Cada vez mais utilizadores do iPhone autorizam a recolha de informação das apps no iOS
Quando apresentou o iOS 14.5 há cerca de um ano, a Apple quis devolver aos utilizadores o controlo sobre os seus dados. Com a App Tracking Transparency, as apps apenas poderiam obter os dados de quem autorizasse.
Este foi o ponto de partida para uma mudança na indústria, com a Apple a ser fortemente criticada. Agora, e do que é revelado, cada vez menos os utilizadores escolhem a privacidade e acabam por autorizar a recolha de informação das apps no iOS.
A ideia inicial do App Tracking Transparency era devolver aos utilizadores um controlo total dos seus dados e da sua informação. Para cada app que fosse utilizada os utilizadores têm de autorizar (ou não) a partilha de dados.
Depressa este cenário se mostrou complicado para empresas como o Facebook, que estão a perder dinheiro, por quebras na publicidade. As alternativas demoram a surgir e a privacidade continua a ser uma opção para todos os utilizadores.
Os dados mais recentes, apresentados pela Adjust, mostram que a escolha dos utilizadores, está a mudar e muito. Os números iniciais de adesão ao App Tracking Transparency revelaram que 15% dos utilizadores aderiram a esta opção, podendo atingir os 5%.
No entanto, e do que revelaram agora, esse número está já nos 25%, quando se olha para a generalidade das apps do iOS. Este número cresce ainda mais quando a avaliação se foca nas apps associadas a jogos para o iPhone. Aqui aumenta para 30%, havendo taxas de adesão em alguns jogos de 75%.
A razão para esta mudança de comportamento poderá ser explicada de forma simples e lógica. Mesmo sendo cientes da sua privacidade, os utilizadores do iPhone e do iOS entendem as vantagens de terem publicidade personalizada acessível nestas apps.
Esta está longe de ser a prova de que a Apple falhou no App Tracking Transparency, mas mostra bem que há muitos utilizadores que não se importam de partilhar os seus dados. O retorno acaba por ser positivo e a prova disso são os 25% que já aceitaram essa troca.
Este artigo tem mais de um ano
Está a passar a paranóia da privacidade?
Paranoia da privacidade? não, viram foi que os dados iam todos só ao apple e não para as outras apps… Como a Apple não se importa com os utilizadores.. Não lhes dá nada em troca, só quer os seus dados para os viciar a terem mais serviços Apple…
E viram que nas suas apps favoritas Facebook etc não tinham conteúdos direcionados como antes…e como são comodistas.l e de hábitos repetitivos… Voltaram a permitir a recolha…
Ora nem mais…
És um dos tais que prefere ver publicidade ao cogumelo do tempo do que a algo que até te possa interessar?
Ou tens medo que a Google ou a Apple te rapte?
O problema disto não é paranóia da privacidade. É a habituação de dar os nossos dados. A Apple que continue com boas medidas de proteção dos utilizadores. Quem quiser, aproveita.
Conseguirmos, na app store, ver o tipo de dados que uma determinada app recolhe é extremamente útil. Depois cada um faz o que quiser
Porque quando dás os teus dados ficas mais pobre, ou ficas em risco?
Depois de ler os seus comentários anteriores, e deparar-me com este, fiquei com dúvidas acerca da sua linha de raciocinio… Afinal é capitalista ou é comunista? Que eu saiba os comunistas é que defendem coisas dadas… ou será que estou enganado? Ou será que é Capitanista – a nova corrente neo liberal que apesar de não o admitir abertamente (porque será), basicamente defende: o que é meu é meu o que é teu é meu… E eu vou buscar o que é meu por quaiquer meios à minha disposição: meus e do meu “estado”…
+1
O problema da privacidade, embora negligenciado por uma grande maioria dos utilizadores da internet, é um assunto extremamente importante. Quando as aplicações são gratuitas, a mercadoria são ou utilizadores. Podem saber o que é que o browser recolhe sem se aperceberem utilizando o wekbay e meçam os rastreadores utilizados por exemplo através do coveryourtracks.
Instalem no vosso browser o Ghostery, o Privacy Badger, extensões que bloqueiam os rastreadores, e voltem a usar as ferramentas anteriores e comparem os resultados.
Seria importante que o pplware fizesse um post sobre segurança na navegação da web, na troca de ficheiros e mails (encriptação, …)
Satisfeito nos restantes 75%. Até porque esse foi um dos motivos para mudar do Cuscoid para iOS.
Mas o importante é ter opção. Queres ativas, não queres desativas.