E se os AirPods da Apple afinal pudessem suportar música Lossless?
A Apple no início desta semana informou que a sua plataforma Apple Music iria oferecer música com qualidade Lossless, Áudio Espacial com Dolby Atmos. Isto é, som de alta-fidelidade sem que com isso o utilizador pagasse mais. No entanto, os auscultadores AirPods da Apple (assim como os Beats) não estavam elegíveis para reproduzir qualidade HiFi. Tal situação deixou, claramente, os utilizadores destes equipamentos, principalmente dos AirPods Max, um pouco desiludidos.
Como nem sempre as histórias são contadas todas de uma vez, os rumores, que partiram do famoso leaker Jon Prosser, poderão levantar ainda uma esperança para quem tem os AirPods e quer música de alta-fidelidade.
Como explicámos devidamente neste artigo, há uma série de limitações nos auscultadores wireless que impedem os dispositivos de reproduzir em qualidade Lossless.
No entanto, tal como a Sony já o fez, a Apple poderá estar a trabalhar num codec Lossless otimizado para Bluetooth, ou a trabalhar noutro foco!
Lossless nos Airpods? De onde partiu tal rumor?
A Apple ao lançar o Apple Music hi-res Lossless, que será já no próximo mês de junho, deixou indicações que os AirPods o não suportavam. Contudo, estas foram as declarações enviadas por email por um porta-voz da Apple:
“Lossless audio is not supported on AirPods, any model. AirPods Max wired listening mode accepts analog output sources only. AirPods Max currently does not support digital audio formats in wired mode.
Assim, diz claramente que "ATUALMENTE o AirPods Max não suporta formatos de áudio digitais em modo com fios."
Na terminologia da Apple, Lossless tem qualidade de CD, de reprodução de 16 bits a 44,1 kHz até 24 bits 48 kHz, enquanto Hi-Res Lossless oferece até 24 bits de 192 kHz. Ambos os modelos de auscultadores da Apple apenas usam o codec Bluetooth AAC quando ligados a um iPhone, o que significa que não podem receber a qualidade total dos ficheiros Apple Music Lossless, que serão codificados como ficheiros ALAC (Apple Lossless Audio Codec).
Não há dúvidas que os AirPods Max têm um som excecional - mesmo com AAC por Bluetooth, e ligar com cabo pode tornar a experiência ainda mais rica.
Os rumores lançados por Prosser é de facto a Apple estar a trabalhar num codec que traga suporte Lossless aos AirPods Max, mesmo que seja via cabo. Assim, resta-nos aguardar pelo lançamento do Lossless em junho e perceber se no próximo WWDC 2021 poderá aparecer alguma novidade.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
E se a Apple corrigir o problema com o Fuso Horário dos Açores?
Isso está corrigido há n na nova versão.
700€? e nao suporta lossless ?? Estao a brincar certo?!
E quantos auscultadores sem fios tens que suportem áudio hi-res Lossless?
Qualquer um que suporte LDAC ou aptx HD, por exemplo. Lossless apenas significa sem perda após a conversão. Por exemplo, se o original for o master criado para um álbum em CD, 24 bit a 96kHz em LDAC chegam perfeitamente. Ainda que a consistência esteja dependente da força do sinal.
Quanto aos AirPods Max em específico, nem são os codecs que usa que o distinguem pela negativa. O pior é mesmo o facto que não tem um modo “passivo” para conseguirem funcionar como auscultadores tradicionais mesmo quando desligados. Algo surreal para o preço que custam.
Certo, mas quais tens via bluetooth que te entreguem qualidade Lossless? Sobre os AirPods Max, acredita-se que a Apple estará a desenvolver um codec proprietário para este efeito, eventualmente com o cabo nos AirPods Max, porque foram isso, via bluetooth, esquece a qualidade HiFi.
Sobre o preço, os auscultadores são de excelente qualidade de fabrico, têm um som muito bom, dos melhores ao nível no ANC e com Áudio Espacial proporcionam uma experiência audiófila fantástica. Portanto, os 600 euros que pagas por eles estão bem presentes no que eles oferecem no seu conjunto.
Certo, mas quais tens via bluetooth que te entreguem qualidade Lossless? – Volto a repetir, lossless apenas significa a não perda de dados após uma conversão de formato. Para teres uma ideia audio a 16bit 41kHz pode ser lossless se o original for o master para redbook audio, audio a 24 bit 192kHz pode não ser lossless se o original estiver noutro formato que permite mais informação como uma reel to reel, DSD ou DXD. No que toca a auscultadores é o “tecto” definido pelo codec (e pela largura de banda disponível) que vai definir se algo vai ser reproduzido de forma lossless ou não. Por exemplo, formatos até 24 bit 96kHz podem ser reproduzidos de forma lossless em auscultadores que suportam LDAC. Acima disso há uma perda de informação. A maior parte dos modelos com ANC da Sony suportam LDAC.
Aquilo que tu listaste é oferecido por modelos da BOSE e Sony por um preço bastante inferior e oferecendo um modo passivo. A definição de “experiência audiófila fantástica” depende muito do “audiófilo” lol.
Não tens nenhum com som HiFi via bluetooth. Nenhum com experiência audiófila. A audiofilia não vai no depende. 🙂 Quando se fala em som de alta fidelidade colocas logo de parte os dispositivos bluetooth, por isso, aqui não vai no depende. E por isso não tens BOSE nem SONY com auscultadores bluetooth que te proporcionem som HiFi.
Já agora convém mencionar que isto é apenas relativo à parte do DAC. A isto acresce ainda a frequência à saída do DAC, range de frequências e impedância dos próprios drivers, etc.
“Quando se fala em som de alta fidelidade colocas logo de parte os dispositivos bluetooth” – Talvez o o Vítor deva pensar um pouco mais porque é que isto é dito em vez de de simplesmente o aceitar como facto.
Sim é um facto, pelo menos na pratica, podemos teorizar sobre as capacidades da tecnologia, mas a prática diz-nos isso. Por isso, dizer que temos este e aqueles mais baratos que os Apple… é irrelevante, não reproduzem via BT som de alta-fidelidade.
A audiofilia não vai no depende. – Meu caro… nem sei por onde começar.
O que também se publicou é que os AirPods podiam melhorar a audição de pessoas com problemas ligeiros.
https://pplware.sapo.pt/apple/airpods-pro-podem-atuar-como-aparelhos-auditivos-diz-estudo/
Para isso teriam de ter cabo, tal como um bom par de headphones.
Epá… Isto parece ser um gozo
Estar a ouvir falar de uns fines que custaram mais do que o meu telemóvel+torre juntas???
Epá, ou eu estou pobre, ou então a Apple “arrasou”no preço!!
Btw, os fones realmente a nível de specs estão interessantes, mas esquece não é pra mim
Pplware, uma sugestão: esses fones mais o Woojer(acho que é assim que se escreve) dariam uma boa experiência e um bom artigo
*fones