Criador do Telegram ataca a Apple e o iPhone 12, comparando-o a um modelo antigo
O criador do Telegram tem assumido nos últimos tempos posições quase extremistas no que toca à Apple. Tem criticado a empresa em alguns momentos-chave, seguindo toda uma onda de criticismo face a algumas situações.
Agora, e sem qualquer razão para tal, focou as suas opiniões no novo iPhone 12, comparando-o a um modelo antigo e sem qualquer novidade. A Apple não foi poupada e as críticas também se focaram nesta empresa.
Uma opinião crítica de Pavel Durov
As opiniões do criador do Telegram tendem a ser decerto fortes e incisivas. Pavel Durov não se inibe de dar a sua opinião em muitos assuntos relacionados com o mundo da tecnologia, como já muitas vezes tivemos oportunidade de assistir.
A Apple tem sido um dos seus alvos preferenciais, sendo sempre criticada pelas suas práticas de concorrência. Pavel Durov tem tentado mostrar que a gigante de Cupertino tende a proteger as suas apps e os seus serviços face ao que a concorrência oferece.
iPhone 12 comparado a um modelo velho
Agora, e depois de ter recebido o seu iPhone 12 Pro, o criador do Telegram voltou a manifestar a sua opinião. Esta não é nada favorável e retrata o iPhone 12 principalmente como "um pedaço de ferro incrivelmente estranho".
A sua opinião vai mais longe e descreve o novo iPhone 12 como "uma versão super dimensionada do iPhone 5 de 2012 com um bloco de câmara principal repugnante, onde os módulos estão localizados em três alturas diferentes".
Criador do Telegram ataca a Apple
Queixa-se igualmente da presença do notch, que lhe dá uma taxa de utilidade do ecrã baixa, graças a este espaço ocupado. No geral, a sua opinião é que o iPhone 12 transmite uma imagem de um equipamento ultrapassado e sem poucas novidades técnicas.
Pavel Durov termina a sua crítica focando-se na gestão da Apple. 9 ano depois da morte de Steve Jobs, a empresa vive da reputação que este construiu, todavia sem inovação recente. Dá como exemplo as quebras de vendas recentes e prevê que em poucos anos o iPhone terá uma presença marginal no mercado.
Este artigo tem mais de um ano
É certo que se focou nos aspetos maus e deixou de fora os bons, mas não disse nenhuma mentira.
Exato…
Só não percebi esta parte: “Agora, e sem qualquer razão para tal, focou as suas opiniões no novo iPhone 12,…” É a opinião de quem escreveu?
É que no texto fica subentendido que ele recebeu o equipamento, e as criticas vieram depois disso.
Claro, só pode criticar depois de ter o equipamento. Agora não disse nada que não seja verdade, inovação ZERO.
Quem compra o iPhone usa Telegram ??
Sim, o que é que uma coisa tem a ver com a outra? Eu uso em Android e iOS, para mim è das aplicações mais completas e seguras que existem para comunicação.
iMessage é encriptado. Face time tb e é end-to-end. nada fica ou passa pelos servidores da Apple.
Telegram tambem o é ponto a ponto, e tem mais features que o iMessage e não está limitado a um OS.
O telegram esta longe de ser tao completo como o imessage. A comecar nas chamadas e mensagens de voz pelo apple watch que o telegram não faz em wearables, envio de dinheiro, integracao etc. telegram nem videochamadas faz
Sr. José, informe-se melhor porque o telegram faz sim videochamadas!!!
Quando os servidores estão a funcionar sim, é verdade. Mas quando os servidores estão embaixo o serviço deixa de funcionar
Isso aplica-se a todos os serviços
Isso aplica-se a todos os serviços, que passem pelos servidores.
Errado. Estás a mentir ou a falsear dados.
O IMessage usa o servidor do Itunes para enviar os dados… portanto, a Apple fica com cópias de TUDO o que lá fazes. Até nos termos existe a referência que as fotos “podem ser guardadas por 50 anos”.
Ah thefapening volta … ahahah
Venho a dizer isto a mais de 3 anos aqui neste site. Sendo sempre criticado pelos maçã o dependentes. Talvez agora acordem com as palavras deste sr que disse literalmente o que eu venho dizendo. “Pavel Durov termina a sua crítica focando-se na gestão da Apple. 9 ano depois da morte de Steve Jobs, a empresa vive da reputação que este construiu, todavia sem inovação recente.”
Gostei +1
Isso é óbvio, e só não vê quem não quer. Não é que não “inove”, mas as inovações não são tão desruptivas quanto o foram antes. E não creio que isso se deva apenas à morte de Steve Jobs.
Ao contrário do que acontecia na altura de “Jobs”, as marcas chinesas não se limitam a copiar…tens várias marcas a inovar. Algumas delas sem medo de experimentar o mercado, sem esperar que um grande player coloque antes aquela funcionalidade no mercado.
Também acho que as marcas chinesas inovam mais, mesmo que falhem ou tenham pouco sucesso. Parece que a Apple é demasiado cautelosa em apresentar coisas novas, para não perder os seus fans e as suas enormes receitas.
Isso e treta. Apple revolucionou o mundo dos pcs com m1, o Apple Watch não tem concorrencia, os airpods revolucionaram os fones sem fios e todos a copiam. Nada disso teve dedo do jobs por isso não digas disparates.
Importante é aprender um pouco sobre a evolução dos computadores, depois acho que anda muito fechado no mundo dos smartphones ( recue uns anos e abra horizontes ).
Quanto aos “airpods” e fones sem fios, já aqui foi dito que a apple não inova, ou usa tecnologias de outros ( depois tem processos pelas patentes ) ou compra as empresas que tem a tecnologia ( como a “Beats by Dr. Dre”), mas a apple nao inova.
Para lhe dar um pouco mais de dor de cabeça, sabe que a microsoft salvou a apple da falência?
https://pplware.sapo.pt/apple/dia-microsoft-salvou-apple/ dá uma lida.
https://forbes.com.br/negocios/2017/08/o-dia-em-que-bill-gates-salvou-a-apple/
Eu leio bem, e o Vitor?
Se lesses bem, viste então que afinal não foi a Microsoft que salvou a Apple, a empresa investiu numa empresa que Gates sabia que tinha produtos que iriam mudar o mercado. Se não tivesse investido, a Apple poderia ter outro caminho (eventualmente pior), assim como a Microsoft que recolheu milhões com o seu investimento (e ganhou mesmo muito, no momento que vendeu os seus títulos). 😉 Sim, o dinheiro foi bom para Jobs levar o seu plano adiante (até porque no momento andava à procura de investidores).. Gates foi um investidor. Há quem diga que foi para compensar o que lhe tinha roubado anos antes 😉 https://bit.ly/3328cHm
??? “revolucionou o mundo dos pc”. Sim, na área de marketing digital é verdade. Para o resto, um PC que custa 30% de um Imac faz mais e permite usar outras ferramentas, por 2000 euros, que a Apple obriga a que paguem 50000 euros para poderem usar.
‘a empresa vive da reputação’ – é o que parece, mas não é a única.
A mim cheira-me mais a quem quer comprar mas não tem dinheiro 🙂
+1
Dizem-se multimilionários mas depois vai-se a ver e nem um iPhone possuem.
então é melhor fazer o teste pois está com problemas no olfato, ou será de visão? é que a noticia diz que ele recebeu o dele, por isso tem um. Não acredito que seja problema de não saber ler, então penso que seja de comentar sem ler.
O Jobs criou um produto perfeito. A concorrência foi ganhando terreno. E agora está furiosa porque a Apple não inova e já não podem copiar. A questão é que há muito pouco a inovar além do software (e a Apple aí devia ter cuidado e não ceder à pressão popular; o iOS 14 é um aborto, que vai mal atrás do Android e descaracteriza o iOS) e evoluções incrementais do hardware (mudei do iPhone7 para o 12; a evolução que senti foi muito limitada, basicamente tamanho de ecrã e bateria)… mas na verdade, que evolução tiveram os laptop nos últimos 20 anos? O segmento dos Smartphones já deu o que tinha a dar. É já um PC de Bolso, o que é preciso é algo radicalmente diferente e novo. A Apple tem é de criar novas categorias de produto onde sabe fazer melhor do que todos os concorrentes, como fez com todas as categorias de produto que tem no catálogo (excepto o HomePod… e o Maps… e o iWork… e a Apple TV)
Não concordo nada com a tua opinião. É verdade que Jobs criou um produto “perfeito” e disruptor face à tecnologia que existia na altura. No entanto, a perfeição não existe e há sempre espaço para inovação. Isso fica provado quando olhas para outras marcas competidoras que vão inovando, seja por exemplo, em fingerprint under the display (e agora a camera under display), em cameras melhores, com zoom óptico, retracteis ou in hole, que dispensam o “ultrapassado” notch, seja em seja em ecrãs melhores, e flexiveis (o que ainda está longe de estar totalmente explorado), a tecnologia das baterias que mudou permitindo maior segurança, maior capacidade, e carregamento mais rápido, e até wireless, etc.
+1
Perfeito?
Ninguém aqui teve um iPhone 3G de certeza
Curioso… inovou mas, o Imaps é uma cópia rasca do Google maps. O AppleTV é uma cópia muitíssimo rasca de qualquer serviço de streaming (a milhões de anos-luz de serviços como o da Disney+ que custa metade do preço). O Safari é uma versão do Internet Explorer com suporte online. Muitos dos programas vendidos pela Apple, são versões de programas antigos que já existem há uns anitos.
Tu é com cada pérola.
Que piada, não sabe as coisas e não diz nada de jeito. Em primeiro, o Apple TV custa MENOS que o Disney+. O Disney+ são 6.99€/mês e a Apple TV são 4.99. Depois, o “iMaps”, que para sua informação se chama Apple Maps e não iMaps, tem vindo a evoluir muito nos últimos anos, principalmente nos EUA, e ainda tem muito espaço para melhorar. Tem certas funcionalidades que o Google Maps sonha, como ciclismo e rotas para carros elétricos. E passando ao Safari, já foi dito e repetido que é um dos melhores browsers lá fora, com a diferença de ser só para Mac. Tem a privacidade que no Edge há pouca e no Chrome nenhuma, melhor performance em certas situações e integração incrível com dispositivos Apple.
Este individuo anda com muita azia da apple.
Comeca a enervar um pouco. Acha-se o maior pk o telegram agora tem mais users, enfim.
Sempre foi assim, alias nao diz nada do que dizia no passado talvez agora ouçam mais o que ele diz porque tem mais notoriedade mas está a ser autentico com o seu passado.
E tudo o que ele aponta nao deixa de ser verdade.
A concorrencia não chega aos calcanhares e andam furiosos com isso. Apple music é um sucesso e deixa o spotify nervoso, a epic anda nervosa com o novo servico gaming da Apple, airpods que revolucionaram o mundo e todos querem uns, apple watch que envergonha os andróides porque também querem usar e não podem, carplay que esta anos luz a frente do android auto, apple carkey, dolby hdr 4k que nenhum na concorrencia faz. A apple inova e o resto so copia ve os airpods que ate faz impressao todos a copiarem sem originalidade nenhuma. O android ate os gestos do ios11 copiou literalmente, nem tentaram disfarcar. Factos
Apple music é um sucesso? Já perderam 7600 milhões de euros… até a própria Apple está a reduzir o apoio e já despejaram 1800000 músicas para fora do catálogo. O novo serviço de gaming? MENTIROSO. A EPIC e muitas mais não querem é pagar 45% de taxas das vendas feltas dentro das apps. Já lhes basta pagar 30% para colocar as apps no Itunes, ainda pagarem 45% de cada mini-venda feita, mais 25% em despesas de pagamento, dá que 70% do valor recebido seria para a Apple.
Apple watch… mais um que já vai em 8000 milhões de prejuízo e poderá ter tido a última versão lançada. A Apple copiou o Google Maps, mesmo assim fez tanta porcaria que aquilo nem dá para usar como mapa fixo. (E já vão na versão 98959760000544.)
Manel essa desinformação é deveras interessante. Mas sim para palhaço tens futuro, fazes rir, e muito.
Não consigo compreender como podes vir fazer essa afirmação e não dares argumentos ou provas. Nem palhaço te posso chamar porque realmente pareces um triste, que nem sabe em que mundo anda.
Oh amigo Barda, felizmente sei em que mundo ando, e posso dizer que ando por cá há muito mais tempo do que tu. Argumentos como os do Manel não são necessários. É de rir com os vossos não argumentos, simplesmente tamanha estupidez, mas sim vocifera mais ainda porque gosto de rir.
HRamos, tenho sérias dúvidas que andes há mais tempo que eu.
Claro que mandar bitates para o ar é simples, não é preciso justificar, nem vale a apresentar números.
Quanto ao “vocifera”, vamos aqui relembrar quem começou, basta ler o post que escreveu para o Manuel, aqui o mal educado foste tu.
Não duvides Barda, mas que números, aqueles que vocês dizem, é isso? Diz aí os teus e respectivos links.
https://www.forbes.com/sites/andrewwilliams/2020/08/20/apple-watch-grabs-over-half-of-all-smartwatch-revenues-as-sector-grows-by-20/amp/
sabes inglês? não parece, senão nao colocavas isso.
Onde foste buscar os 45%? A cada ponto acrescenta um ponto, daqui a nada o iOS não dá o dobro do lucro que o Android…
Lá vamos outra vez, Apple music corre bem, mas não tem mais users de Spotify nem terá. “airpods” revolucionaram??? Já respondi antes, informe-se melhor… mas mesmo que ache isso os airpods já foram ultrapassados tecnologicamente por isso vale o que vale. Carplay? faça uma simples pesquisa na net, nos comparativos, informe-se e depois venha alterar o comentário se for justo.
Apple, tenho que lher dar razão um uma coisa inova muito, a melhor inovação foram os widgets.
Nada bate os airpods, a concorrencia so copiou e mesmo assim não chegam la. Airpods pro sao os melhores TWS do mercado
Nem digo mais nada, procura alguém do audiovisual e pergunta, a sério, 100€ por cada estúdio que use airpods, pergunta só qual a marca que usam sem fios.
What ? Mas tu sabes alguma coisa do.que estás a dizer ahah o Spotify tem muito mais users que o Apple music já para não falar de dispositivos, o Apple watch so tem tido prejuízos os produto da Apple que dá mais dinheiro são os airpods e o iPhone depois tu já alguma vez usaste sequer o carplay e o android auto ? Ao menos vê uma review na internet para ficares informado que essa é mesmo ao lado
O Apple Watch dá prejuízo?
Como é que o smartwatch mais vendido do mundo dá prejuízo?
Já no tempo de Steve Jobs essa frase “a Apple não inova” era dita pela concorrência e pelo povo em geral, por isso essa frase já é velha no mundo Apple, o que é certo é que a Apple é a empresa que puxa o mercado de tecnologia pra frente.
O que ele disse muita gente pensa o iPhone 12 é mais do mesmo a Apple viva de reputação criada no tempo do Steve jobs mas agr este gajo só quer tempo de antena tanto diz bem como mal da Apple e o pior é que lhe dão mesmo tempo de antena
Para modelo vintage, ainda está bom!
Só quero escrever a minha opinião acerca dos iDevices e outros… A verdade é que adoro o ecossistema da Apple, gosto muito dos seu produtos (embora não tenha poder financeiro para acompanhar), e, embora tenha a completa noção que a empresa não é tanto assim inovadora como algumas outra, de uma coisa tenho a certeza: quando a tecnologia é implementada pela Apple em algum dispositivo, é bem mais afinada, fiável e madura o suficiente para se tornar quase em novidade.
Por outras palavras, os outros inventam tecnologias, mas quando a Apple pega nelas, as tornas bem mais funcionais.
Quando penso nisto lembro me logo nos primeiros Android que tiveram desbloqueio pelo rosto, que conseguia facilmente manipular com uma fotografia. Quando a Apple pegou nessa tecnologia, apresentou nos quase como uma nova invenção, o Face ID, bem mais seguro e funcional.
PS.: não procuro prolongar me no debate, apenas queria escrever a minha opinião.
Concordo com o que disseste. Uma opinião quase que factual,bem apresentada e com isenção na medida do possível.
pena a “tecnologia” multi-tasking ainda não ter chegado à apple! forte abraco
O Pavel também inventou o telegram porque ja existiam outros serviços iguais e como nao conseguiu nem consegue sangrar nas telecomunicaçoes se poe a falar mal da Apple, ele anda com azia.
Que confusão
Tudo o que disse é verdade! Mas, vcs não estão preparados para esta conversa…