iPhone X levou cinco anos para ser criado, segundo Jony Ive
A Apple tem uma equipa abastada de investigação, design e criação para os seus produtos, esse é um facto conhecido e que ao longo da última década tem mostrado preponderância nalguns segmentos e criado algumas tendências como resultado dessa investigação. Os equipamentos são estudados ao pormenor e demoram vários anos até chegarem ao mercado.
O topo de gama do iPhone e aquele que se diz ser dos mais avançados equipamentos do segmento mobile, o iPhone X, está há 5 anos em testes e em desenvolvimento, segundo revelou Jony Ive, o diretor de design da Apple.
Foram várias as declarações e revelações feitas por Jony Ive no evento New Yorker TechFest, que aconteceu na última sexta-feira. Já demos conta de algumas das suas ideias e preocupações, entre elas a que referiu da utilização errada do iPhone por parte de alguns utilizadores e agora, segundo o India Times, foi também referido que a tecnologia Face ID presente no iPhone X foi algo que esteve em investigação e desenvolvimento durante os últimos 5 anos.
Tal como acontece em todos os iPhones, alguns até foram tornados públicos, a Apple fabricou vários protótipos para testar a tecnologia e avançar com um tipo de ecrã inovador no seu segmento.
Segundo o criativo da empresa de Cupertino, a tarefa de chegar a um produto final não foi fácil, isto porque a equipa não ficava unanimemente satisfeita com os resultados conseguidos.
There's a tendency, and of course there is, and I understand it, with the benefit of hindsight, all of it seems inevitable, but for 99 percent of the time, it didn’t work for us. For the vast majority of the development cycle, all we had were things that failed. By definition, if they didn't fail halfway through, then we’d be done.
Na entrevista percebe-se que o mercado pressionou a Apple, principalmente no que toca aos ecrãs de ponta a ponta, que faziam já grande sucesso em marcas como a Xiaomi, LG ou Samsung. Contudo, Jony Ive refere que não foi um processo simples tornar esta alteração funcional, atraente e dentro de uma valor que o mercado "aceitasse".
Na entrevista, embora fosse questionado sobre o que entenderia ser a evolução do iPhone, o diretor de design da Apple não desvendou nem levantou o véu a nenhuma novidade em que a Apple esteja já a trabalhar.
Este artigo tem mais de um ano
5 anos e ficaram satisfeitos com aquele mamaracho no topo so ecra?
tanto tempo 5 anos, pronto já sabemos que o proximo Iphone x2 da Apple a seguir ao Iphone X só daqui a mais 5 anos, até lá não vale apenas comprar mais nada…
Quer dizer que ja estavam a ser criado o iphone X quando lançaram o Iphone 5?
Pensando bem, acho que foi quando estavam a lançar o primeiro em 2017…
Quer dizer que o desespero de tentar tornar o iPhone X relevante é tanto que até já inventam coisas para aparecer. Não é a Apple que está em maus lençois, é o lugar destes VP’s (e CEO) que já começa a ser questionado…
não.. apenas estavam a desenvolver a tecnologia de reconhecimento facial desde essa altura!!
a Nokia com o Pureview foi a mesma coisa… demorou algum tempo a desenvolver a tecnologia
Ele refere que nesse espaço de tempo desenvolveram o face id, como alternativa a forma de desbloqueio à existente na época (5anos) era básica.
Tudo o resto é recente por apenas responderam às necessidades do mercado como ecrã sem margem.
Claro. Há um documentário antigo com Steve jobs, onde existiam vários espaços de desenvolvimento, com diferentes objetivos temporais, mas que ja estavam em desenvolvimento. Os bons sao assim. Os militares fazem a mesma coisa… Quando a tecnologia deles fica comum, é disponibilizada para o publico
5 anos para meter o bezel dentro do próprio ecrã??? LOL
Tretas …..
Não consigo acreditar nesses 5 anos. Em 5 anos não conseguiram nada melhor e realmente inovador (sem ser o FaceID, evidentemente)? É que há modelos bem mais apelativos e bem conseguidos na concorrência.
Lol, é melhor reler a noticia pois aquilo que quer excluir no seu comentário foi precisamente o que esteve em desenvolvimento durante 5 anos, o resto como diz no artigo são necessidades actuais do mercado.
Reitero: 5 anos, para apenas aquilo? Há que perceber que estamos a falar em 5 anos, não meses… Em 5 anos não se espera muito mais? Uma empresa daquela magnitude? 5 anos?! A sério?
Nem vale a pena comentar, esta noticia parece-me um pouco de desespero por parte da Apple, na entrevista antiga disse que alguns dos utilizadores faziam uma utilização errada do iPhone, e agora demorou 5 anos a criar o iPhone X, parece que a Apple perdeu mesmo o rumo, e o insucesso que atravessa com o iPhone e o seu S.O, eu outrora fui um fanático pela Apple e sempre gostei dos seus produtos, embora o hardware ficava sempre aquém das expectativas. Sempre adorei e amei os seus produtos, mas acima de tudo amo a tecnologia, e para tal não pude continuar a seguir a Apple, pois neste momento encontra-se quase 2 anos atrás da concorrência nem o iPhone X muda a minha expectativa, estou feliz e muito contente com o meu Samsung Note 8, onde a Apple não conseguirá bate-lo nem com o iPhone X. Sem falar no iOS 11,eu n o Android sempre fui muito critico por ser um pouco desorganizado, a partir da versão 6.0 (Marshmallow) ficou muito melhor e compreendi que a Apple ficou perdida no tempo e sem ideias. Sem modificações visual no seu SO, muito por medo da aceitação dos utilizadores, e faz com que tenha perdido o lugar na inovação. O legado de Steve Jobs acabou. Tim Cook ainda não convence, pelo menos a mim. O brilho da Apple está fosco e fraco, Jonathan Ive deveria ser o CEO da Apple e nunca Tim Cook. Aproveitam-se dos clientes, os ditos fanáticos, fazem o mesmo iPhone com 1 GB de RAM diferente do antecessor e toda a gente vai comprar, é ridículo. Comprei um iMac 21,5 versão 2015, nem a Ram nem disco rigido nada se pode mudar a não ser recorrendo à marca. A Apple sempre foi um pouco fechada, mas acho um exagero agora, tanto se fecha que há-de acabar sozinha em lugar nenhum. Este foi um desabafo de um simples utilizador que em tempos amou os produtos desta empresa e sempre os comprou, mas no final a decisão é a seguinte : não vale a pena.
Desenhado a 5 anos, mas so agora investem nos ecras OLED para nao ficarem dependentes da Samsung… Esta bem…
Dizem que estao a pensar tirar o fingerprint desde o Iphone5, colocar o FaceID desde o iPhone 5…
Ca para mim e a treta de “nao. Nao pusemos o FaceID porque nao conseguimos por o fingerprint com o design actual” e por isso mudaram de opniao… Mas ok.. So que algo muito grave se passou ai… 5 anos a desenvolver para depois acabar por ter problemas na produção…. e muito tempo para levar em conta esses erros, que se estao mesmo a 5 anos a desenvolver isso, sao erros de novato…
Que grande treta, por isso é que atrasaram as vendas!!!
5 anos a desenvolver algo que nada de novo traz, estes pensam que trabalham na NASA….
… o que eles dizem só para vender…e afinal vão vender um equipamento já desatualizado…
há 5 anos ja pensavam num smartphone sem margens? que tretas
dizem que, o que custou mais a desenvolver foi o carregamento rapido
Depois de ter lido isto encontrei isto:
https://img-9gag-fun.9cache.com/photo/a4Gzn8Z_700b_v1.jpg
Mau nada
Ou seja, quando a Blackberry lançou o seus telemóveis com navegação através de gestos e sem botões – a Apple ficou logo imediatamente com cobiça. Que malandros!
1 ano a ser desenvolvido, 4 anos a tomar decisão se a Samsung iria ser o fornecedor dos ecrás…
Quando se está a pensar em desenvolver um produto tens que primeiro desenhar os objectivos, ver se sao tecnica- e económicamente viáveis. Durante o caminho há muitos tropeções, podem ter planeado fazer com ecrãs na traseira ou desdobráveis, baterias muito superiores, etc e aí aproximar-se 2017 ter que mudar a estratégia. Parece fácil mas não é e cada retrocesso obriga a mudar muita coisa. Óbvio que as equipas não estão só dedicadas ao X mas mesmo assim é algo que demora muito tempo.
Quem se dedica a fazer o que já está feito fala muito, de contrário veriam que há projectos de 5-10 anos que muitas vezes vão para o lixo por não serem possíveis á última da hora.
nah fora de tretas agora, o FaceID demorou 5 anos a ser desenvolvido… mas para o marketing ideal é fazer entranhar no cérbero do consumidor que (e sublinhado pelo Ive) o iPhone X demorou 5 anos…
O tempo e dinheiro que gastaram no Face ID se calhar podia ter sido investido em algo mais proveitoso.
Não estou a ver onde se pode chamar pratico a um sistema como o Face ID
Acho piada quando vejo pessoal que pensa que as empresas (seja ela qual for) desenvolve uma tecnologia de um dia para o outro…
Ora acorda um gajo e lembra-se…Epah vamos adicionar reconhecimento facial no telefone, vai a loja do chines, compra meia duzia de componentes, toma um café no caminho para o escritório.
Senta-se na sua secretária, bate umas linhas de código e está feito…mesmo a tempo do almoco pensa ele antes de ir comer uma sandes de presunto na badalhoca…
Isso tem tanta piada como os que acham que as tecnologias são desenvolvidas de raiz, em vez de pagarem no que já está desenvolvido por outros, como é o caso de quase tudo no iPhone X.
*pegarem
Desenvolver aquilo que já estava desenvolvido ,,,
…dentro de um valor que o mercado “aceitasse”.
Aqui no Brasil, o IPhone 8 está chegando por R$ 6.500 reais, eu euro é cerca de € 1,724, eu não imagino como o nosso mercado aqui no Brasil vai aceitar um valor mais alto que esta do iphone 8.
Gastaram 5 anos para vender este produto ?
Vamos ver o que a Hauwei tem a apresentar no Mate 10
Se calhar lá se vão 5 anos pelo cano abaixo
Aquele “chifre” na tela na minha opinião vai limitar a quantidade de ícones que poderiam ser exibidos, como WiFi e outros.