Intel prevê que a Apple vá mudar para os seus processadores ARM já em 2020
É quase certo que em breve a Apple irá fazer mudanças grandes na sua linha Mac. A mais importante delas será o abandono dos processadores da Intel em detrimento dos seus próprios processadores.
Apesar desta (quase) certeza, falta ainda saber quando este passo vai ser dado. A Intel parece ter informações mais próximas e alerta que será já em 2020 que a Apple fará a mudança.
De todos os fabricantes de hardware, a Intel poderá ser quem mais vai perder com a mudança que vai acontecer. A utilização de processadores ARM pela empresa de Cupertino deixará a empresa fora na lista de fornecedores.
Apple abandona processadores Intel e abraça ARM em 2020
Apesar de não o admitir abertamente, a Intel já veio revelar que tem informações que prevêem a data da mudança da Apple para os processadores ARM. Será já em 2020 que este passo será dado e que os Mac.
A informação foi transmitida por elementos oficiais da Intel à Axios, o que dá um grande grau de certeza da informação apresentada. A reforçar esta informação também foi apresentada por programadores associados à Intel.
Apple prepara a sua plataforma de apps universais
Para reforçar esta ideia, surgem também rumores que ainda este ano a Apple poderá iniciar a migração das suas apps para uma plataforma única. A informação indica que vão ser desenvolvimentos paralelos, mas baseados numa plataforma única, criando apps universais.
Esta novidade poderá surgir já em breve, com a primeira versão da SDK de desenvolvimento a ser apresentada já em junho deste ano. Neste caso a informação aponta para 2021 como a data para o lançamento das primeiras apps.
Este é um processo que parece já ter arrancado dentro da Apple. A empresa tem experiência na criação dos seus processadores próprios e vai aproveitá-la para tornar os seus Mac ainda mais potentes. As novidades devem surgir em breve e vão com certeza dar razão ao que tem sido revelado.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Axios
Neste artigo: 2020, Apple, ARM, Intel, processadores
Os processadores x86 atuais são ineficientes e ainda baseiam muitas coisas em software. Os SoC ARM dos diferentes fabricantes estão muitíssimo otimizados e quando a Apple der o saldo e a Microsoft já prepara o caminho também, a Intel e AMD começam a ter a vida difícil.
Todos nós vemos smartphone terem um comportamento impecável e fluído com muitos programas, janelas e codificarem vídeo 4K HDR 60fps sem problemas (com boa qualidade). Eu com um i7 com 2 anos vejo o YouTube entrar mais rápido e passar imediatamente a modo 4K fluído no meu S9 Plus ecrã QHD do que no PC i7 com 16 GB RAM e gráfica Nvidia. Óbvio que em grandes cargas um ARM de 2-4 W TDP não consegue competir com um CPU de 65 W TDP com ventilação e uma gráfica Nvidia de uns 90 W TDP. Mas se virmos IPC / W os ARM ganham com distinção.
Ou o grupo x86 se mexe muito rápido ou vão ficar sem mercado doméstico e quem sabe em 10 anos também sem o mercado empresarial…
Hotéis, PMEs, escolas etc ficam bem com ARM de alta potência.
É possivel que o mercado doméstico seja ligeiramente afectado, mas os arm não vão conseguir competir com x86 em performance raw tão cedo. E no mercado empresarial esquece, o x86 será lider por muitissimo tempo. E agora com os ryzen 7nm e os intel de 10, o x86 ta a começar a andar para a frente. ps: mete um ssd nesse pc, no meu r5 2600 com rx 570 mudo iinstantaneamente para 4k
Há anos que ARM é usado em no mundo empresarial , vê a AWS …
Abc
JCFB, o meu PC é um i7 (de 4x 3.4 GHz, turbo 4 GHz) com 16 GB RAM e SSD 256 GB (+HDD). A minha experiência em tarefas diárias é mais interessante no Samsung DeX (S9 Plus) que no W10 nesse i7, de tal modo que se não fosse certas apps só existirem em x86 e jogos brutais necessitarem uma gráfica muito potente, e eu quase não usaria o PC.
Eu faço edição base de fotos e vídeo e esta é mais interessante num S9 ou iPad que num PC; Office chega um Surface Go ou S9 em modo DeX;
Sabes que um SD 855 ou os últimos ARM da Apple têm mais transistores que a grande maioria dos CPU Intel, certo?
Apoiado, se o cara tem um i7 bom assim e estiver utilizando HDD ainda, é muita viagem…
Mateus, essa tua experiência com o Youtube no telemóvel, é usando a versão para computador ou para dispositivo móvel? É que faz uma diferença enorme.
A aplicação Youtube no meu Samsung A5 2016 também voa, até carrega o vídeo mais rápido que a minha Workstation. Agora quando faço o mesmo, com um Firefox por exemplo, utilizando a versão para computador, aí torna-se de longe muito mais lento que no computador.
Neste caso fala mais alto a optimização da aplicação para dispositivos móveis que o processador em si.
A mim como utilizador só me interessa a experiência final, se eu com um chip ARM de 2W tenho melhor experiência em YouTube e consigo ver vídeos 4K HDR 60fps x265 fluído em vez de num i7 de 65W, quero lá saber se é fruto de otimização, linguagem de programação etc. Quero é o resultado
Certo, mas no exemplo do Youtube que deste, estás a comparar 2 coisas diferentes.
No i7 tens o “www.youtube.com”, enquanto que no telemóvel tens o “m.youtube.com”, que são diferentes. No teu exemplo o ARM não está a correr a mesma aplicação pesada como que no i7.
Experimenta “www.youtube.com” em modo Desktop num browser no S9 e depois diz se não notas diferença.
Comprar um PC somente para ver YouTube anida mais um i7 nao faz muito sentido.
Mas se tens problemas a ver 4K HDR 60fps de forma fluida então leva isso a arranjar que tens problemas nisso.
Se um intel core m3 (processador 5w) consegue isso sem problemas absolutamente nenhuns um i7 nao vai ter de certeza.
Sim Toni, comprei um i7 para ver YouTube…
Vê como é edição de vídeo e imagem num iPad Pro (LumaFusion ou Adobe Photoshop) dos novos e depois vê que hardware necessitas num PC para fazer o mesmo com a mesma fluidez (e compara os consumos de energia) e depois diz-me quantos kg e W necessitas num PC/ MBP e quantos kg e W necessitas no iPad Pro…
Tenho um I7 8700 8gb grafica integrada intel uhd630
4 videos 4k 60fps consome apenas 9% do cpu.
Google chrome não é boa opção para videos usa o Edge
Se um Celeron aguenta videos 4k 60fps quanto mais um i7.
Alias um i7 aguenta com jogos a 4K e bem acima da 60fps
Belas informações! Seu computador não tem SSD? Se me disser que sim, e ainda assim não estiver fluido como mencionou, ficarei realmente convicto que está chegando o fim da era x86 doméstica e também empresarial em poucos anos.
Parece que a apple vai deixar de fabricar bombas.
intel inside… heat outside
Põe um bom cooler no processador (como o noctua nh-d15) que isso passa.
Mete esse cooler num portátil…
No tipo de produtos que a Apple vende a mudança para ARM faz todo o sentido. Se isso é útil para toda a gente, é outra história.
ahh mais uma oportunidade perdida. tirando os mac pro e não sabemos como serão os próximos ora diz la como colocas esse cooler num imac….
Lá se vão os hackintoshes…
Ninguém quer saber como as coisas funcionam internamente, queremos que as cosias funcionem e nesse quesito o mundo mobile tá bem a frente desse mundo desktop(x86) estagnado.
Na sua humildade opinião, na minha humilde opinião não. Então vc compra um Mac e eu um PC.
A Apple quer é fechar ainda mais as suas plataformas… Daqui nada paga-se por um equipamento que nunca vai ser nosso.
Isto não tem a ver com tecnologias estagnadas ou não.. cpu x86 ainda é muito superior a ARM, isto tem é a ver com fechar plataformas, já tinha começado com o “CPU auxiliar” em que basicamente servia mais para controlar alterações no hardware do que promover desempenho….
Tenho um I5 8400 hexa core com 8gb ram e em vez de ssd tenho um m2 e dá 10 a zero em tudo ao meu samsung a5 de 2017…
Tanta sabedoria que ha por aqui.
Nunca pensei que as arquitecturas tivesem fanboys, bem isso, ou sao apenas infoexcluidos.