BBC mostra o impacto do sensor LiDAR do iPhone 12 Pro na acessibilidade (vídeo)
A Apple, este ano, trouxe a tecnologia LiDAR aos seus dispositivos. Começou em março com iPad Pro e avançou mais tarde para o iPhone 12. O Sensor LiDAR (Light Detection and Ranging) mede o tempo entre a emissão e a deteção do reflexo da luz, calculando as distâncias até aos objetos. Como tal, o recurso pode ser usado para um grande conjunto de cenários, até o de ajudar pessoas com problemas de visão.
Num documentário muito interessante, a BBC destacou a importância do scanner LiDAR para a vida das pessoas com determinadas dificuldades.
LiDAR a tecnologia que a Apple trouxe à Acessibilidade
A Apple sempre dedicou muita da sua atenção à área da Acessibilidade. Desde há muitos anos, os dispositivos Apple contam com ferramentas importantes para trazer a determinadas pessoas a usabilidade, eventualmente perdida por frutos de alguma deficiência.
Assim, a Apple quis, este ano, aumentar as possibilidades e introduziu o LiDAR. Segundo a empresa de Cupertino, o LiDAR é uma tecnologia tão avançada que está a ser desenvolvida pela NASA nas suas missões a Marte.
Como tal, o sensor LiDAR que integra quer o iPad Pro, quer o iPhone 12 Pro e 12 Pro Max, analisa a distância entre o dispositivo e um objeto, medindo a luz refletida até uma distância máxima de cinco metros. Funciona a velocidades na ordem dos nanossegundos, abrindo possibilidades infinitas para trabalhar com realidade aumentada e muito mais.
A BBC publicou o especial 'Uma Visão do Futuro' que examina como as novas tecnologias podem ajudar as pessoas com deficiência. Para coincidir com o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o programa Click explora os desenvolvimentos mais recentes em torno da acessibilidade e inclusão em tecnologia.
A repórter cega Lucy Edwards investiga como a AI ajuda pessoas com deficiência visual a identificar pessoas e objetos com os seus telefones. Segundo ela, o scanner LiDAR “faz milagres”.
Além da usabilidade na acessibilidade, a tecnologia quer ir mais além. Estes avanços, por exemplo, são vistos ao serviço nos jogos, e este documentário da BBC explora um pouco todas as vertentes.
Conforme refere a Apple, o sensor LiDAR trabalha em conjunto com as câmaras pro, sensores de movimento e frameworks dos sistemas operativos em causa, para criar mapas de profundidade. Esta combinação de hardware, software e inovação transforma estes dispositivos onde a tecnologia está presente, permitindo ver o mundo com "olhos de realidade aumentada".
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Recomendo verem este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8Au47gnXs0w
Uma excelente ideia que poderia ser aproveitada para um iPhone.
Com os milhões que a Apple faz, não percebo o porquê de venderem rodas para o PC a um preço exorbitante e não investirem em algo mais útil para um publico muito especifico.
tendo em conta o que é mostrado no video da BBC a tua reclamação parece ser algo incongruente.
Quando é que o android implementa algo tao revolucionario? È incrivel como so a Apple tem a melhor tecnologia nos iphones e quem tem android fica esperando por milagre. Dolby vision hdr é outro exclusivo de iphone, tenho de trocar para ios para ter o melhor da tecnologia.
Falas do Android como se fosse uma empresa. Por trás do Android tens uma das empresas mais utilizadores tem, a Google (Alphabet). Se achas que a Google não inova como Apple…se calhar é melhor deixares o motor de busca da Google, Chrome, Youtube, Google Maps, Gmail, etc…
E para mencionares apenas o exclusivo Dolby Vision HDR só demonstra como a Apple já não inova nos iPhones há largos anos, pois essa exclusividade só irá ser aproveitada por menos de 1% dos utilizadores de iPhone 12.
Toda a gente vai aproveitar pois o vídeo e o melhor e todas as tvs o suportam.
E tu por só falares de coisas que surgiram à uma década (quase todas compradas 🙂 ) atrás tb só demonstras que a Google já não inova no Android há largos anos, ele pelo menos falou em algo mais recente como podia ter falado do Lidar…
Que bom para ti.
Sou um bocado ignorante, mas o Google Pixel 4 já não trazia um Radar LIDAR?
Boas. Não, traz TOF 3D.
Ok, obrigado pelo esclarecimento