IA da Apple e outras novidades vão ficar fora da Europa por agora devido às regras da UE
Foram várias as novidades apresentadas pela Apple no WWDC deste ano, algumas associadas à IA. O interesse revelado foi grande, mas os utilizadores na Europa têm agora um problema. Devido às regras da UE, a Apple terá de adiar a chegada de algumas destas novas funcionalidades que o iOS 18 e outros novos sistemas vão trazer.
A IA da Apple vai ficar fora da Europa
Todos os que tinham esperança de testar a Apple Intelligence e outras novidades associadas receberam agora uma má notícia. A Apple terá de colocar em pausa a chegada destas novidades à Europa, fruto da recente Lei dos Mercados Digitais (DMA) e que limita a utilização deste tipo de tecnologias.
Do que a criadora do iPhone revelou, o Apple Intelligence, o serviço Phone Mirroring e as melhorias no SharePlay Screen Sharing vão ser colocadas em pausa na Europa. A justificar a decisão, indicaram que “as incertezas regulamentares causadas pela Lei dos Mercados Digitais” dificultam a implementação destas funções na UE. Afirmaram ainda que “não acreditam” que conseguirão implementá-los para os utilizadores da Europa ainda este ano.
DMA é a razão apontada pela empresa
Nas declarações apresentadas pela Apple, foram ainda mais longe. Indicaram que “estamos preocupados que os requisitos de interoperabilidade do DMA nos obriguem a comprometer a integridade dos nossos produtos de formas que coloquem em risco a privacidade dos utilizadores e segurança dos dados”.
Mas como não há apenas más notícias, a Apple revelou que já trabalha no sentido de permitir a sua utilização. Indicaram que estão “comprometidos em colaborar com a Comissão Europeia na tentativa de encontrar uma solução que nos permita entregar estas funcionalidades aos nossos utilizadores na União Europeia sem comprometer a sua segurança”.
Regras da UE já condicionaram outras empresas
Não está claro quanto tempo a Apple precisará para lançar os seus novos recursos do iOS 18 e outros sistemas na Europa. A DMA, lembre-se, também foi referida por outras empresas como a Microsoft como motivo para atrasar alguns lançamentos no passado recente.
O Apple Intelligence é o novo sistema de inteligência artificial para iPhone, iPad e Mac. O iPhone Mirroring é a função que nos permitirá controlar o iPhone a partir do Mac e até partilhar ficheiros. Já a partilha de ecrã SharePlay abre a porta para assumir o controlo do dispositivo de outra pessoa para prestar apoio.
Não e verdade, a apple nem criou sideloading a serio para a europa….contornaram isso. Aqui em Londres tudo funciona bem, a europa e uma tristeza
Oh… que maçada!
Ora aí está, o início do atraso da Europa em relação aos outros mercados. Regular tanto que as empresas adiam ou começam a não implementar as suas novidades. Irónico, é que o uso atual de IA é menos seguro e privado do que as soluções apresentadas pela Apple. Ridículo…
Já se fala de IA há imenso tempo…
Como a DMA temos na Europa o Euro 1,2… 6 e já não sei onde vai… tanto que as próprias marcas acabaram por criar sistemas para contornar a poluição porque há coisas que não são atingíveis ano após ano…
IA já está no mercado, sabemos o que é possível fazer com os dados que já possuem de nós … o lucro que fazem com o que nós oferecemos é só recentemente vamos criar mecanismos para defender o cidadão…
Agora daqui a 10 anos sai a a versão 1, 2… tipo euro 1…euro 5…
Compreendo que tem de haver regulamentação mas há que ser pró-activos para que as empresas de tecnologia evoluam mediante essas regras…
Apple e Google e MS já criaram… agora têm de adaptar…
Pq não criar com base já nas regras?
Lá estão os burocratas ignorantes da Europa a travar a evolução e a atrasar cada vez mais o continente Europeu, empurrando-o cada vez mais para a insignificância a nível mundial. É o que acontece quando se põe sapateiros a tocar rabecão. Uma miséria.
Se isso acontecer mesmo, faço uma conta americana
Voltamos ao mesmo. Por que é que a UE não permite simplesmente deixar instalar o iOS 18-UE e o iOS 18-Resto do Mundo? Deem liberdade de escolha aos consumidores em vez de a restringir.
São três os recursos que não chegam à UE em 2024:
– Apple Intelligence (AI) no iPhone – não confundir com ChatGPT, que é uma coisa e a AI outra
– iPhone Mirroring (Espelhamento do iPhone) no macOS Sequoia – pode-se interagir com o iPhone usando o trackpad e teclado, incluindo gestos. Podem-se usar praticamente todas as apps, incluindo jogos (exceto apps comm DRM, como a Netflix). Este é o maior desenvolvimento no macOS Sequoia
– e desenvolvimentos no SharePlay Screen Sharing – na partilha da ecrã do FaceTime.
A europa so tem esquerda a governar e depois e o que da….so querem saber de estudar estudar e depois nao tem carisma, nao tem garra, nao tem visao, so sabem o teorico e nada pratico…deviam ir todos para a tropa para perceber que se nao acordam serao uma colonia russa e chinesa daqui a 10 anos
Estudar??? A esquerda o que mais tras é gente inculta!! Gente sem vontade de regulamentar!
No entanto querem controlar tudo o que não deveriam mexer e no que deveriam mexer não querem!!
O imperio romano teve o seu fim! A Europa também terá o seu fim devido aos mesmo problemas!
*traz, do verbo trazer. Não tens de quê.
A maioria do parlamento europeu é de direita (família do PPE), que, inclusive, aumentou nas últimas eleições….demagogia é uma droga poderosa…
Haha culpar a DMA… Essa tá boa! A Apple ainda hoje não está a cumprir a DMA no que toca a liberdade dos Browsers, AppStore etc…
@Pplware: A DMA existe graças às queixas da Open Web Advocacy. Estes lançaram ontem a primeira revisão sobre a Apple e a UE está a seguir a análise deles … Daria bom um artigo: https://open-web-advocacy.org/apple-dma-review/
O DMA e o RSA de claro nada têm.
Por exemplo, não é lançado na UE o iPhone Mirroring (Espelhamento do iPhone) no macOS Sequoia – que permite interagir com o iPhone no Mac usando o trackpad e teclado, e usar praticamente todas as apps do iPhone, incluindo jogos – porque a Apple não tem a certeza se não tem que garantir a interoperabilidade, ou seja, o mesmo com o Windows.
Sendo certo que para garantir a interoperabilidade são precisas as duas partes – como se vai ver quando o WhatsApp mostrar o que conseguiu de interoperabilidade com os outros serviços de mensagens instantâneas (e o que os outros serviços quiseram garantir). A Apple pode garantir a interoperabilidade – e a segurança – entre o iOS (iPhone) e o macOS , mas não pode garantir com o Windows, diga o DMA/RSA o que disser.
Apple jogou a UE nas cordas perante o público europeu.
Zooropa, já diziam os U2….