MagSafe: carregador sem fios da Apple é extremamente lento nos iPhones antigos
Há pouco mais de uma semana, a Apple apresentou ao mundo o seu novo iPhone 12. E no mesmo evento, foram ainda apresentados novos produtos, como por exemplo o novo carregador sem fios da marca, designado MagSafe. O equipamento surpreendeu os consumidores uma vez que moderniza a forma como se recarrega a bateria do iPhone.
Mas este carregador também funciona em iPhones mais antigos. No entanto, de acordo com os vários testes, parece que, nesses, o MagSafe apresenta um desempenho extremamente lento.
No evento da Apple, que aconteceu no passado dia 13 de outubro, a empresa da maçã apresentou ao mundo os seus tão aguardados novos iPhone 12.
Mas foram anunciadas muitas outras novidades, entre elas o carregador sem fios MagSafe. Este equipamento conta com ímanes alinhados de forma a fixar-se nos novos iPhone 12 ou iPhone 12 Pro, oferecendo uma capacidade de carregamento sem fios até 15 W, ainda mais rápido.
O MagSafe mantém a compatibilidade com o carregamento Qi e, assim, permite um carregamento wireless também no iPhone 8 ou posterior, bem como nos modelos AirPods com caixa de carregamento sem fios. No entanto, a funcionalidade de alinhamento magnético aplica-se apenas ao iPhone 12 e ao iPhone 12 Pro.
O carregador terá que ser comprado em separado e está à venda na loja da Apple por 45 euros.
MagSafe é muito lento a carregar iPhones antigos
Apesar de também poder ser usado em iPhones mais antigos, a verdade é que o seu desempenho é irritantemente lento nestes casos.
Esta foi a conclusão a que chegou o MacRumors depois de alguns testes que fez ao novo carregador wireless da Apple. O site realizou dois testes com MagSafe no iPhone XS Max e chegou à conclusão que talvez seja melhor usar o carregamento tradicional para este smartphone. Para o efeito foi descarregada a bateria até 1%, ativado o modo avião e colocado o iPhone XS Max a carregar durante meia hora.
No primeiro teste, o carregador conseguiu carregar o iPhone XS Max até 13% em 30 minutos. Já no segundo teste, a bateria chegou aos 14% no mesmo período de tempo.
Comparativamente a outros carregadores sem fios baseados em Qi, o novo equipamento da Apple é bastante mais lento. O MacRumors comparou o desempenho do MagSafe com um carregador Qi de 7,5 W e verificou uma maior rapidez deste último.
Ou seja, um carregador Qi de 7,5 W é capaz de carregar a bateria do iPhone mais antigo até cerca de 25% em meia hora. Em termos comparativos, é quase o dobro daquilo que o MagSafe consegue. Noutro teste ao iPhone XS Max com um carregador Belkin 7,5 W, o smartphone carregou 26% em 30 minutos.
Assim, apesar de o MagSafe funcionar perfeitamente nos novos iPhone 12, depois destes testes o site aconselha a quem tem um modelo mais antigo a não investir neste novo carregador wireless da Apple.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: MacRumors
Neste artigo: Apple, carregador wireless, iPhone 12, iPhones antigos, Magsafe
É o que dá copiar o carregador do IKEA de 2018…
É lento de qualquer maneira em qualquer smartphone. 15w deixou de ser rápido há pelo menos 3 anos.
15w é o mais rápido num iPhone por wireless até hoje. Ninguém decide comprar iPhone ou Android por causa da velocidade do carregamento wireless, quem compra iPhone é por outros mil aspectos que vêm em primeiro lugar por isso se sou um utilizador de iPhone simplesmente 15w é melhor que 7,5w. O Android ate pode ter 50w por wireless mas eu não sou utilizador Android e certamente não vou mudar de SO por causa disso.
A típica conversa de um utilizador Android é essa mesma, especificações.
É como dizer que um Mac trás isto e um PC não trás, ou vice versa. Se eu sou utilizador de PC pouco me importa o que o Mac trás porque não vou mudar para Mac por causa de hardware, o que me faria mudar era se achasse que precisava de utilizar MacOS.
Nos smartphones é a mesma coisa.
Ate diria que 15W ‘e mais do que suficiente para carregar qualquer telemóvel!
Pois claro, vcs fãs, tem de justificar a compra.
Qualquer pessoa com um senso crítico sabe que aifone de hoje em dia é só marketing e mais nada. Inovação morreu junto com o Steve.
Não vejo onde existe a justificação da compra, pelo contrário, vejo racionalidade.
Em relação ao marketing, folgo em saber que é uma das empresas que vive apenas à custa disso… enfim!
tens toda a razão, nem camera trás o aifone, estes fãs compram tijolos só porque sim..
Isso é bom, de certeza não aquece tanto