Estudo: Quem usa iPhone são adultos jovens, no ativo e com poder de escolha
Quem hoje usa um iPhone será que o faz pelo "status"? Este mito urbano caiu há muito, hoje o dispositivo é escolhido pela sua qualidade e funcionalidades que, dentro do seu ecossistema, são únicas. Então, que idades escolhem este gadget? Essa pergunta fica respondida pelo estudo levado a cabo pela Consumer Intelligence Research Partners (CIRP). Vamos conhecer que faixas etárias postam na marca da maçã!
iPhone é uma escolha de pessoas adultas jovens
Não é segredo para ninguém que Apple tem muita influência sobre os consumidores, especialmente no seu mercado mais forte, o dos Estados Unidos. Aliás, recentemente vimos que a empresa alargou de novo a sua quota de vendas no país de origem conquistando mercado à sua concorrente mais direta, a Samsung.
Contudo, nem sempre é fácil perceber quem são os utilizadores que atualmente apostam na marca, que compram os dispositivos nos mais variados segmentos. Este foi o objetivo de um estudo desenvolvido pela Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), uma empresa dedicada fornecer análise de valores mobiliários para a comunidade de investidores, com base sobretudo, no estudo do mercado de consumo.
Segundo estudo agora apresentado, a empresa visava descobrir quais faixas etárias que usam Apple e os seus produtos. Os resultados mostram que o iPhone é mais usado por pessoas mais jovens. No entanto, há informações nas entrelinhas muito interessantes.
As faixas etárias apresentadas mostram-nos que o iPhone, produto chave da Apple, é escolhido por uma população adulta, jovem e no ativo, advindo disso o poder de compra. Uma população interessada nas novas tecnologias e permanentemente em cima das novidades que este mercado fértil disponibiliza.
- 18 aos 24 anos - 22% dos utilizadores
- 25 aos 34 anos - 27% dos utilizadores
- 35 aos 44 anos - 23% dos utilizadores
- 55 aos 65 anos - 10% dos utilizadores
Analisando os resultados, este estudo mostra que há uma predominância de pessoas adultas jovens, no mercado de trabalho que, não só preferem o iPhone, como outros produtos Apple.
Conforme podemos perceber deste gráfico, quase 70% de todos os utilizadores da Apple têm menos de 45 anos. Isso confirma o que os relatórios anteriores sugeriram, ou seja, que os jovens adultos americanos são uma grande razão pela qual a Apple é tão popular. Não há muitos utilizadores de iPhone, iPad e Mac com mais de 45 anos.
No entanto, esta realidade pode mudar no futuro, pois a Apple continua a inspirar seguidores leais. É claro que os mais jovens são cativados pelo sucesso da Apple, mas ainda há muitos utilizadores mais velhos. Só o tempo dirá se esta distribuição mudará ao longo dos anos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Via
Quem compra um Galaxy S também é por escolha…
Aliás mais depressa quem compra um telemóvel a cima de 1000€, sem ser da Apple é por escolha.
Porque por status não é….
Smartphones dobráveis é 100% status.
Ninguém andaria com tijolos no bolso se não fosse por status.
Um estudo levado a cabo pela Consumer Intelligence Research Partners, que é apenas uma empresa americana.
Na Europa é mesmo uma questão de “status” e não por que é melhor.
Deve ser tal como nos EUA, são em menos quantidade mas dentro do mesmo intervalos de idades. 😉
Status de que? Muita gente como eu usa iOS porque funciona. Faz tudo que preciso, tem uma câmara decente, tem as aplicações que necessito e vai recebendo atualizações periodicamente. E sei que funcionalidades como por exemplos Apple Pay funcionam em praticante qualquer banco, no mundo Android as coisas este tipo de serviços é muito mais fragmentado.
Até agora não há muitas razões de queixa, por isso não me vou dar ao trabalho de mudar só porque sim.
“câmara decente”? Blasfémia. Devias ter dito “câmara ultra espetacular” 🙂 Brincadeiras à parte, se funciona e não tens razões de queixa, para quê mudare.
“com poder de escolha”? Que diabo, eu pensava que não se podia escolher… é o que é e pronto, não é como no android que temos centenas ou milhares de escolhas, então ando eu enganado, coitado de mim… vou já mudar…
Sim, o poder de escolha é importante, vai desde o poder de aquisição, até ao perceber o real valor face às necessidades do comprador. Podes efetivamente não estar num desses parâmetros, principalmente no de perceber o valor que o equipamento teria face às tuas necessidades. 😉
Exatamente, nem mais.
Victor, lá estás tu a falar do valor do equipamento….
Isso é batatas!!!!!
Eu ando de relógio mecânico no pulso diariamente porque acho bonito e é um acessório que eu gosto. Relativamente a utilidade é inferior a um smartwatch.
Pontos positivos é o vídro que nunca risca, e não ter de por a carregar de resto não me acrescenta nada sem ser ” status” mas lá está eu sendo como um acessório.
O valor de um iPhone!!! São 1000€ que é isso???
600€ é o valor de uma renda, 300€ é o valor de uma prestação do carro, 100€ é o valor de um mês de combustível.
40€ por mês ou 50€ para andar de iPhone é nada hoje em dia….
Logo o valor não importa muito…
Mãos uma vez, o que o estudo mostra é jovens adultos que já estão são jovens e querem mostrar… Todos nós já fomos assim e ainda o somos um pouco quer queiramos quer não.
Eu só não tenho um porque realmente não me é útil e prefiro o azul ao amarelo.
São escolhas, mas lá está não ando com um telemóvel de 200€.
Sérvia me um de200€ sim sem dúvida!
São escolhas mas não deixa de ser um pouco por ” status” queiramos admitir ou não.
Mas hoje em dia o que reina é os hipócritas, e o politicamente correto!!!
Que no fundo é a história do rei vai nu…. Todos sabemos mas ninguém admite
É bonito? Mas usas para ser bonito para ti ou para ostentares? Hmmm estás a dar uma no cravo e outra na ferradura 😉
O valor importa, claro que sim, por isso o mercado dos recondicionados e usados floresceu tanto. Não negue à partida um mercado que desconheces.
O valor de qualquer “coisa” é sempre relativo. Para alguém, pagar 600€ de renda pode ser demasiado caro, e demasiado barato para outra pessoa. Sempre foi assim e sempre será.
Exacto, tem a ver com as necessidades.
Por acaso o ecossistema Apple não funciona com o programa do meu trabalho que só corre sobre Windows ou Linux.
Neste contexto o Android, sobretudo Samsung, adapta-se muito melhor.
Tb já caí nessa ao comprar de rajada um iPhone e um iPad. Felizmente não cheguei a comprar o Mac (deu-me para perguntar aos informáticos antes de comprar), caso contrário era mais um mono que para aí andava.
Os macs não são para todas as pessoas. É muito menos para quem compra rajadas de iPhones. Podes ter outro tipo de necessidade e um outro produto ser o ideal.
O jovem adulto que ganha o seu próprio dinheiro, tem o poder de escolha do lado dele, e não está dependente da vontade dos pais. Quando eu achei que podia gastar 800€ num smartphone, comprei um iPhone, isso é poder de escolha. Sendo adulto, quero uma solução rápida eficaz e eficiente. Já não tenho tempo para custom roms ou soluções assim assim…
Poder de escolha temos todos e para tudo, eu compro o carro que vai de encontro as minhas necessidades, pelo preço que dei por ele havias dezenas de carros, mais bonitos mais rápidos melhor equipados, mas não correspondiam as minhas necessidades.
O que se faz com um tlf topo de gama, seja Apple Samsung etc que não se faz num tlf de média gama?
Eu em casa tenho tudo Apple, mas não tenho Iphone, para as minhas necessidades não corresponde, tenho um Iphone 8 de serviço e tem limitações para as funções que desempenho e não é por ser o 8, seja qual for.
Tenho tlf topo de gama, por dois motivos, 1º pela S-Pen, 2º pela qualidade da fotografia, como viajo de mochila às costas faz toda a diferença não ter de carregar com DSLR mais objetivas, e o meu tlf têm de durar pelo menos 4 anos.
Poder de aquisição não é sequer relevante pois há marcas muito mais caras, as necessidades serão mais ou menos iguais para todos só que no meu caso instalo as app que quero ou até construo no caso da maçã não, é só… daí que o poder de escolha não será (digo eu) um poder ou seja, até será mas sim um poder da maçã…
Não é relevante? Muito bem, agora que as outras marcas já vendem equipamentos tão ou mais caros que o iPhone, agora o preço já não é relevante? Claro que é, aliás, por ser um fator de decisão, o iPhone tem o mercado dos equipamentos recondicionados e usados que é imensamente lucrativo. Basta ver a quantidade de lojas que apostaram neste tipo de equipamentos.
Depois o facto de não gostarem, sim é outro forte argumento. Mas para esse argumento existem pessoas que não estão a inventar argumentos para justificar a aposta noutras marcas, compram usam e está tudo bem. E o que não faltam são marcas fantásticas 😉
Achas mesmo relevante 28€ mensais a 36 meses para ter um iPhone 14??
Achas que é 28€ que fazem moça todos os meses??
Área conta da luz é mais cara todos os meses.
Aliás nem 1€ por dia da….
Sorteee acordaaa pra a vida, status.
Alguém precisa de um telemóvel de 1200€??
Ninguém, tem porque gostam de ter.
Como também quem ter um Mercedes é porque gosta, que o VW, também o leva ao mesmo sítio no mesmo espaço de tempo.
Só que chegas de VW ou de Dacia, mas queres chegar de Mercedes!
Porque ??
É mais confortável… Mas só for preciso passas no máximo 20 min dentro do carro por dia.
Loool
Se acho relevante? Não sei o que vai na tua carteira, nem é isso que está em causa, mas sim a decisão de cada pessoa querer pagar. O iPhone só é status para quem o deseja e não tem, isso sim, é status que procuram, porque quem tem, não é isso que está em causa. É a qualidade, a durabilidade, a segurança, o ecossistema e os serviços que engloba. Aos outros o que sobe à cabeça é o status. Depois, as escolhas de cada um é isso mesmo, de cada um e se uma pessoa gosta da Mercedes, eu gosto por exemplo, não interessa se a VW o leva ao mesmo lugar, mas não leva com os argumentos de um Mercedes. 🙂
Mais uma vez tenho de opinar em sentido contrário, o problema da maçã, conforme disse à pouco, é o facto de precisamente não se poder escolher e vou demonstrá-lo sob forma de exemplo: gosto de fazer caminhadas e faço-o sozinho mas tenho alguns problemas de saúde o que faz com aue possa necessitar de ajuda e para isso tenho uma aplicação de um amigo que apesar de não estar na play store por motivos que a google acha que não deve estar (estúpidas a meu ver mas é só a minha opinião), mas mesmo assim com o meu Android (caríssimo ou baratinho) posso instalar já no caso da maçã não o posso fazer de modo algum, logo é mesmo contrário à notícia, não há poder de escolha no android sim…
Se a Google acha é porque têm problemas. Como tal, a Google pensou em ti e não deixou que fosses exposto a problemas de segurança. A Apple vai mais além, não deixa mesmo ir por caminhos travessos, porque tem a sua App Store na China. E oferece-te outras alternativas, seguras, via loja de apps.
Essa conversa fiada, que serve para enganar os distraídos que depois dizem ter no Android um sistema “mais aberto” não passa da manobra da Google para não estar fechada ao seu grande mercado, o asiático. Agora pensa.
Antes da preocupação com a segurança com os utilizadores, tanto a Apple como a Google pensam mas é no rendimento que podem obter pela publicação e downloads das apps presentes nas respectivas lojas.
Neste contexto é impensável a Google autorizar a publicação do NewPipe ou Vanced não pq sejam inseguras mas pq colidem com o seu principal interesse:-Receitas de publicidade.
No entanto com um Androide o user é LIVRE de escolher o que entender melhor para si.
Livre? Não, porque estás amarrado ao Google. És o produto. Não te enganes 😉
Concordo com este estudo.É a mais pura realidade.Hoje,ter luxos é o que está a dar.
Status??? Status não é parecer! Quem realmente o tem, não o demonstra!
Mas bem, a malta gosta de “parecer”…
‘Status não é parecer! Quem realmente o tem, não o demonstra!” Agora é que me partiu todo.Esta é boa. 🙂
Compra iPhone quem tem mais amor aos imperialistas que ao dinheiro. E eles não agradecem.
Na minha humilde opinião nem a Apple é melhor que as restantes marcas, nem o IOS melhor que os outros OS e vice versa, o melhor produto seja ele equipamento, software ou no caso ambos é o que satisfaz as necessidades e expectativas de quem adquire o resto sinceramente é conversa… Acho na minha opinião que não é por status, aliás se há smartphones e produtos mais “corriqueiros” são os Apple, “toda” a gente tem desde miúdos, jovens, adultos, mais velhos, idosos desde mais antigos a mais recentes existem em todo lado.
Acho que é por moda, “toda” a gente tem, os futebolistas, os artistas, os vizinhos, os colegas da escola e do trabalho etc…como a Blackberry a uns anos noutra escala obviamente, a diferença é que a Blackberry foi fugaz e não pegou e a Apple pegou e continua a dar cartas, simples.
Agora comprarem Apple por status, ou a Apple ser um ecossistema completo e funciona bem blá, blá,blá é conversa e são opiniões claro, eu tive ecossistema Samsung tudo excelente sem problemas, tenho Huawei e excelente sem problemas e falo em tudo segurança, conexão e usabilidade de todos os equipamentos e harmonia, sempre questionei o que faz o ecossistema Apple que os outros não façam? Nunca obtive resposta concreta, ah e tal é melhor… Ok mas porque? Pois… Em resumo é como disse no início do meu post na minha humilde opinião cada utilizador sabe de si, e das suas opções e não porque A é melhor que B ou B melhor que A tudo têm pontos positivos e negativos e assim sendo não existe perfeição e ainda bem para haver evolução, o resto é conversa de 1000h que ninguém tem razão, ou chega a conclusão alguma.
A análise abrangeu quem, em,2022, comprou pelo menos um equipamento da Apple: Mac, iPhone e iPad.
Concluíram, por exemplo, que:
– Os compradores com idade entre os 18 e os 24 anos representavam exatamente a mesma percentagem – 22% – de todos os compradores de Mac, iPhone e iPad
– Com idade entre 35 e 44 anos – os compradores de Mac e iPad representaram 25% e do iPhone 23%
– Com idade entre 55 e 65 – os compradores de Mac foram 5%, de iPad 7% e de iPhone 8%.
Qual foi a conclusão? Que a estratégia da empresa está a resultar – os mesmos grupos etários têm um peso muito aproximado nas compras de Mac, iPad e iPhone, ou seja, os três produtos estão a interessar de igual modo as mesmas faixas etárias. Isto aponta para o que também já se conhecia – o comprador de um equipamento Apple tende a comprar outros do mesmo ecossistema.
Eu concordo: ofereço Androids (bons e baratos à família) e para mim tenho tenho Mac, iPad, iPhone, Apple Watch e outros. Para me exibir? Se fosse para isso comprava últimos modelos. Não, é porque interagem perfeitamente uns com os outros, duram muitos anos e não dão problemas.
“Ah, mas há quem só tenha iPhone, não tem mais nada do ecossistema, é para se exibirem!” Conheço bastantes pessoas com iPhone, geralmente com vários anos, também não é para se exibirem. É que não conheço uma pessoa – uma que seja – que tenha um iPhone por causa do dito status. Quem fala disso conhecerá outras pessoas … ou inventa.
Realmente o estudo tem razão, fiz 45 anos e comprei um Samsung S23. A experiência de vida faz-me aprender
na minha modesta opinião basta olhar para o estudo e ver que sim é uma questão de status, pois vejam quem tem mais predominância de aquisição de iphone é a faixa dos 18 aos 34 logo pensem cmg que idade é essa ??? a idade de andar á cata de miúdas logo bora ostentar um iphone e um iwatch para dar pinta para as miúdas.
e sejam honestos mais chama a atenção o logo da maça que outra marca qualquer.
A faixa etária dos 18 aos 34 anos é também a que compra mais Macs e iPads.
Também é para andar à cata de miúdas?
E se bem reparares, a generalidade das pessoas usa capas, não se vê o logo.
se repares tb os iphones são os unicos que conheço em que a capa tem um buraco pura e simplesmente para mostar a maçã não será para o status ????
Status? Hehehe design é uma coisa, status é outra 😉 Quer dizer, andas com o logo da marca do teu carro tapado? Hmmm seu exibicionista 😀
e tu andas com uma capa no teu carro?? se não fosse para mostrar a maçã o pk do buraco
As capas da Apple não têm um buraco. Onde viste isso? Eu até fiquei na dúvida, até fui ver, porque não conheço no rol no site uma com buraco.
As capas da Apple não têm buraco 🙂
Algumas, de terceiros têm.
Está explicado, são jovens e logo ainda não sabem fazer escolhas sábias… vão pelas modas sem sentido! Depois crescem e já conseguem ver na asneira que se meteram e mudam para a Samsung! Simples!
Moda? O iPhone foi lançado em 2007, vai fazer 16 anos. Foram vendidos mais de 2 mil milhões. E vai aumentando a quota de mercado, o que é de admirar atendendo ao preço.
No dia que o Android tiver um sistema como o IOS talvez mude, até lá não desço de cavalo para burro
Como assim?
É mais subir de cavalo com rédeas para cavalo alado. Não deturpe sff
Claramente não incluiram as escolas primárias nesse estudo. Até sem abrigos têm iPhones, não sei como conseguem general a coisa assim.
Confere. Gosto muito de telemóveis (já estou farto de torrar dinheiro neles) e olho sempre para os telemóveis dos outros a tentar perceber quais são. Manias. E bate certo com este estudo. Quanto a mim, que sou mais velhote, já tentei gostar tanto de iPhones como iPads. Vendi tudo e acabei por voltar ao Android. Voltei é um pouco mais exigente pelas coisas boas que encontrei no IOS.