iPhone 17 Pro poderá permitir gravação de vídeo em 8K pela primeira vez
Os próximos modelos iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max da Apple poderão trazer melhorias nas capacidades de vídeo, permitindo a gravação em resolução 8K, segundo rumores.
Segundo informação partilhada na web, citando uma publicação na conta Fixed Focus Digital na plataforma Weibo, os modelos iPhone 17 Pro serão “algo a antecipar”, pois a gravação de vídeo em 8K estará “ao alcance do utilizador”.
Desde o lançamento da série iPhone 6s em 2015, todos os iPhones permitem gravação em 4K. Se este rumor se confirmar, os iPhone 17 Pro poderão ser os primeiros dispositivos da Apple a oferecer captura de vídeo em 8K ao público.
iPhone 17 Pro poderá permitir gravação de vídeo em 8K
Acredita-se que o hardware atual já seja capaz de gravar vídeo em 8K, mas a Apple poderá ter adiado essa funcionalidade até que todos os três sensores traseiros dos modelos Pro tivessem 48 MP.
O iPhone 16 Pro conta com sensores principal e ultra-angular de 48 MP, mas a câmara teleobjetiva ainda é de 12 MP. Um rumor anterior mencionou um sistema de três câmaras de 48 MP para o iPhone 17 Pro Max. Se for verdade, a gravação em 8K poderá ser exclusiva do modelo de topo.
Ter todas as três câmaras traseiras com 48 MP ajudaria a suportar a captura de vídeo em 8K, uma vez que uma imagem 8K equivale a cerca de 33 MP, permitindo alternar entre lentes sem perda de qualidade.
Em setembro de 2024, um relatório indicava que a Apple testou a gravação de vídeo em 8K nos modelos iPhone 16 Pro antes do seu lançamento, mas a funcionalidade não foi ativada devido a limitações no sistema de três câmaras. Como resultado, a linha iPhone 16 manteve o suporte para gravação em 4K.
Atualmente, vários smartphones Android, como o Samsung Galaxy S25 Ultra, já oferecem gravação de vídeo em 8K. O Google Pixel 9 Pro também suporta 8K, mas através de upscaling por IA, e não captura nativa.
O caminho (turbulento) para o 8K
O 8K, ou 8K UHD, é a resolução mais alta definida pelo padrão Rec. 2020 (UHDTV). Com 7680 × 4320 pixeis, oferece quatro vezes mais detalhe do que o 4K (3840 × 2160).
Contudo, a adoção do 8K ainda é limitada. Até há pouco tempo, o preço das Tvs 8K era proibitivo, embora esteja a descer. Além disso, há poucos filmes, séries e transmissões desportivas em 8K. A Apple já experimentou desporto em 8K no seu formato Apple Immersive Video, destinado ao Vision Pro, mas o formato ainda não é amplamente utilizado.
O maior obstáculo é a falta de transmissões ao vivo em 8K. Enquanto os canais de TV não oferecerem conteúdos neste formato de forma consistente, é improvável que o 8K se torne um padrão generalizado.
A nossa percepção visual do 4k para 8k praticamente nula. Consigo ainda aceitar por exemplo para televisores gigantes tipo… 75” para cima, mas só se estivesse muito próximo do écrã
8 megapixeis vs 32 e dizes que e o mesmo hahaha, oh nerd poe os oculos!
Para usar 8k são televisões de 140, para cima. Qualquer coisa, abaixo de metro e meio, não vale a pena usar 500gb, para ver um filme de 90 minutos.
Acha armazenamento pra isso tudo, se 4K já ocupa então 8K upa upa.
Eu fico bem satisfeito com o FullHD, qua já tem boa qualidade.
Antigamente não havia nem HD, por isso……
Eu é que ganho com isso pois equipamentos só com fullDH fica mais barato agora hehe.
E novidades sr Cook?
O principal problema é o espaço (e a velocidade da ligação) necessária. Mesmo na versão com 6 Terabytes (segundo informações custa 3900 dólares!!!) em flash, grava 3 horas, e pouco, de vídeo 8K. Para um “live”, exige 830mbps, além de cache de 5gb.
Não vale o custo… é como os 5000 milhões, de portugueses, que sacam filmes 4k, para verem, em monitores/TV, que nem fullhd suportam.
Alguém faltou à escola.
Os portugueses são 5000 000 000 000 000 000 000 de habitantes. Fora os emigrantes, claro.