Há 15 anos, o iPhone chegava ao mercado e mudava o mundo
O iPhone foi apresentado no dia 9 de janeiro de 2007. Contudo, o smartphone que vinha mudar o mundo das comunicações só chegou ao mercado no dia 29 de junho desse ano. Portanto, faz hoje 15 anos que a Apple começou a comercializar o iPhone.
O falecido Steve Jobs marcou este gadget como sendo "Um iPod, um telefone, um comunicador móvel de internet... não são três dispositivos separados, hoje, a Apple vai reinventar o telefone".
Parabéns Apple pelos 15 anos de mercado iPhone
Foi em 2007, há 15 anos, que a Apple começou a vender apenas nalguns países uma das suas maiores criações. O iPhone, que todos tão bem conhecem hoje, marcou uma mudança a vários níveis, desde a interface até à função de um telefone. Seis meses depois da sua apresentação, começou finalmente a ser vendido, contando, atualmente com mais de 2,2 mil milhões de equipamentos vendidos.
O iPhone é sem dúvida o produto mais bem sucedido da empresa.
Desde a sua estreia, o iPhone mudou o mundo e a indústria de tecnologia móvel para sempre. Após o seu lançamento em 29 de junho de 2007, levou apenas 74 dias para a Apple anunciar que havia vendido mais de 1 milhão de iPhones. O primeiro iPhone foi vendido por 499 dólares.
Apesar da concorrência ser cada vez mais e com mais qualidade, a verdade ºe que em 2021 a Apple vendeu 240 milhões de unidades. Anos após anos, recorde após recorde, a empresa e a marca somam pódios de vendas, de influência e de lucros.
Este ano, com o lançamento do iPhone 14, a Apple irá lançar o iOS 16, versão que já está disponível aos programadores na beta 2. Este sistema operativo começou por se chamar iPhone OS 1. No entanto, a Apple, antes de escolher este sistema e a forma de interação deste, teve vários protótipos em testes. Um deles, o AcornOS, usava a mesma interface do iPod.
A versão final agradou os utilizadores e, desde então, a empresa de Cupetino mantém um desenvolvimento coerente em relação ao look&feel apresentado por Steve Jobs e que é ainda hoje política da empresa no que toca ao design.
Se aos 10 anos de iPhone a empresa lançou o iPhone X, não é esperado que lance agora o iPhone XV. Aliás, neste ano de aniversário estão referenciados sim o iPhone 14, 14 Max, 14 Pro e 14 Pro Max. Claro, tudo isto é apenas a linha de rumor, porque até a Apple apresentar no evento, pela mão de Tim Cook, tudo não passa de especulação.
Este artigo tem mais de um ano
Sem dúvida uma revolução, mudou totalmente o paradigma dos telemóveis.
Foi o inicio do fim da Nokia e nem eles faziam ideia disso, aliás até gozaram com o conceito do iPhone.
O balmer ceo da microsoft ate disse quem e que gastaria 500 dolares naquele brinquedo! Foi um fartote! Hoje em dia toda a gente quer um iphone e o resto nem interessa
Só quem percebe zero de smartphones é que quer um iPhone.
Existem opções melhores no mercado…e mais baratas.
Cuidado, temos especialista.
Pós-doutorado!
Nem mais, cuidado que com essa verdade já feriste susceptibilidades…
Isso é como discutir qual é o melhor smartwatch, cada um tem as suas preferências. O que é melhor para ti pode simplesmente ser uma bosta para mim.
Deixa de ser fundamentalists e de chamar ignorantes aos outros só pq têm preferências diferentes das tuas.
Sem julgamentos de qualidade, estética ou outros, a verdade é antes disso eu já tinha o meu qtek 10 com Windows mobile.
Dizer que foi o primeiro smart phone não é minimamente correcto.
Vamos voltar à guerra de há 15 anos atrás? Ecrãs capacitativos vs ecrãs resistivos? Full mobile os vs odaptado windows CE? App Store vs whatever you can find and prey that it runs?
Estás a falar de características qualitativas. Não é pelo facto de os smartphones anteriores terem tecnologias inferiores que invalida serem classificados como smartphones.
E é pray, não prey.
Claro, mas isso também eram os ultimos symbians considerados smartphones, até sideloads se conseguia fazer para quem tem tinha jeito.
Antes disso já a IBM e Apple tinham tido “smartphones”, que importa o que eram se eram autenticos fails, nem 10% dos geeks adiraram, quanto mais a população, se de pensar de andar com um tijolo e uma caneta e ter de usar uma caneta para enviar uma sms… a sério.. smart era quem não os usava.
A questão não é essa, que foi revolucionário, isso foi indiscutivelmente, mas o mercado já estava virado para essa direcção. O caso da nokia com o maemo, que foi iniciado em 2005 e “aberto” à comunidade. A microsoft comprou a nokia, muito provavelmente, para acabar com este “fartote” (na visão deles), pois nada poderia ser aberto à comunidade.
Long story short!
por essa ordem de ideias então a Apple já estava nessa direcção desde 1993 quando introduziu o Newton, por sinal o aparelho que levou à criação da ARM.
Ou então Gottfried Leibniz em 1689 que inventou a base do código binário…
Sofia Coelho ? Não fazia ideia que o código binário era uma sistema móvel
Não sabia também que a arquitetura ARM era um sistema móvel.
Sofia Coelho, pelos vistos não sabes que ARM é também o nome da empresa, e que esta foi criada de propósito por causa dum sistema móvel em específico! pois…
Same thing. retira a palavra “arquitetura” do meu comentário.
:S quer dizer não entendes a ligação da ARM a sistemas móveis quando foi criada de propósito para servir um sistema móvel??? Bem…
prey lol
não li em lado nenhum do texto que tinha sido o primeiro smartphone
Mudava e de que maneira !! Para o bem e para o mal(neste sentido basta dizer “plim,plim,plim”,que significa gastar guito a mais).
Nao li a notícia mas ainda assim, pergunto. Mudou o mundo em que sentido? Em tecnologia? Se não me engano, quando foi apresentado o primeiro iPhone, já eu usava o Samsung Falaxy SII que era muito superior ao primeiro iPhone. Pelo menos em termos de sapeca.
*Galaxy
O S2 apareceu 4 anos depois do iPhone
O Galaxy S2 foi lançado em 2011, 3 anos depois do iPhone. Nem sequer existia linha Galaxy na altura e essa foi criada de propósito com o intuito de competir com a Apple, internamente era apelidada de ‘iPhone Killer’ mas nunca fez juz a essa nomenclatura.
Vamos pôr as coisas desta maneira, quando o iPhone foi apresentado pela primeira vez, o sistema operativo Android (ainda em desenvolvimento) teve que reformular completamente o seu interface para usar paradigmas semelhantes ao iPhone (em vez de se parecer com um Blackberry), com o lançamento a ter que ser atrasado por muitos meses. E o que eu digo pode ser confirmado por imagens e palavras de responsáveis do Android na altura.
Vens de uma linha temporal paralela ao resto da malta.
Isto de gente que debita “postas de pescada” sem perceber patavina do que diz, dá sempre asneira.
Então quando saiu o 1º iPhone em Junho de 2007 tu já usavas o Galaxy S2 que só foi lançado em 2011, ou seja, 4 anos depois.
Extraordinário! Como conseguiste isso? Viajaste ao futuro e regressaste com o S2, foi isso?
Incrível!
Concordo com o titulo da noticia, na altura do 1º Iphone quando o comprei tinha também o Qtek e antes tinha tido o Palm, ambos já eram touch screen, mas estamos a falar de coisas muito diferentes dai a inovação, na minha opinião a Apple inovou o que existia até aquela data, ainda me lembro de instalar uma aplicação de GPS no Windows do Qtek e criar um atalho para o “ambiente de trabalho” era uma carga de trabalhos, atualmente e claro na minha modesta opinião a Apple a nível de inovação está mais modesta, ou alcançou um estatuto que nem é preciso muito para vender, assim como foi com a Nokia, também me lembro quando a Nokia lançou as capas amovíveis creio que no 3310 a loucura que foi.
Sinceramente acho que a entrada da Apple acelerou e muito a evolução dos nossos equipamentos, sejam eles qual forem, hoje em dia temos excelentes tlf, não sendo preciso “vender” um rim para termos um fantástico tlf.
Comprei o meu primeiro iPhone 3G em 2008, nunca me deixou mal e usei por 4 anos.
Comprei o meu primeiro iPhone, o iPhone 4S, o qual na altura adorei e penso que seria o melhor smartphone da época, depois mudei para a Samsung e a experiência na altura não foi muito boa. Entretanto decidi dar outra oportunidade à Samsung e comprei o fabuloso Galaxy S7 e ai sim, acertei em cheio. Ainda hoje está ao serviço da empresa e está para as curvas!
Parabéns à Apple, realmente foi um marco no mundo dos smartphones. Mas hoje em dia a marca foi completamente ultrapassada pelo mundo Android, e principalmente pela Samsung!