera-se que venha por aí o lançamento mas com o acordo dos grandes players da indústria (pelo menos era assim que seria feito com o SB), e é aqui que reside diferença de que vale a Samsung lançar nfc se depois não tem utilidade para ele. Esta é a grande diferença são os acordos que se fazem e a utilidade que se dá à tecnologia, ter por ter não trás valor acrescentado.

  14. Sergio J says:

    vamos ver uma coisa, simt a Samsung já possuia, a empresa XPTO já possuia, mas depois o mercado não usava.
    Não se está a discutir o mérito tecnico da implementação por parte da Apple. Está a discutir-se o mérito da Apple influenciar o mercado.

    Vai um passo de gigante entre uma empresa apresentar uma tecnologia e o mercado adopta-la.

    Há muito que se diz que o NFC seria amplamente adoptado qd a Apple também o adoptasse. As utimas noticias só vem confirmar isso.

    • Pedro says:

      Loool os terminais ja estavam instalados nos restaurantes antes de se ouvirem falar de rumores de iphone 6 o C* não tem nada a ver com as calças, sei porque trabalho num MC.

      • Sergio J says:

        lê as respostas que estão acima e vê que estás falar de coisas difrentes.

      • ACS says:

        E será que não foi a apple que anda há varios meses se não anos a negociar com quem deve para impulsionar este tech? é que ao contrario de outra marcas a apple não tem o habito de colocar tech nos seus aparelhos só por que sim. Eles trazem sempre o pacote todo, é tudo na base da experiência.

    • l8 NFC says:

      Ou então a Apple só adoptaria o NFC quando o mercado começasse a adoptar.

      Isso dá para ver das 2 formas 😉

  15. Francisco Castro says:

    Boa tarde,
    Gostos à parte (Android vs IOS vs WP), tudo bem que vocês do Peopleware sejam fãs da Apple, mas desculpem dizer isto, acho 1 bocado “exagerado” publicarem uma notícia cujo foco é somente na adoptação de uma tecnologia já existente há algum tempo e presente em vários terminais de várias marcas, e darem ênfase à (finalmente) implementação pela 1a vez da referida tecnologia, pela marca que defendem.

    Quer se goste de A, B, ou C, não tem grande lógica. Fazerem menção em igual forma ao facto de que crê-se que o iPhone6 irá trazer NFC, o que também vai permitir a possibilidade de pagamento com recurso à referida tecnologia, tinha todo o sentido, mas enaltecerem desse modo, mais uma vez peço desculpa, mas não tem a mínima lógica.

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      Acho que tens toda a razão, anda por aí toda a gente a fazer pagamentos por telemóvel usando NFC. A Apple com o iPhone 6, é mais um, e por isso nem deveria merecer que se falasse disso. Se disseres onde já usaste o teu também ajudava.

      Ou esse sistema não existe, tirando a Starbucks e, eventualmente, como diz o post, o McDonalds?

      Espera por 3ª Fª. A Apple vai anunciar o seu sistema de pagamentos por NFC e ao mesmo tempo passar a perna ao Android. Cá por mim vai anunciar: “Fizemos um acordo com as empresas de cartões de crédito, por causa do Touch ID o nosso sistema de pagamentos é considerado seguríssimo. Por isso o iPhone 6 vai dar descontos em compras”

      O que tenho dito está tudo em linha com quem sabe 🙂

      http://www.wired.com/2014/09/iphone-credit-card/

      • Já roça o ridículo says:

        Oh Benchmark, desculpa que te diga, mas a tua ironia e as palas que tens (sim, ao contrário de ti, eu não sou cego e sei admitir o que for preciso), assim como os teus post’s que vou vendo pelo Peopleware, só me levam a dar-te uma resposta: Falar contigo é como falar para uma parede! Se não percebeste o que quis dizer com o meu comentário (que não teve rigorosamente nada a ver com guerrinhas estúpidas de SO’s!), também não vou ser eu a elucidar-te porque não é preciso ser-se muito inteligente para perceber.

        (Este comentário é dirigido a ti como user e não como pessoa, obviamente)

      • Francisco Castro says:

        Desculpa que te diga, mas a tua ironia e as palas que tens (sim, ao contrário de ti, eu não sou cego e sei admitir o que for preciso), assim como os teus post’s que vou vendo pelo Peopleware, só me levam a dar-te uma resposta: Falar contigo é como falar para uma parede! Se não percebeste o que quis dizer com o meu comentário (que não teve rigorosamente nada a ver com guerrinhas estúpidas de SO’s!), também não vou ser eu a elucidar-te porque não é preciso ser-se muito inteligente para perceber.

        (Este comentário é dirigido a ti como user e não como pessoa, obviamente)

        • Benchmark do iPhone 5 says:

          O que tu disseste:

          – Que “os administradores do pplware são fãs da Apple” – não me passaram procuração, por isso não tenho nada para dizer
          – “Que, e tal, não há novidade nenhuma” – o meu comentário mostra que há.

          Quanto ao teu desabafo, desabafa à vontade, senão a bílis dá cabo de ti, como user e como pessoa (Como é que se distinguem já agora? Escrever comentários é como ir ao estádio ver a bola – insulta-se toda a gente e depois sai-se e é-se uma excelente pessoa? Comigo o que chamas user e pessoa são a mesma. Escrevo umas larachas porque gosto. Só isso).

    • Nunes says:

      Muita gente da área considera desde há algum tempo que o NFC como meio de pagamento só terá sucesso com a entrada da Apple. Não só porque os seus utilizadores tem um forte peso na economia, mas porque a própria empresa tem um forte peso na adopção de tecnologias, uma grande influencia na percepção das pessoas sobre a importância de determinada tecnologia.
      O facto é que o NFC não tem tido grande sucesso como forma de pagamento até aqui. São várias as razões, mas duas delas são: a não presença da Apple, o que leva muitos comerciantes a ficar reticentes a fazer o investimento, por indefinição do futuro. E a tecnologia na sua forma usual não traz nenhuma grande vantagem para os utilizadores e comerciantes. É preciso mais…

  16. DC says:

    Aqui há umas semanas comentei que o facto do iPhone 6 poderia ser bom para a própria tecnologia porque certamente iria alargar muito o seu uso. Pelos vistos não me enganei. Venham esses terminais de pagamento. Ontem era tarde.

  17. xoxota says:

    Portugal deve ser o pais o país do mundo com mais ressabiados por m2. É nojento.

  18. Bahh says:

    NFC… com o meu cartão bancário não vai funcionar… lamento (circuito dentro do cartão destruído por muah má self porque ficar sem dinheiro sem sequer meter PIN não é bem a minha onda).
    Isto é só a McDonalds nos Estados Unidos da América para já.

  19. DeuX says:

    Já há bastante tempo que uso o NFC do meu note 3 para fazer check in no comboio todos os dias. A empresa onde trabalho usa NFC IDs para abrir as portas e muitas lojas aceitam pagamentos via NFC, por isso não considero o facto de possivelmente o iPhone vir a ter NFC o grande impulsionador do crescimento do mesmo. Terá a sua importância, mas não a que lhe querem dar.

  20. MarioM says:

    Uma perda de tempo e de dinheiro.
    Digamos que pode ser util,para os broncos dos States,por cá não serve de nada,tal como o SIRI.
    Pagamentos por cartão de credito,só paypal.
    Algo que sempre detestei na Apple foi para obter aplicações colocar lá o nº do cartão de credito.
    A Apple que não se ponha a pau com a Huawei,arrisca-se a ser uma Nokia.

  21. Rui Pacheco says:

    Isto é ironia ao mais alto nível, so o que a apple faz e divulga é que tem creditação e implementação ahahahah hurray apple hurray!!

  22. Afonso says:

    se para mudarem para terminais com tecnologia contactless ou da eurocard por exemplo foi o que foi, quanto mais agora para mudarem para os nfc… isto vai ser giro, malta a sacar guita e outros dados a fartazana dos tlm do lado!

  23. Bruno M. says:

    Hmm…não será coincidencia?

    Esta notícia é um pouco tendenciosa a meu ver. Não me acredito que a MCDonnalds ou outra empresa qualquer se lembrasse de pagamentos via NFC só por causa do iphone…

    Até porque estas decisões não são feitas do pé para a mão…

    O NFC não cresceu mas também não diminuiu…

    SE assim fosse os cartões com a nova tecnologia contactless (NFC) só apareceriam após iphones.. o que não sucedeu…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.