Futuro Apple Watch poderá medir continuamente a pressão arterial
O Apple Watch é um dos dispositivos que a Apple mais vende. Popular no mundo, o smartwatch tem vindo a adotar uma vertente ligada à saúde e ao bem-estar. Depois dos sensores cardíacos, do ECG, sensor de quedas e mais recentemente o oxímetro, a Apple poderá ter intenções de o equipar com mais tecnologia. Assim, segundo o que foi agora solicitado para patente, a empresa de Cupertino poderá apostar na capacidade de medir continuamente a pressão arterial do utilizador.
Os vários sinais vitais combinados numa mesma aplicação poderão dar ao utilizador indicações sobre a sua saúde. Apesar de não ter classificação de "instrumento médico ou hospitalar", a verdade é que este smartwatch já salvou a vida a muitas pessoas.
Apple Watch quer medir permanentemente a pressão arterial
A Apple quer ter uma abordagem permanente no que toca a vigiar os sinais vitais dos seus utilizadores no Apple Watch. Como tal, em vez de medições periódicas ou sob consulta, o futuro modelo do Apple Watch poderá fornecer monitorizações constantes de frequência cardíaca e pressão arterial.
Alguns pedidos de patentes revelam que a Apple quer permitir que o Apple Watch vigie continuamente a pressão arterial.
O que é a pressão arterial?
A pressão arterial é, de um modo muito simples, a pressão ou da força com que o sangue passa pelas paredes das artérias, e consiste em dois valores:
- Sistólica: aparece em primeiro lugar e mede a força com que o coração se contrai e “expulsa” o sangue do seu interior.
- Diastólica: é o segundo valor e diz respeito à medição da pressão quando o coração relaxa entre cada batimento.
Quando a pressão arterial está muito elevada, significa que o sangue circula exercendo pressão exagerada nas artérias e, por isso, o coração tem que fazer mais esforço que o normal.
Medições permanentes são cada vez mais importantes
A pressão arterial elevada é uma “ameaça silenciosa”. Na maioria das vezes, não existe nenhum tipo de sintomas que indiquem que os seus valores estão acima dos considerados saudáveis. Principalmente quando não é detetada, a pressão arterial elevada é perigosa para a saúde, ocupando o primeiro lugar no “campeonato” de fatores de risco para acidentes vasculares cerebrais (AVC) e doenças cardíacas.
Assim, este e outro pedido de patente propõem o uso do relógio como parte do processo. Segundo o que foi apresentado, a tecnologia do relógio irá medir a pressão arterial e calcula o tempo que leva para um pulso chegar do coração do utilizador.
Dois pedidos de patentes agora revelados (patente 20200367767 e 20200367760), mostram que a Apple quer tornar possível o Apple Watch ler continuamente a pressão arterial.
O acoplamento elétrico do sistema de medição do tempo de trânsito do pulso (PTT) ao coração para medição da tensão arterial.
Assim, sem que tenha intervenção do utilizador, os dados serão medidos, compilados e darão uma informação em tempo real, permanentemente. Conforme já foi mostrado há uns anos, a Apple já havia investigado a realização de medidas contínuas destes sinais vitais sem o uso de extras, como elétrodos ou um medidor de tensão arterial.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Interessante, mas se não resolverem o problema da duração das baterias não me vejo a usar um smart watch e ter que o carregar todos os dias.
Eu, quer no 5, quer no 6, carrego dia sim, dia não, Mas, se na hora, por exemplo, do banho, o deixar a carregar, por breves momentos que sejam (mas são sempre 20 a 30 minutos por dia) ele nunca fica sem carga e nunca o retiro, fora esse momento. Agora, com o carregamento mais rápido no AW6 a bateria além de durar mais, ainda (nesses 20 minutos) ganho mais carga. Portanto, é uma questão de jogar com o tempo em que não é necessário usar.
É exactamente o uso que eu faço. Nunca fiquei sem carga.
A configuração do Apple Watch exige ter Iphone, certo?
Sim.
Muitas vezes leio aqui comentários acerca dos produtos da Apple (ou são caros, não valem nada, os outros são melhores, quem compra Apple é rico ou gosta de se exibir, bla,bla,bla…..). Amigos não gostam da Apple não venham ler acerca dos produtos da marca, eu só leio o que eu tenho interesse.
Em relação ao relógio da Apple se comprar um relógio de dar corda e alguns bem mais caros do que o Apple Watch, tem de dar corda todos os dias se não der de comer ao dito ele não trabalha.
Escusam de dizer que sou rico porque não sou, vivo do meu ordenado de Chef no Reino Unido e gosto bastante dos produtos da Apple e como neste País se consegue ter a oportunidade de adquirir os mesmo de forma a não mexer muito com orçamento mensal eu tenho tudo Apple.
Uma exemplo troco de telemóvel de dois em dois anos pois tenho contrato com uma companhia que existe em Portugal e aqui não pago nada o antigo fica para mim e o novo também.
Isso era o que deviam criar uma petição para acabar com esses abusos.
Não ligues Carlos, não passam de putos que têm a mania que percebem de tecnologia, no fundo não sabem nada e são adeptos dos almoços grátis.
Tens de melhorar muito o teu português, não aprendes nada com a Apple, pelos vistos.
Existe algum relógio sem ser da Apple que tenha esta funcionalidade de medir a pressão arterial?
Actualmente não há NENHUM relógio que seja fiável para medir a pressão arterial.
Este artigo baseia-se numa intenção e não na realidade actual.
Atualmente existem relógios que fazem médicos sim, não são equipamentos médicos. Embora que com tanta tecnologia que carregam, são mais evoluídos que os equipamentos de medir a tensão arterial que os médicos têm no consultório. Isto está a caminhar para um dispositivo fabuloso de usar no pulso 😉
https://omronhealthcare.com/products/heartguide-wearable-blood-pressure-monitor-bp8000m/
O “Samsung Galaxy Watch 3” tem função de medição da pressão arterial e também o ECG, mas para já apenas está activa na Coreia do Sul. Para Portugal está a aguardar aprovação da Entidades de Saúde. Nos forums falam em Fevereiro de 2021, mas o melhor é ver para crer.
https://www.youtube.com/watch?v=dSyYabhgYqg
Esta é a funcionalidade que estou à espera para compra rum smartwatch. Se for +- fiavel e acredito que a Apple só meta o sensor quando for de boa qualidade e fiavel compro na hora
Daqui uns anos não precisaremos mais de consultas médicas. jkkkkkk