iPhone 13 Pro hackeado: chineses violam a segurança do iOS 15.0.2
A Apple já prometeu para a próxima semana o lançamento do iOS 15.1, que, entretanto já está na fase RC para programadores. Contudo, a versão iOS 15.0.2 está nas atenções dos participantes do popular evento Tianfu Cup, um festival de hackers que acontece anualmente na cidade chinesa de Chengdu.
Segundo o que foi anunciado, a equipa do Kunlun Lab conseguiu hackear o iPhone 13 Pro ao vivo e em apenas 15 segundos. O problema está no suspeito do costume!
Safari permitiu acesso dos hackers ao iOS em 15 segundos
Não é algo que aflija o comum dos mortais, utilizador do iPhone, mesmo com o iOS 15.0.2. Estes ataques são preparados durante algum tempo por equipas que passam muitas horas a correr código para apanhar vulnerabilidades que possam ser usadas para os fins muito específicos.
A vulnerabilidade encontrada no Safari do iOS em causa pela equipa chinesa de hackers, a Kunlun Lab, permitiu hackear o iPhone 13 Pro em apenas 15 segundo. Além desta vulnerabilidade, encontrada por esta equipa, uma outra, a Team Pangu, também teve sucesso, mas recorrendo a um método de jailbreak remoto.
Team Pangu's demonstration of iOS 15 remote web-based jailbreak on iPhone 13 Pro. #iOS15 #jailbreak pic.twitter.com/LWkPOMPO3Q
— Yalu Jailbreak (@Yalujb) October 18, 2021
Ambos os hacks ocorreram num contexto em que nenhum dano foi planeado para qualquer conta em particular, já que em ambos os casos os iPhones hackeados estavam disponíveis para a concorrência e eram de propriedade do evento. No entanto, esta é uma má notícia para a Apple, tendo em conta o permanente empenho da empresa na segurança do seu sistema.
Apesar da Apple ter vários sistemas de proteção e perseguir estas vulnerabilidades de forma rápida, ainda são encontradas formas de invadir os seus dispositivos, apesar de estar cada vez mais difícil o acesso.
Apple não pode deixar os utilizadores à sua sorte
O problema não sendo grave para o consumidor comum, não deixa de ter a sua gravidade num contexto mais alargado. Afinal, as equipas ao terem acesso ao iPhone 13 pro, mostraram que depois de entrarem passaram a ter acesso aos dados dos utilizadores.
Tudo o que está criptografado tem outro nível de segurança, mas dentro de um iPhone há muita informação que não está cifrada. O browser da Apple continua a ser uma porta para estas esporádicas investidas, o que mostra à empresa o trabalho ainda por fazer.
Claro que este tipo de ataque não foi descoberto e preparado ali. O recorde de alguns segundos foi trabalho de meses. A equipa Kunlun Lab, analisou o sistema operativo durante muito tempo para perceber a vulnerabilidade e a forma como a explorar.
Como tal, não é simples e não está ao dispor de qualquer grupo criminoso este acesso, mas há um mercado que paga bem por estes "buracos" na segurança do iPhone. A Apple terá já a próxima versão pronta, a 15.1, e eventualmente este problema já estará ultrapassado.
Os utilizadores podem ser elemento facilitador para os cibercrimes
Embora os hacks que ocorrem em festivais hackers como a Tianfu Cup sejam realizados com ferramentas técnicas extraordinariamente complexas, a maioria dos hacks que ocorrem no dia a dia ocorre com recurso a estratégias de engenharia social, como phishing. Portanto, a prudência dos utilizadores de smartphones é um fator-chave quando se trata de proteger os seus dados.
Uma das formas mais comuns de ataque é via email e SMS. Sempre que receba mensagens com alertas que encaminhem para links, desconfie e, se a prudência falar mais alto, não clique nesses links. Tenha sempre em atenção ao fornecer os seus dados num qualquer formulário online. Por norma o seu banco não lhe solicita essa informação em questionários por SMS.
Ao visitar sites, tenha atenção à informação que o seu browser lhe fornece quanto à fiabilidade das páginas, principalmente aos avisos para websites sem um certificado SSL apropriado. Quando está a viajar, e usa o WiFi disponível no aeroporto, quando está na rua ou num sítio com WiFi público, tenha cuidado com a informação que visita. Não use essas redes para ter acesso à sua conta bancárias. Principalmente se estiver a usar redes Wi-Fi públicas sem criptografar a sua ligação de forma privada.
Portanto, este tipo de ações, mesmo que o sistema operativo, sejam ele qual for, tenha alguma vulnerabilidade, evitarão problemas de intrusão ao seu dispositivo. Não é fácil um hacker chegar até aos seus dados, a não ser que lhe abra a porta.
Este artigo tem mais de um ano
Nada que não seja o normal… Apenas há os que acreditam em markting e publicidade enganosa e gostam de pagar e muito por um producto sobrevalorizado e em muito inferior.
A diferença é que é preciso um grupo de chineses durante 3 meses para entrar num iPhone, e um puto de 3 durante 10 minutos para entrar num android.
Get a life, get a job, get an iPhone
ahah, cada coisa
Acreditas mesmo no que dizes? Vi o iPhone 13 ser desbloqueado á minha frente assim que saiu da loja. Não demorou mais que 1 minuto. 15 segundos é um recorde de velocidade… Quanto ao Android, não andam a fazer publicidade ao quão seguro é ao ecossistema da treta…
Qual era a versão do iOS?
lol… 15 segundos… e depois queres um jailbreak seja pro que for…. há e tal nao há 😀
(nao vamos lançar para nao corrigirem lol)
O safari sempre foi um cancro. Lixo total.
Antes do 13 foi o 12, o 11, o x, etc…
Só um crente acredita que não, mas pelo que se vê os crentistas são tantos como os negacionistas.
a verdade é que é noticia quando um iPhone é hackeado.
nao é noticia quando um android é hackeado.
alguem com poucos ou nenhuns conhecimentos informaticos, facilmente segue um tutorial para fazer o que quiser de um android.
a realidade e essa. os androids sao faceis de hackear e nao sao noticia ja os iphones ate se torna um desafio.
Googlem por “samsung galaxy s21 ultra hacked” e vejam o que aparece. Não há sistema algum que seja 100% seguro, pelo que estas noticiais são normais. Vejam o contexto da noticia, e o que o Vitor escreveu. Há muitos anos que sigo o pplware, e é recorrente ver noticias sobre o mundo android em que não há um único comentário, mas se for da apple, xiiiiiii, aparecem sempre os mesmo a dizer mal. Mas é divertido ver.
Entao ves mal. Sempre que há noticias destas do Mundo Android, tens imensos iFans a dizerem mal do Android e defender o iOS ou Apple. É igual para os 2 lados, e curioso quando é do mundo Android, a maioria dos que comentam são tão fanaticos Apple que até os nomes para o comentário metem com algo alusivo ao seu fanatismo.
Existe em todo o lado, e todas estas noticias são boas para descontrair e valem pela parte dos comentários porque o conteúdo não interessa muito
Não será porque os users Android sabem e têm noção que o OS em questão tem erros, bugs e falhas a todos os níveis incluindo segurança? E não usam como argumento para pagar valores absurdos por smartphones que valem bem menos? Pois… Como users IOS/Apple quase dão a vida pela causa segurança/IOS e criticam o Android a torto e a direito, depois levam com bombo as destas eu entendo que seja chato! Não existe nada, nem sistema algum que seja 100% seguro e infalível, uns com uns problemas, outros com outros junto e mistiurado o resultado é o mesmo, muitos users IOS é que andam de venda nos olhos, ou têm a necessidade de justificar o investimento… Cada um opta pelo que mais gostar, e for melhor para si e a sua usabilidade, agora argumentar segurança no mundo em que vivemos hoje… 😀
+1
Pera, estas a dizer que os 1229.90€ que custa o Samsung Galaxy S21 Ultra 5G 256GB é um valor perfeitamente normal ? é que pagar esse valor por um telemóvel que como dizes esta cheio de bugs ? e bugs esses que demoram meses (em alguns casos, anos) a serem resolvidos após serem descobertos ?
ha, e essa da venda nos olhos, desculpa la mas já não pega. Nop entanto, concordo plenamente contigo quando dizes que cada um compra o que quer e mais gostar.
O almoço hoje tava bom ou é mesmo só limitação de compreensão ao que os outros dizem, e neste caso escrevem que vem de nascença?
Com a diversidade e melhoria da qualidade de telemóveis no mercado, qualquer modelo acima dos 250€ é um desperdício de dinheiro.
Ah el tal… mas um topo de gama tira melhor foto, tem ecrã com mais resolução e maior frequência de atualização, mais espaço alojamento, o logótipo escarrapachado para todos verem, etc
90% dos utilizadores que conheço só fazem o trivial: WhatsApp, FB, Insta, tiktok selfies, spotify e chamadas – não tiram partido por terem um topo de gama nas mãos, mas é cool e é fino e isso vale todo o valor gasto.
Tal como comprar um BMW 320d para fazer 10km diários. O que interessa neste povo (não só português) é ter e mostrar melhor que o “vizinho” e claro que caiem em todas as armadilhas comerciais como ovelhas que seguem seu pastor.
Tem tudo a ver com manipulação de mentalidades. Claro que alguém com mais astucia ou alguém que não precise de mostrar vai comprar algo que seja de sua medida e não o que as empresas querem que compre.
Comentando a publicação só tenho uma coisa a dizer. Nunca irá existir um sistema 100% seguro e o iOS, devido ao seu ecossistema completamente fechado, deveria apresentar resultados, sobretudo em segurança, muito superiores ao resto do mercado o que não acontece e, na minha analise, se coloca numa posição vergonhosa! Até um bootloader da xiaomi só é desbloqueado com a autorização da marca e não existem ca hacks!
Para finalizar, quem compara um sistema como ao iOS a um sistema Android OpenSource, nem sequer tem a noção do que fala ou que nem são sistemas comparáveis.
Na minha opinião é muito mais importante alguém se sentir cool do que usar o smartphone “para coisas não triviais”. Essas coisas não triviais são para pessoas superiores, que não se permitem ter um iPhone porque isso é apenas para gente que tem a mania que é cool e fidalga… está a ver onde isto vai dar?
Esporo que o pessoal que para aqui vêm defender a marca que mais gosta desperdice o mesmo esforço e energia para lembrar ao pais e avós, o quanto gosta deles e qual a importância delas nas vossas vidas.
Seja Apple ou seja Android, Windows o que se queira, haverá sempre alguém que consegue dar a volta.
Para quem conhece minimamente os países Asiáticos o que não falta por lá é serviços para desbloquear contas nos aparelhos da Apple.
Tudo o que der dinheiros os Asiáticos estão dispostos a contornar