Fibrilhação auricular: Mulher do Alabama diz que foi salva pelo seu Apple Watch
Não é por acaso que o Apple Watch tem sido o dispositivo de pódio da Apple. A última versão deste gadget está no mercado há menos de um ano e já foi creditado com dezenas de vidas salvas em todo o mundo. Assim, após muitas vidas salvas, junta-se agora a vida de Anne Rowe. A insistência dos alertas de fibrilhação auricular salvaram a mulher.
Segundo esta americana, foi o Apple Watch Seria 4 que lhe salvou a vida. Esta não tem qualquer dúvida.
Sintomas de deteção
Segundo o canal de Tv americano, FOX10, a história de Rowe é uma declaração de agradecimento ao Apple Watch. Este, conforme descreve, impediu que a mulher tivesse um problema cardíaco fatal.
Como podemos ver no vídeo mais abaixo, a mulher explica que, dada a sua asma, alguns sintomas não foram percebidos.
Assim, a falta de ar e o cansaço, não foram motivo de alerta para esta mulher. Nem deu conta que a sua condição de saúde estava a deteriorar-se.
Uma prenda de natal que lhe salvou a vida
O marido de Anne Rowe presenteou-a com um Apple Watch no Natal passado. No entanto, a mulher ainda não estava certa que os avisos emitidos pelo Apple Watch Serie 4 seriam reais. Após alguns alertas, a mulher resolveu experimentar a aplicação de ECG do relógio.
O Apple Watch 4, lançado no outono passado, traz um sensor elétrico de frequência cardíaca. Este permite executar um eletrocardiograma de leitura através do pulso e da ponta dos dedos usando a aplicação de ECG da Apple.
Os utilizadores que não tenham esta condição fibrilhação auricular, quando executam o ECG, recebem a indicação de ritmo sinusal. No entanto, o Apple Watch de Rowe detecta AFib devido a um batimento cardíaco irregular.
Fibrilhação auricular pode afetar em Portugal mais de 200 mil pessoas
Segundo a informação médica, a fibrilhação auricular é a arritmia crónica mais frequente, podendo afetar cerca de 10% da população com mais de 70 anos. Estima-se que em Portugal cerca de 200.000 a 250.000 indivíduos tenham fibrilhação auricular.
Esta condição é um tipo de arritmia cardíaca em que existem batimentos cardíacos muito irregulares, e habitualmente rápidos, com 80 a 160 batimentos por minuto.
Desta forma, o coração não consegue bombear de forma eficiente o sangue e pode levar à formação de pequenos coágulos dentro do próprio coração. Esses coágulos podem ser arrastados pela corrente sanguínea e alojar-se em qualquer parte do organismo. Quando atingem as artérias que irrigam o cérebro podem causar um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
De acordo com os dados médicos, a fibrilhação auricular é uma das principais causas de AVC. Nesse sentido, está recomendado que estes doentes façam uma terapêutica crónica com fármacos anticoagulantes, que são medicamentos que fluidificam o sangue, evitando a formação de coágulos.
Tratamento da Fibrilhação auricular
Como é natural, Rowe inicialmente descartou o resultado dos alertas de fibrilhação auricular, enviados pelo seu relógio. Contudo, a app ECG foi consistente. Após mais testes com o Apple Watch, ela decidiu consultar o seu médico.
Depois de saber que o Apple Watch havia realmente detetado com precisão que o seu coração estava em fibrilação auricular depois que as máquinas hospitalares relataram o mesmo resultado, Rowe diz que "não há dúvidas" de que o Apple Watch salvou a sua vida.
Mais tarde, Rowe teve a sua válvula mitral substituída numa cirurgia cardíaca aberta para resolver o batimento cardíaco irregular e diminuir o risco de sofrer um AVC.
Mais recursos de saúde
A deteção desta doença não é o único recurso de monitorização de saúde oferecido pelo Apple Watch Series 4. Assim, o modelo de relógio mais recente também inclui deteção de quedas com a capacidade de ligar para o 112 e notificar o seu contacto de emergência se o utilizador não responder após uma queda ser detetada.
O Apple Watch também tem a capacidade de detetar quedas inesperadas na frequência cardíaca, bem como frequências cardíacas elevadas fora do exercício; ambos podem ser sinais de problemas cardíacos que podem ser perigosos quando não tratados.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Fox10tv
Fonte: Fox10tv
Neste artigo: Apple Watch, coração, Fibrilhação auricular, salva vidas
Não acredito muito nisso, a fibrilhacao auricular muitas vezes obriga a que a pessoa tenha de fazer cataterismo
Se os sintomas não forem percebidos, que importa o cataterismo? Importante é haver alertas neste e noutros tipos de situações. Foi o que voltou a acontecer.
???? Cataterismo para fibrilhação ventricular ?
Espero que o teu medico seja melhor que isso.
Abc
Cujo o tratamento obriga à utilização de técnicas de radiofrequência ou crio-ablação numa sala de cateterismo….
É preciso também dizer que independentemente dos “alertas” o Apple watch não é um dispositivo médico, portanto o diagnóstico médico ainda é necessário, o resto é dar uma falsa sensação de segurança às pessoas.
Sempre necessário. É isso mesmo.
É estranho só sair noticias destas só da apple, é esquisito, só a apple é que salva vidas, normalmente os americanos são bons a criar casos falsos só para vender, até pode ser verdade, mas ultimamente só vejo apple salva tal e coiso…..
Não é por nada que este é o gadget que mais vende no segmento. Além dos sensores de bem-estar, têm outros, únicos nos smartwatches. Se não existem outros concorrentes à altura, como podem fazer o mesmo serviço?
Cump.
Já tive Fibrilhação auricular, pensei que ia morrer, não é nada agradavel. no entanto, a abliação não é obrigatoria, muito menos o cataterismo.
O aviso de FA apenas indica que deve ir ao medico, coisa diferente e’ dizer que salvou a vida. Vive-se comodamente com FA desde que seja devidamente medicado. Tenho FA desde os trita e tal anos e nao tenho sintomas porque tomo medicamento.. para o resto da vida.
Não existe Fibrilhação Auricular, apenas Fibrilhação Atrial.
Deixem de escrever asneiras e façam um fact-check mínimo antes de postarem asneiras.
Antes que continue o disparate, aqui vai alguma literatura especializada: http://www.fpcardiologia.pt/fibrilhacao-auricular/
Já tive fibrilhação auricular, algo muito mas muito desagradável e foi corrigida com uma cardioversão feita no Hospital da Luz, em Lisboa. Profissionais de excelência, resolveram-me o problema em 2 ou 3 horas e a minha vida mudou para melhor de um momento para o outro. Recordo as noites inteiras que passei sem dormir, foi dos piores momentos da minha vida.
Manuelito, exatamente o mesmo que eu, só que o Hospital foi o de Torres Vedras em 2005. Bloco operatório, anestesia geral, cardioversão de 100 Jules (choque elétrico que faz reset no batimento cardíaco) e 1 hora depois estava bem e fui à minha vida.
A importância que as pessoas e as empresas dão (incluíndo a imprensa) às potencialidades reunidas num único dispositivo como este, é sempre subjectiva e cada um tem direito à sua opinião. Contudo, é inegável a projecção que tem e as suas funcionalidades, que não deviam ser ignoradas nem pelos haters nem pelos cépticos, pois estes eventualmente também podem precisar delas. Ter no pulso um alerta que nos pode salvar a vida (em determinados casos) pode fazer a diferença, não? Claro que podem existir falsos alertas, e pode até aumentar a ansiedade em procurar problemas que não existem, mas cada caso é um caso. No meu caso, sou saudável e não tenho necessidade desta funcionalidade. Mas entre ter NADA e entre ter algo que possa dar uma luz sobre qualquer coisa, eu preferia ter qualquer coisa. Não tem que ser este, mas este é BOM. Leiam mais sobre o que tem e como funciona e quais os seus reais objectivos! Boa sorte a todos, e boa saúde! NOTA: Embora o ECG/EKG não precise de eSIM, e SIM é necessário para outras coisas, e a NOS ainda não suporta ESIM no Apple Watch! Aguardamos previsões e desenvolvimentos…
Eu procuro um SW Android que tenha estas funções e cartão SIM, mas ainda não vi.
Como profissional de saúde, custa-me ver pessoas a dizerem que fizeram um cateterismos por terem FA (fibrilhação auricular)…das duas uma, ou algo foi mal entendido, ou foi realizada algum tipo de intervenção inovador ou pouco habitual, ainda assim é rebuscado a meu ver! Relativamente à tecnologia, acho que o futuro é isto mesmo, prevenir o máximo possível, seja de que forma for, a prevenção tem de ser uma das maiores bases em termos de saúde, evitando custos adicionais, aumentando a qualidade de vida das pessoas e poupando tempo a pessoas e aos próprios profissionais, resultando em mais tempo e qualidade de serviços para quem mais necessita.
A Abliação faz com que deixe de ter de tomar o anti-ritmico o RESTO DA VIDA. O “Cataterismo” penso que será de abliação que falam. Eu estou a aguardar consulta para saber se preciso de fazer ou não abliação “espero não precisar”.