iPhone 13 pode apresentar um modo ecrã always-on como o Apple Watch
A Apple, paulatinamente e de forma a não prejudicar o desempenho do iPhone, vai introduzindo tecnologias e opções de funcionamento que ao longo dos anos foi incluindo noutros dispositivos da marca. Segundo informações, a empresa poderá no iPhone 13 incluir um modo de ecrã always-on. Com este modo ativo, tal como existe há alguns anos no Apple Watch, o utilizador visualizará alguma informação sempre ativa no ecrã do smartphone.
Não sendo uma opção basilar, até porque o iPhone facilmente acorda apenas com o agarrar ou um simples toque, em determinadas circunstâncias pode dar jeito, algo que, aliás, já é visto em muitos smartphones Android tirando partido dos ecrãs OLED.
iPhone 13 pro com modo ecrã always-on
Existem vários rumores que dão conta de uma mão-cheia de novidades no iPhone 2021. Além do que já se falou em relação à taxa de atualização de 120 Hz, o ecrã dos novos iPhone 13 Pro poderá receber uma funcionalidade importada do Apple Watch. Assim, o modo always-on, ou sempre visível, mostrará informação de forma contínua mesmo com o iPhone em stand-by.
Foi a Bloomberg que avançou esta novidade após ter também dado a saber na semana passada que a Apple incumbiu os fornecedores para fabricar 90 milhões de novos iPhones para este outono. Assim, tal número representa um aumento de 20% sobre os 75 milhões de unidades planeadas. Além disso, há uma série de novidades que também irão fazer parte da oferta deste ano.
Espera-se um chip A15 mais rápido, um notch menor, um novo ecrã para melhor duração da bateria e o potencial de um modo always-on como o Apple Watch, uma taxa de atualização de 120 Hz e atualizações para gravação de vídeo.
Referiu Mark Gurman da Bloomberg no seu boletim informativo 'Power On.
Se esta informação se vier a confirmar, então os utilizadores no futuro poderão ter permanentemente determinadas informações visíveis no seu iPhone sem que com isso seja comprometida performance da bateria. Só nesta condição a Apple avançará, tal como aconteceu no Apple Watch.
Ecrã do novo iPhone com Complicações tal como o Apple Watch
No passado, informações supostamente extraídas de empresas que fazem parte da cadeia de enternecedores da Apple, levantaram esta possibilidade para o topo de gama do iPhone. Se isso acontecer, não apenas os utilizadores do iPhone terão finalmente a tecnologia ProMotion, mas também receberão um ecrã sempre ativo.
No entanto, esta não será uma novidade no mercado dos smartphones e a Apple quando traz para dentro de portas algo que o mercado já usa, tende a fazer melhor, ir mais além. Assim, poderíamos esperar que além das horas, o ecrã do iPhone 13 Pro Max mostre também as populares Complicações que o Apple Watch fornece, isto é, seria uma espécie de mini-widgets configuráveis.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Usar o termo Complicações para um smartphone é que não, pois quem sabe o que são complicações é algo apenas aplicado em relógios (por norma tradicionais). Espero que a Apple adote o vulgar nome de widget.
De resto, acho que é uma mais valia o AOD como já existe no mercado noutras marcas ha imensos anos, tirando partido do OLED porque é algo que gasta bastante pouco de bateria e evita para se saber algo tao simples como horas, ou ter alguma mensagem ou chamada, acordar todo o display. A tecnologia já lá está ha muito nos iPhone com OLED, so faltava mesmo o SO ter isso por ser tao banal e comum.
Ecra 120Hz nos modelos pro tem de ser mandatório neste momento pela mais valia que é e para rechear o Pro com o melhor que ha no mercado.
Eu expliquei, se lesses…. as usual não leste. Micro-widgets que se comportem como Complicações, coisas simples, de informação direta e útil e que se atualizem a todo o momento.
O SO tem isso, até porque é algo que tens já na família, no watchOS. Poderá ser por questões de opção ou estratégia. É interessante, mas não é nada de especial. Há outras coisas que fazem mais falta. Vamos ver.
Os 120 Hz ou a tecnologia que a Apple patenteou, a que permite um iPhone com um ecrã de 60 Hz seria capaz de aumentar a sua taxa de atualização variável para 120 Hz, 180 Hz, ou 240 Hz automaticamente, deveria ser um dos trunfos dos Pro e Pro Max. Um kit de câmaras melhor, eventualmente e uma ou outra novidades transversal a todos os modelos.
Uma funcionalidade fantástica é a que foi introduzida pelo iOS 15 que transforma qualquer iPhone, mesmo desligado, num “farol” para que seja rastreado (e localizado) por terceiros que passem ao pé (como o Airtag essencialmente). Permitindo que este seja encontrado mesmo que esteja em modo voo ou desligado.
Espero que a Samsung copie esta inovação planetária da Apple!
haters em 3, 2, 1….
Por isso é que foi importante subilhar o “como o Apple Watch” 😉
Vítor, explica lá como é que não compromete a bateria?
Tem um consumo residual e o funcionamento, tendo em conta ajustes feitos quer no hardware, quer no sistema operativo, permitem uma utilização sem grande impacto. Claro que há sempre um consumo, mas cada vez os dispositivos têm mais tecnologia e não é por isso que têm menos performance. Chama-se equilíbrio. Aliás, todas as empresas fazem essa gestão. Um exemplo foi no iPhone 12 a Apple pesar se introduzia 5G em toda a linha ou colocava um ecrã com taxa de atualização de 120 Hz. Tendo em conta que o equilibro só se conseguiria obter com uma destas opções, a Apple, e parece que bem, optou pelo 5G visto estar a ser o hype no planeta. Assim, em TODOS os modelos iPhone 12 colocou 5G.
Por exemplo, no Apple Watch 5 e Apple Watch 6, este recurso não tirou performance face ao Serie 4, por exemplo, porque com a junção de hardware e melhor software, o equilíbrio permitiu ter always-on e maior desempenho de bateria. Não compromete a bateria quando se consegue uma escolha de equilíbrio.
Esta opção há muitos anos que os LG, por exemplo, usavam. Nunca foi uma grande “funcionalidade” que a Apple ponderasse colocar e sacrificasse de alguma forma a bateria. Até porque, como expliquei, facilmente se agarra no iPhone e ele liga o ecrã, um toque e ele mostra o lockscreen…. portanto, é interessante, mas se trouxer algo mais. Como referi, se mostrar umas Complicações com informação sobre algumas coisa, aí parece que poderá ser opção. Há outras coisas que fazem mais falta.
Revolucionario, algo jamais visto em ios mas que qq lumia de 2012 fazia por 80 euros
E por 100 euros, já deixava de fazer?
UAU…. ecrã always-on! Bem vindos a 2013