iPhone 15: Instale o iOS 17.0.2 para evitar problemas na configuração inicial
Agora que o iPhone 15 chega às lojas e a todos os que o encomendaram online, surge a informação de um potencial problema. A Apple tem a atualização 17.0.2 do iOS preparada, que deve ser instalada de imediato no iPhone 15 ou este fica simplesmente bloqueado e sem poder ser usado.
Essencial a atualização 17.0.2 do iOS
A Apple lançou o iOS 17.0.1 esta semana, corrigindo alguns problemas que a empresa detetou após o lançamento da versão final do seu novo sistema operativo. Ao mesmo tempo, e apenas para os diferentes modelos do iPhone 15, surgiu outra atualização, o iOS 17.0.2, que resolve problemas com a transferência de dados para este smartphone.
O que acontece é que muitos ignoram este passo e avançam, para depois ficarem com o iPhone 15 ou 15 Pro bloqueado no logótipo Apple e sem o poderem usar. A solução nestes casos é fazer a reposição de fábrica e repetir o processo. A atualização deve ser realizada no primeiro momento, antes de copiar os dados.
Como recuperar o iPhone 15 neste caso
Todos os que ignorarem este passo essencial, ficam com o equipamento bloqueado e a necessitar de restaurar. Esse passo requer utilizar um computador e é relativamente simples. OS passos a tomar estão explicados abaixo.
- Ligue o iPhone novo a um computador com um cabo.
- Prima e solte rapidamente o botão Aumentar volume. Prima e solte rapidamente o botão Diminuir volume. Em seguida, mantenha premido o botão lateral.
- Continue a manter premido enquanto o logótipo Apple é apresentado e não o solte até surgir a imagem de um computador e um cabo.
- No computador, localize o iPhone novo no Finder ou no iTunes.
- Selecione Restaurar quando surgir a opção Restaurar ou Atualizar.
Se o iPhone reiniciar enquanto o computador descarrega o software do iPhone, aguarde a conclusão da descarga e, em seguida, coloque o iPhone em modo de recuperação novamente. O passo seguinte é atualizar o software do iPhone novo, que é também simples de fazer:
- No ecrã de boas-vindas, siga as instruções no ecrã para iniciar o processo de configuração.
- Instale a atualização de software disponível durante o processo de configuração.
No final, os utilizadores podem finalmente transferir as suas apps e os seus dados para o iPhone novo. O processo é conhecido e será simples e rápido de ser realizado pelos utilizadores.
Apple alerta todos para estes problemas
É assim importante e recomendado que a atualização seja feita no primeiro momento em que o iPhone 15 é ligado. Os utilizadores devem resistir à tentação de transferir os seus dados para rapidamente terem o novo equipamento pronto a ser usado e conhecido a fundo.
Dado que todos os modelos do novo iPhone 15 e 15 Pro chegam com o iOS 17, este é um passo que tem mesmo de acontecer. O tempo adicional da atualização é curto e poupará muitos problemas alguns minutos depois.
Este artigo tem mais de um ano
Outra vez arroz… De que adianta lançar atualizações mal acabadas para andar sempre com o “coração” nas mãos.
Zzzz, Zzzz, Zzzz … mas que melgas.
Para comparação, a versão 16.0 foi lançada a 12/09/2022 e a 16.0.1 a 14/09/2022. É habitual depois do lançamento de uma versão principal (X.0) ser quase de seguida lançada uma versão secundária (X.0.1).
É normal para fanboys… eu não gosto de pensar qual será a próxima falha imediata. Em meia dúzia de dias detectaram e corrigiram as falhas???
Não é meia dúzia de dias, foram três dias.
– O iOS 17.0 foi disponibilizado a 18/09/2023.
– O iOS 17.0.1 e o iOS 17.0.2 em 21/09/2023.
Diz a Apple
Para a 17.0.1 (iPhones exceto o 15) – Esta atualização fornece correções de segurança importantes.
Para a 17.0.2 (iPhone 15) – fornece correções de erros importantes, inclui atualizações de segurança e resolve um problema que podia impedir a transferência de dados diretamente de outro iPhone durante a configuração. Note-se o “podia”, ou seja, casos raros, que não foram detetados nos testes.
No caso do iPhone 15 há meses que a Apple anda a fabricá-los e armazená-los com o iOS 17.0 instalado. Independentemente da data em que teve conhecimento das falhas, incluindo a possibilidade de bloquear a transferência de dados – tinha que os por à venda com o iOS 17.0, que avisa imediatamente para se atualizar para o iOS 17.0.2.
Mas sim, a Apple é rápida com as atualizações – de 3º nível. Tem é que perceber os níveis: 17.0 é a atualização principal, 17.1 (2º nível) inclui algumas funcionalidades novas, menores e 17.0.1 (3º nível) é de correção de bugs e problemas de segurança. São estas as que podem ser feitas em poucos dias.
Esta semana correu bem mal a Apple numa semana fiz 2 actualizações e vejo agora isto aqui mais uma actualização para quem tem o iPhone 15.
Não. Houve a atualização maior (iOS 17.0) a que se seguiu, ao mesmo tempo, as atualizações 17.0.1 e a 17.0.2 (esta para iPhone 15).
Posso te dizer que esta semana atualizei o meu iPad para 17.0, e ontem atualizei para 17.0.1 logo foram 2 atualizações numa semana.
Vamos ver para a semana…
Não disse o contrário. Só quis dizer é que para o iPhone 15, que está a chegar às lojas, a atualização é diretamente para a 17.0.2, disponibilizada ao mesmo tempo que que a 17.0.1. Então se a 17.0 era atualizada para os outros iPhones não tinha que ser atualizada para o 15?
“Todos os que ignorarem este passo essencial, ficam com o equipamento bloqueado e a necessitar de restaurar.”
Não sei de onde saiu o todos. Pode acontecer – e por isso deve ser instalada a atualização 17.0.2 antes de se fazer a transferência dos dados do iPhone antigo para o 15. Em princípio, quando o 15 é ligado pede logo a atualização para o 17.0.2.
Os 15 estão agora a chegar à lojas. Não me admirava que as próximas fornadas viessem com a 17.0.2 instalada.
A Apple está a cair em desgraça, não fazem nada de jeito
A Apple no seu melhor …
Ainda hà “otários” a dar dinheiro à Apple para isto …
E fãs como o ave
“O que acontece é que muitos ignoram este passo e avançam, para depois ficarem com o iPhone 15 ou 15 Pro bloqueado no logótipo Apple e sem o poderem usar”… é certo que pode acontecer noutros OS’s, mas acharem que é normal e perfeitamente desculpável, sem qualquer crítica, só mesmo para fanboys… depois dizem que não são…
“Muitos ignoram” – não há quaisquer dados se são muitos ou se são poucos, os iPhones 15 começam agora a chegar às lojas. Quando se liga o iPhone 15 pede imediatamente que se atualize para o iOS 17.0.2, seria estranho que não fizessem.
“[Quem não atualizar para o iOS 17.0.] fica com o iPhone 15 bloqueado” – não é verdade, em alguns casos, a transferência de dados do iPhone antigo para o novo pode não ficar completa. E, se isso acontecer, a Apple indica os passos “relativamente simples” para se realizar essa transferência. Problemas da transferência de dados do iPhone antigo para o novo – com a versão do iOS lançada com o novo iPhone novo – sempre aconteceram em versões anteriores do novo iPhonen com o novo iOS.
Não é nenhum bicho de sete cabeças 😉
O que tem que se perceber bem é que pode acontecer – em alguns casos. Se fosse em todos, queria dizer que um teste básico – que é o de transferência de dados do iPhone antigo para o novo – não tinha sido feito, antes dos iPhones 15 começarem a ser produzidos e armazenados.
… Quem não atualizar para o iOS 17.0.2 fica ..
É sempre bom ter um telefone de backup. Principalmente se o principal for da Apple.
É recomendado fazer backups antes das atualizações. Se não se fizer, o iPhone, para quem tiver a opção ligada, faz backups automáticos para a iCloud, que estará praticamente atualizada. Mas aqui a questão é passar os dados do iPhone antigo para o novo. Se o processo for interrompido e não se fizer à primeira faz-se à segunda. Risco zero.
Como eu disse, fanboy não admite, fanboy acha tudo normal. Para mim normal é comprar novo e estar a funcionar, se não estiver critico. Depois quem está a ligar o tlm pela primeira vez pode não ter net para actualizar logo… pode ser alguém que não é propriamente um expert com a tecnologia… enfim, porque perco eu tempo…
“o normal é comprar novo [o iPhone 15, com a versão iOS 17.0] e estar tudo a funcionar”. Não há nada que diga que isso não acontece.
Mas – são vendidos dezenas de milhões de iPhones 15 com iOS 17.0. Em TODOS os anos anteriores, como no caso do iPhone 14 com o iOS 16.0, houve casos – alguns – em que a passagem dos dados do iPhone antigo para novo não correu bem à primeira. Nos meses que vão do início do fabrico e armazenagem do iPhone 15 com iOS 17.0 até agora, foi encontrada uma forma de diminuir o número desses casos – e foi disponibilizada uma versão do iOS para isso, a 17.0.2.
Aqui o “fanboy” acha perfeitamente normal. Quem não percebe nada disto pode não achar.
A Apple produz bons equipamentos e tem um ecossistema muito competente, mas a sua grande virtude é esta, tem/teve um marketing que “produz” seguidores/defensores com um grau de fanatismo como nenhuma outra marca. Isto faz com esteja acima de qualquer crítica, e vê-se nestes posts e por exemplo no lançamento de novos produtos que esgotam as pré-vendas, o que significa que aqueles compram sem ver, sem mexer e sem ter lido qualquer review…
Fanáticos mesmo. E vai-se ver os posts do Android (barra azul em cima > três traços > Android) e ainda vão escrever comentários a denegrir os produtos Android!
Não vão. Na verdade, nem os que são chegados ao Android. Quando muito escrevem um comentário a dizer “Boa!”
Agora posts sobre a Apple, parece que têm mel. Só não sabem é do que falam, mas fanatismo não lhes falta – “isheeps, tesos armados ao pingarelho, os Android são melhores e mais baratos! 😉
Voltaste a dar-me razão… fui
Já agora, quem liga o iPhone pela primeira vez é avisado que se não actualizar e tentar transferir os seus dados o tlm vai ficar bloqueado? É que se não avisa os utilizadores que não a ler tudo o que se escreve por essa net fora não podem saber antecipadamente do problema…
Não é preciso ler nada por essa net fora. Não diz nada que a Apple não tenha dito, excluindo o alarmismo. E quando se ativa o iPhone 15 pede a atualização para o iOS 17.0.2. Quem não atualizar é mais do que provável que não tenha problema nenhum ao passar os dados do iPhone velho para o novo.
Alguém sabe no grande porto onde há stock do iPhone 15 Pro Max?
Vitor Aves está em altas