Foxconn está a considerar uma nova fábrica no México para a produção do iPhone
As relações entre a China e os Estados Unidos estão a deixar marcas nos mercados e as empresas afetadas começam a procurar alternativas. Depois do Vietname e Índia, agora parece que os parceiros da Apple procuram mão-de-obra norte-americana para fabricar o iPhone.
Segundo informações, há interesse da Foxconn em montar uma nova unidade de fabrico no México, para produzir o iPhone.
México poderá receber uma unidade da Foxconn para fabricar o iPhone
Os fabricantes da Apple, a Foxconn e a Pegatron, estão supostamente a ponderar investimentos em novas fábricas no México.
Segundo a Reuters, o maior fabricante de componentes eletrónicos para smartphones e computadores do mundo quer montar uma unidade para fabricar o iPhone.
A Foxconn já tem cinco fábricas no México, mas como o relatório explica, elas estão a ser usadas principalmente para fabricar televisões e servidores. Esta nova unidade deverá ser para retirar as unidades da China para o México.
Apple: Até ao final do ano, muitas decisões serão tomadas
Apesar de haver cada vez mais fricção nas relações comerciais entre os EUA e a China, até ao final do ano muitas alterações poderão acontecer. As eleições presidenciais nos Estados Unidos, a evolução da pandemia e os números reais do impacto da doença irão ser determinantes para a estratégia 2021.
Assim, a Foxconn provavelmente tomará uma decisão só no final do ano. Assim, as obras somente irão arrancar depois destas decisões estratégicas.
Os detalhes sobre os planos da Pegatron no México são um pouco menos claros e não se sabe se a produção da Apple pode ser uma das mudanças planeadas.
O relatório também aponta que a administração Trump está a explorar incentivos que encorajariam empresas como a Foxconn e a Pegatron a se mudarem para mais perto dos Estados Unidos:
Planos surgem à medida que a ideia de “estreita recolocação” ganha terreno em Washington. O governo Trump está a explorar incentivos financeiros para encorajar as empresas a transferir as suas instalações de produção da Ásia para os Estados Unidos, América Latina e Caraíbas.
Foxconn será a primeira de muitas?
Além das duas fortes fornecedoras da Apple, também a Luxshare estará a ponderar abrir uma unidade de fabrico no México. Conforme é sabido, esta é a empresa que tem estado a produzir os AirPods e que tem um peso considerável na estratégia da empresa de Cupertino.
A pandemia, assim como as relações conturbadas entre a China e os EUA têm sido um alerta para a Apple deixar de depender das suas unidades de fabrico na gigante asiática. Aliás, recentemente foi dado a saber, via comunicado ao The Times of India, que a Apple está agora a produzir o iPhone SE na Índia para o mercado local.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Afinal eu tinha razão quando disse que a Apple, muito provavelmente, está de malas aviadas da China.
Eu sou mesmo o Euéquesei…
Que génio, depois de toda a “guerra” dos EUA com a China e do trump dizer mil vezes que quer as empresas americanas fora da China, é preciso um génio para predizer que tal aconteceria ;-D
Vê-se bem que nem leste como deve ser!
Primeiro, ainda não está decidido se há ou não uma mudança!
Segundo, um mudança destas não implica deixar de haver produção na China.
Terceiro, se fores ler a fonte da notícia, estes planos não envolvem a Apple directamente, é apenas um possível interesse da Foxconn.
Para fabricar o iPhone fora da China. Algo que se não fosse com o envolvimento da Apple isso não era possível. 😉
Vitor, lê a notícia original! Existe o interesse da Foxconn em aumentar o seu número de fábricas no México (que pode ou não ocorrer), e aproveitar para construir possivelmente smartphones. A Apple é apenas um dos possíveis clientes para as novas fábricas, não sendo certo que venha a ser cliente, embora a Foxconn o possa desejar. É mesmo dito que os planos ainda não envolvem a Apple.
Não vejas só uma, há várias informações. Aliás, o artigo recorre a várias fontes, como parte do trabalho. Nas várias fontes, o que é dito é que a Foxconn, assim como outras empresas, como aliás tens no artigo, têm desde há uns meses (até anos) um interesse na deslocalização das unidades de fabrico da China. E são empresas algumas delas que trabalham praticamente só para a Apple. Depois é referido que há um incentivo para que estas unidades possam ser deslocadas para perto dos EUA. Depois, olhando para o que está a ser feito na Índia, Vietname, entre outros países, o México é uma escolha que faz todo o sentido para produzir produtos Apple.
nenhuma daquelas empresas trabalha só para a Apple.
E a fonte desta informação sobre a Foxconn é a Reuters, não há outra. Aliás o vosso texto apresenta a Reuters como a fonte desta informação exacta. Se tens alguma outra fonte com informação original, indica!
Não é só a Apple, a maioria das grandes empresas mundiais tem feito esta mudança devido a 2 motivos essencialmente:
1. O conflito USA-China
2. A mão de obra na China já não está assim tão barata
Muitas empresas estão a mudar a produção, por exemplo, para a India. O curioso é que até empresas chinesas como a OnePlus e Realme estão a apostas na produção na India.
As empresas estão a ir ter produção na Índia porque as taxas alfandegárias na Índia são elevadas e o mercado é dos que mais cresce neste momento.
Grande coisa eu já sabia…
E claro, vão para outro país onde o salário dá para um pão, como sempre! Sabe bem pagar tão pouco…
Se não concordas não compres nada feito nesses países, compra só coisas feitas em países do 1º mundo e paga por elas.
O grande problema nao há venda esses smartphone fabricados no primeiro mundo, só no fim do mundo, produzido por mão de obra escrava para engordar as empresas com lucros multimilionários .
UAU, será que agora vêm com sabor a tequila e paella????
EUA deve ser mesmo um péssimo país para meter fábricas… querem meter fábricas em toda a parte menos nos EUA.
Eu da área que conheço, semicondutores, posso dizer que e bastante complicado trabalhar nos USA. Arranjam mil desculpas para não trabalhar e cometem muitos erros, a maioria por não se concentrarem. Do outro lado Japão, China, Korea, aquilo sim da gosto trabalhar com eles, a curva de aprendizagem principalmente de Coreanos e Chineses e do outro mundo, são pessoas mesmo focadas e com gosto no que fazem.
Mas claro isto na área que conheço, acredito que noutras área sejam pessoas diferentes e melhores que Coreanos e Chineses.