M3 Pro da Apple é pouco mais rápido do que o M2 Pro, afirma recente teste
O novo chip M3 Pro da Apple com uma CPU de 12 núcleos oferece um desempenho pouco mais rápido do que o M2 Pro com uma CPU de 12 núcleos, de acordo com um recente teste. Este é apenas um resultado de benchmark, pelo que são necessários mais resultados para garantir a exatidão.
Este teste de benchmark, descoberto hoje por Vadim Yuryev, co-apresentador do canal do YouTube Max Tech, é apenas um único resultado de benchmark, pelo que são necessários mais testes para que se possa afirmar o que quer que seja.
O resultado mostra que o M3 Pro tem uma pontuação single-core de 3.035 e uma pontuação multi-core de 15.173. Se estas pontuações forem exatas, o M3 Pro é até 14% mais rápido do que o M2 Pro em termos de desempenho de núcleo único, mas apenas até 6% mais rápido em termos de desempenho multi-core para as tarefas e fluxos de trabalho mais exigentes.
Tanto o M2 Pro como o M3 Pro estão equipados com uma CPU de até 12 núcleos, mas o mais recente tem apenas seis núcleos de alto desempenho e seis núcleos de eficiência, enquanto o M2 Pro tem oito núcleos de alto desempenho e quatro núcleos de eficiência.
Assim, embora o novo chip seja fabricado com o processo de 3nm da TSMC, em comparação com os 5nm do M2 Pro, os ganhos de desempenho resultantes do chip são reduzidos devido ao facto de ter menos dois núcleos de desempenho. O M3 Pro também tem menos 25% de largura de banda de memória e menos um núcleo de GPU em comparação com o M2 Pro.
Ao limitar o seu número de núcleos de alto desempenho, a Apple criou uma maior diferenciação entre o M3 Pro e o M3 Max, que tem até 12 núcleos de alto desempenho. No entanto, como resultado, o M3 Pro é pouco mais rápido do que o M2 Pro.
O M3 Pro é o chip menos melhorado da série
Os resultados mostraram que o M3 Max é até 45% mais rápido do que o M2 Max, enquanto o chip M3 standard é até 20% mais rápido do que o chip M2 standard, pelo que o M3 Pro é de longe o chip menos melhorado da série. É claro que o M3 Pro continua a ser uma atualização significativa para quem vem de um Mac baseado em Intel, e é também é até 20% mais rápido do que o chip M1 Pro, o que é uma melhoria decente.
Como sempre, os benchmarks fornecem um ponto de referência útil, mas o desempenho no mundo real pode variar.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Ou seja vai continuar uma porcaria para rodar apps e jogos x86. Obrigado apple.
Hum? Para que raios uma pessoa que compra uma máquina com processador arm vai querer rodar apps x86? Não faz sentido…pra isso, vai pra AMD ou Intel que ainda estão para durar…quem vai pra M2 ou M3 vai correr apps nativas ARM…After Effects, DaVinci Resolve, Final Cut, Motion, Logic Pro…todos esses já são ARM nativo!
Mas está mais que visto que a partir da série M1, o resto pouco melhorou (salvo aceleração ProRes) e então após o M2 já nem se fala (em termos reais). Porquê? Porque não há jogos nem Apps 3D/CAD decentes (tirando um punhado) a funcionar sob MacOS. Isto quer dizer que por muito poder que tenham os chips seguintes, é inútil para 99.999% dos futuros compradores. E num futuro próximo isso não parece que vá mudar.
Isto denota que faz mais sentido às vezes comprar um M3 que um M2 Pro de entrada; e quer dizer que nas próximas gerações nem vale a pena ir para o Pro/Max porque não há nada de extraordinário a aproveitar… ou a Apple considera adoptar o W11/W12 ARM para correr em paralelo e aí aproveitar o hardware.
Como não? Sou editor de vídeos, e o M1 foi uma lufada de ar fresco quando chegou o DaVinci Resolve Studio para ele…o After Effects também é nativo ARM….enfim, mais rapidamente a Apple tem todas as Apps para Arm nativas do que a Microsoft ter Adobe e DaVinci Resolve Studio nativo em ARM….
A Microsoft já tentou com o Surface RT…MAs nenhuma desenvolvedora pegou naquilo e então transformou-se num autêntico pisa papéis!
Acho que ele quis dizer que o M1 foi fantástico, o M2 menos (só para ProRes) e o M3…inútil?
Acho que não tens bem noção daquilo que foi lançado.
O M3 Pro é apenas um dos novos processadores… Se fores a comparar o M3 Max com o M2 Max, o ganho em performance é bastante maior (cerca de 45%), aproximando-se da performance do M1 Ultra que requeria estar instalado num desktop.
Desilude, especialmente pelo fabrico de fabrico ter sido atualizado de 5 para 3nm. Este aumento de performance parece ter sido consequência da alteração do processo de litografia e pouco mais.
Não, o facto de ter atualmente um fabrico na litografia de 3 nanómetros permite menor consumo de energia aliado com um incremento de performance fantástico. Num Mac com M2 já se faziam coisas extraordinárias em termos de desempenho. Imagino com o M3 que é ainda mais rápido. O silencia é outra das características. Deixas de ouvir os sistemas de refrigeração. Depois… a longevidade dos equipamentos. Trabalhares com aplicações mais pesadas, como os editores de imagem, passou a ser “um passeio no parque”.
errado, o aumento não pode ser explicado apenas do processo de fabrico!
Não reparaste que o novo M3 Pro tem menos núcleos de alta performance do que o M2 Pro (6 (podendo até ser só 5) vs 8), e não entanto, consegue ter melhor performance.
Se fores para o M3 Max o ganho é muito maior vs o M2 Max.
Apple a ser Apple. Ou melhor maçã podre a se fazer passar por maçã nova, como sempre. Não sei quem é que ainda compra produtos dessa empresa de marketing…Que a muito tempo deixo de ser uma empresa tecnológica..