PplWare Mobile

Intel prevê que a Apple vá mudar para os seus processadores ARM já em 2020


Fonte: Axios

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. Mateus Pinto says:

    Os processadores x86 atuais são ineficientes e ainda baseiam muitas coisas em software. Os SoC ARM dos diferentes fabricantes estão muitíssimo otimizados e quando a Apple der o saldo e a Microsoft já prepara o caminho também, a Intel e AMD começam a ter a vida difícil.

    Todos nós vemos smartphone terem um comportamento impecável e fluído com muitos programas, janelas e codificarem vídeo 4K HDR 60fps sem problemas (com boa qualidade). Eu com um i7 com 2 anos vejo o YouTube entrar mais rápido e passar imediatamente a modo 4K fluído no meu S9 Plus ecrã QHD do que no PC i7 com 16 GB RAM e gráfica Nvidia. Óbvio que em grandes cargas um ARM de 2-4 W TDP não consegue competir com um CPU de 65 W TDP com ventilação e uma gráfica Nvidia de uns 90 W TDP. Mas se virmos IPC / W os ARM ganham com distinção.

    Ou o grupo x86 se mexe muito rápido ou vão ficar sem mercado doméstico e quem sabe em 10 anos também sem o mercado empresarial…

    Hotéis, PMEs, escolas etc ficam bem com ARM de alta potência.

    • JCFB says:

      É possivel que o mercado doméstico seja ligeiramente afectado, mas os arm não vão conseguir competir com x86 em performance raw tão cedo. E no mercado empresarial esquece, o x86 será lider por muitissimo tempo. E agora com os ryzen 7nm e os intel de 10, o x86 ta a começar a andar para a frente. ps: mete um ssd nesse pc, no meu r5 2600 com rx 570 mudo iinstantaneamente para 4k

      • Jorge Carvalho says:

        Há anos que ARM é usado em no mundo empresarial , vê a AWS …

        Abc

      • Mateus Pinto says:

        JCFB, o meu PC é um i7 (de 4x 3.4 GHz, turbo 4 GHz) com 16 GB RAM e SSD 256 GB (+HDD). A minha experiência em tarefas diárias é mais interessante no Samsung DeX (S9 Plus) que no W10 nesse i7, de tal modo que se não fosse certas apps só existirem em x86 e jogos brutais necessitarem uma gráfica muito potente, e eu quase não usaria o PC.

        Eu faço edição base de fotos e vídeo e esta é mais interessante num S9 ou iPad que num PC; Office chega um Surface Go ou S9 em modo DeX;

        Sabes que um SD 855 ou os últimos ARM da Apple têm mais transistores que a grande maioria dos CPU Intel, certo?

      • Paulo H Arruda says:

        Apoiado, se o cara tem um i7 bom assim e estiver utilizando HDD ainda, é muita viagem…

    • Toni says:

      Mateus, essa tua experiência com o Youtube no telemóvel, é usando a versão para computador ou para dispositivo móvel? É que faz uma diferença enorme.
      A aplicação Youtube no meu Samsung A5 2016 também voa, até carrega o vídeo mais rápido que a minha Workstation. Agora quando faço o mesmo, com um Firefox por exemplo, utilizando a versão para computador, aí torna-se de longe muito mais lento que no computador.
      Neste caso fala mais alto a optimização da aplicação para dispositivos móveis que o processador em si.

      • Mateus Pinto says:

        A mim como utilizador só me interessa a experiência final, se eu com um chip ARM de 2W tenho melhor experiência em YouTube e consigo ver vídeos 4K HDR 60fps x265 fluído em vez de num i7 de 65W, quero lá saber se é fruto de otimização, linguagem de programação etc. Quero é o resultado

        • Toni says:

          Certo, mas no exemplo do Youtube que deste, estás a comparar 2 coisas diferentes.
          No i7 tens o “www.youtube.com”, enquanto que no telemóvel tens o “m.youtube.com”, que são diferentes. No teu exemplo o ARM não está a correr a mesma aplicação pesada como que no i7.
          Experimenta “www.youtube.com” em modo Desktop num browser no S9 e depois diz se não notas diferença.

        • Toni da Adega says:

          Comprar um PC somente para ver YouTube anida mais um i7 nao faz muito sentido.
          Mas se tens problemas a ver 4K HDR 60fps de forma fluida então leva isso a arranjar que tens problemas nisso.

          Se um intel core m3 (processador 5w) consegue isso sem problemas absolutamente nenhuns um i7 nao vai ter de certeza.

          • Mateus Pinto says:

            Sim Toni, comprei um i7 para ver YouTube…

            Vê como é edição de vídeo e imagem num iPad Pro (LumaFusion ou Adobe Photoshop) dos novos e depois vê que hardware necessitas num PC para fazer o mesmo com a mesma fluidez (e compara os consumos de energia) e depois diz-me quantos kg e W necessitas num PC/ MBP e quantos kg e W necessitas no iPad Pro…

    • Rui Meira says:

      Tenho um I7 8700 8gb grafica integrada intel uhd630
      4 videos 4k 60fps consome apenas 9% do cpu.
      Google chrome não é boa opção para videos usa o Edge

    • Paulo H Arruda says:

      Belas informações! Seu computador não tem SSD? Se me disser que sim, e ainda assim não estiver fluido como mencionou, ficarei realmente convicto que está chegando o fim da era x86 doméstica e também empresarial em poucos anos.

  2. JCFB says:

    Parece que a apple vai deixar de fabricar bombas.
    intel inside… heat outside

  3. Amilcar Alho says:

    Lá se vão os hackintoshes…

  4. Paulo Guedes says:

    Ninguém quer saber como as coisas funcionam internamente, queremos que as cosias funcionem e nesse quesito o mundo mobile tá bem a frente desse mundo desktop(x86) estagnado.

  5. Me and me says:

    A Apple quer é fechar ainda mais as suas plataformas… Daqui nada paga-se por um equipamento que nunca vai ser nosso.

    Isto não tem a ver com tecnologias estagnadas ou não.. cpu x86 ainda é muito superior a ARM, isto tem é a ver com fechar plataformas, já tinha começado com o “CPU auxiliar” em que basicamente servia mais para controlar alterações no hardware do que promover desempenho….

  6. rui caetano says:

    Tenho um I5 8400 hexa core com 8gb ram e em vez de ssd tenho um m2 e dá 10 a zero em tudo ao meu samsung a5 de 2017…

  7. pph says:

    Tanta sabedoria que ha por aqui.
    Nunca pensei que as arquitecturas tivesem fanboys, bem isso, ou sao apenas infoexcluidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.