Ecrãs do iPhone 14 Pro revelam novo design de “cápsula e furo” que substituiu o notch
Começou por ser um rumor ainda sem muita precisão. Depois tornou-se num forte candidato a verdade e atualmente, apesar de não haver qualquer confirmação oficial, parece já ser o futuro design do iPhone 14 topo de gama. A Apple no iPhone 13 já diminuiu o notch e no iPhone 14, conforme tem sido vaticinado, vai adotar o ecrã com um recorte em formato comprimido (ou pílula) e um furo.
Este novo recorte vai diminuir substancialmente a secção de câmaras e sensores na parte frontal do smartphone Apple de 2022. Imagens dos ecrãs do hipotético próximo iPhone 14 Pro e Pro Max mostram isso mesmo.
Será no iPhone 14 Pro que a Apple mata o notch?
Painéis frontais de vidro para todos os quatro modelos do iPhone 14 supostamente apareceram na rede social chinesa Weibo. Logo de seguida a informação foi partilhada no Twitter por @SaranByte.
Os painéis revelam não apenas o design de pílula e furo para o modelo Pro e 14 Pro Max, mas também molduras um pouco mais finas e uma proporção mais alta para estes modelos.
iPhone 14 front panels have leaked on Weibo - here are the changes to note: 1) thinner bezels on the Pro models, as reported by other sources 2) aspect ratio is also slightly different on the Pros (19.5:9 to 20:9); this corroborates with 9to5Mac’s report regarding taller displays pic.twitter.com/UtqNcBB9aP
— Saran (@SaranByte) April 28, 2022
Como esperado, a imagem também mostra que os modelos padrão do iPhone 14 e iPhone 14 Max manterão o mesmo notch dos modelos do iPhone 13.
Embora não esteja claro se a imagem é legítima, os painéis de vidro frontais estão alinhados com todos os rumores que ouvimos sobre os modelos do novo iPhone até agora. No ano passado, por exemplo, alguns meios partilharam também antecipadamente imagens "exclusivas" de um painel de vidro frontal para todos os modelos do iPhone 13 que se mostraram precisas.
O design de comprimido (ou pílula) e um furo para os modelos do iPhone 14 Pro foi relatado por vários analistas, incluindo o consultor da indústria de ecrãs Ross Young e Mark Gurman, da Bloomberg.
Outros recursos do iPhone de 2022, modelo Pro, incluem uma câmara traseira de 48 megapíxel, uma câmara frontal atualizada com foco automático e muito mais.
Este artigo tem mais de um ano
“Será no iPhone 14 Pro que a Apple mata o notch?” Eu já tinha referido isso há já um bom tempo.Mas atenção,só nos modelos Pro !!
Fraquinho.
já não era sem tempo, e mesmo assim é só para os pro
Nao vejo nada de especial câmara de 48mp mas disseram que so ia ter 12mp saja como for o xiaomi 12 ultra vai lhe por de lado
Não percebo o porquê de tanto ódio ao notch, não me incomoda minimamente e até traz alguma diferenciação ao design
Exatamente. Quem se incomoda é quem não tem iPhone 😉 e até gostaria de ter. Quem tem sabe que o notch não tem qualquer impedimento, nem a usar o ecrã numa proporção 16:9 para vídeo ou jogos. Mas pronto 😀
Eu não tenho Iphone e não gostaria de ter. Estou contente com o meu telemóvel. Quanto ao Notch, e futuramente o “comprimido” no ecrã, não é grande inovação. A Huawei consegiu implementar um sistema 3D facial no seu P40 Pro sem recorrer ao Notch.
O Huawei PRO Pro tem também um sistema de reconhecimento facial 3D sem recorrer ao notch. Não é inovação da Apple. Além disso, respondendo, não tenho iPhone e não gosto de ter.
Mas há uma grande diferença. O Face ID é muito superior e usado em tudo o que são meios de pagamento e não só. Isso é visto no dia a dia e até onde o sistema da Apple é mais rápido, eficaz e abrangente. Por isso precisa de um espaço maior para os sensores e câmaras. Estamos a falar num sistema de segurança que custou milhões na compra de duas empresas israelitas de serviços militares.
ahahahhahahah ok com o amigo vitor não vale a pena mas só para avisar que o notch sim faz diferença nos jogos e nos videos full screen, estou a falar do antigo o notch, o atual sim pouca difrença faz apenas acho que fica mais bonito um punch hole do que uma sobrancelha
Ó conversa da treta. Um buraco não faz diferença, mas o notch faz? Não digas disparates. Os jogos em full screen funcionam sem constrangimentos. Aliás, nalguns jogos o notch até ajuda, pois é o de posicionas a mão para agarrar o telefone.
No meu caso, e no da grande maioria, se o problema fosse nos jogos, como não é seguramente a atividade mais usada, era tranquilo, no restante… esquece, nem notas que aquilo ali está e olha que eu tenho TODOS os iPhone 😉 ao contrário dos que se sentem incomodados… que não têm nenhum 😀
Contar com o Face ID, isso sim é uma vantagem no uso do iPhone.
Caro Vítor,
Permita-me dizer-lhe que esta contante alusão ao(s) iPhone(s) que tem e que os outros não têm, ou que gostariam de ter, não acrescenta nada de interessante aos seus comentários. No meu entender, seria um comentário bem mais construtivo se ficasse apenas pelos argumentos técnicos.
Obrigado,
Alexandre
Toda a parte técnica que interessa tem como objetivo explicar o benefício, principalmente a quem está a pensar usar. Que interessa se o notch prejudica ou não a quem não usa? Nada, não interessa nada e vemos depois opiniões deturpadas só “porque sim”. Em abono da verdade e isso é chapa 5, todos os que usam o iPhone com Face ID são beneficiados com uma tecnologia segura, rápida, transversal e que é uma mais valia até em momentos de pandemia. Portanto, tecnicamente, o notch tem muito mais vantagens que desvantagens e eu não vejo nenhuma na usabilidade do dia a dia.
Como digo, eu sou utilizador de um dispositivo Android com leitura facial e do iPhone 13 pro Max com reconhecimento facial. Quer o topo de gama Android quer o iPhone podem reconhecer o utilizador pela imagem. O iPhone é muito mais rápido e preciso que o Android, e tudo porque são tecnologias diferentes. E para pagamentos só o iPhone permite usar apenas o Face ID. Isso é um sinal de muita confiança.
Conclusão, o Face ID é das melhores ferramentas, se não mesmo a melhor, no que toca a segurança nos dispositivos móveis. Isso não vale ter ali um notch? Claro que sim.
E se o notch um dia desaparecer? Desde que o Face ID continue com a qualidade que temos hoje, ou eventualmente melhore (como vimos do iPhone 11 para o iPhone 12) é o melhor dos dois mundos. Não trocava não ter Reconhecimento Facial para ter um ecrã com um furinho, por exemplo. 😉
Eu já sabia disso há muito,que o Vítor tinha todos os iPhones desde a sua primeira versão.E outros aqui no Pplware “têm” Samsung,Huawei e Xiaomi desde há um bom tempo. 😉
Sim, há um pouco de tudo sim. Eu só tenho um Android, Samsung, é um Huawei ao serviço.
Xiaomi, a marca que chegou a Portugal pela mão do Pplware, só o Simões e o Hugo.
A Inês tem praticamente um de cada 😀 depois já uma variedade entre os restantes.
Pelas imagens vai deixar de haver o mini e passar haver o “max max” será isso? Deixa-me apreensivo isso, pois o pro normal vai acabar por tornar-se no novo standard e as novidades e o hardware melhor vai para os max, e é chato porque o tamanha dos max é grande de mais para mim
Para quando uma versão S?! Estou ansioso por essa pois eu tive um e agora estou no 13 pro e não vejo que as novidades tenham sido bastantes, mesmo saindo de um 6s. Confesso, o meu 6s foi máquina que deixa saudade
Como já vem sedo habito depois dizem maravilhas quando acabar o notch, ainda me lembro quando se falava no aumento do Iphone todos diziam que não fazia falta e agora só compram o maior que há.
Uma coisa é certa a Apple tem fans que mais parede que seguem uma religião, não se pode dizer nada que ficam logo todos ofendidos, espero é que sejam assim também a demostrar o amor aos vossos pais e avós.