BatteryGate: Portugal poderá avançar com ações judiciais contra a Apple
Foi há quase duas semanas que a Apple se comprometeu a pagar 113 milhões de dólares para colocar um ponto final no caso "BatteryGate". Este processo vinha a desenrolar-se desde 2018 e, aparentemente, estaria então tudo finalizado.
Contudo, grupos de defesa dos consumidores, avançou com uma nova série de ações judiciais onde a Apple é acusa de baixar o desempenho dos iPhones mais antigos intencionalmente. Portugal poderá entrar também com processos contra a Apple.
O caso BatteryGate está de regresso?
A Apple está a enfrentar mais uma série ações judiciais na UE relacionadas com o caso "BatteryGate". Acusa-se, portanto, a empresa de desacelerar intencionalmente iPhones antigos mais antigos, para uma maior autonomia.
O grupo de defesa Euroconsumers e outras organizações de consumidores alegam, através destas ações judiciais, que a Apple baixou propositadamente o desempenho de 2 milhões de smartphones dos modelos iPhone 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus.
O site Bloomberg avança que estão a ser exigidos 217 milhões de dólares. Para já, os processos foram avançados na Bélgica e na Espanha, mas a Euroconsumers vai avançar com ações semelhantes em Portugal e na Itália.
A Apple defende-se
Ao Business Insider um porta-voz da Apple afirmou:
Nunca fizemos - e nunca faríamos - nada para encurtar intencionalmente a vida útil de qualquer produto da Apple ou degradar a experiência do utilizador para impulsionar as atualizações do cliente. O nosso objetivo sempre foi criar produtos que os nossos clientes adorassem, e fazer com que os iPhones durassem o máximo possível é uma parte importante disso.
Historicamente, este é um assunto que a Apple nega. No entanto, apesar de afirmar que não abrandou intencionalmente o desempenho dos seus smartphones, tem vindo a pagar as sucessivas penalizações relacionadas com estas ações. Além dos 113 milhões de dólares pagos no caso recente avançado nos Estados Unidos, já havia pago 500 milhões de dólares em março. Em fevereiro, na França, também já tinha pago mais 27 milhões de dólares.
Este artigo tem mais de um ano
O COSTA PRECISA DE GUITAAAAA!
Gosto do titulo com a decisão… BatteryGate: Portugal “poderá”
O que vale é que a apple sabe que isto é Portugal 😀
Acho que é mais “a Apple não sabe o que é Portugal” ahah
Parece o Internet explorer, passa a vida a pensar e nunca mostra nada
Opa…. o que to com isto
A Apple dá um iPhone SE 2 ao Costa e ele fica logo todo contente.
Imagina se eles abrirem um callcenter, ui, que empreendorismo
Já tiveram mas mudaram para Cork para centralizar tudo.
Portugal nunca vai fazer nada porque a Apple não investe NADA em Portugal, vejam o caso da publicidade, alguem alguma vez viu uma publicidade na TV sobre a Apple?
Comparem com outras empresas, há lojas oficiais Apple? Não, há revendedores, no caso da Xiomi ou Samsung? Quantas lojas e anuncios publicitários existem?
Infelizmente a Apple em Portugal ainda não abriu uma Apple Store, o que é pena. Tem revendedores que vão cobrindo as necessidades, mas sempre com as limitações impostas. Uma loja da Apple tem outros serviços o que beneficia o cliente, Mas Portugal é muito pequeno, não tem dimensão para ter uma loja e mesmo assim conseguir ter as lojas revendedoras, que dá muito emprego e geram receita.
Agora, dos outros também não tens grande coisa, a Google nem online quer saber de Portugal, a Samsung e a Huawei, a Xiaomi e OPPO estão cá, umas mais que outras, mas estão cá. Embora online, a Apple venda muito em Portugal, falta o contacto físico e a experiencia de compra de uma Apple Store.
As lojas Apple que se encontram nos shoppings não lojas oficiais “Apple Store”? apenas vendem produtos deles, até têm os empregados com as famosas tshirts azuis, não é o conceito de Apple Store?
Não, são lojas nacionais, algumas retalhistas certificados. Em Portugal não existem Apple Store.
Até pelo nome chegas lá, GMS Store, iStore, iServices.
Confere. Estava a pensar no caso especifico do NortShopping no Porto, tem uma loja toda Apple mas chama-se iStore. Nunca tinha reparado.
Não vão abrir uma no Porto?
Os lucros da venda nao sao para recompensar o consumidor lesado. Alguem lucra e muito com isto
ainda vao dizer que a culpa e dos chineses, a estrafegai do Hitler também foi sempre essa contra os judeus culpar tudo deles… depois dizerem que sao o paraíso e outros o inferno nota-se ate o snowden e assange tiveram que fugir