Apple Watch superaquece no pulso do utilizador e acaba por explodir (vídeo)
Não é um caso comum, aliás de tão raro que é suscitou já a intervenção do responsável da Apple pela área do Apple Watch. Contudo, o caso foi gravado em vídeo e a empresa de Cupertino está já a investigar o ocorrido. Em questão está um Apple Watch Series 7 que começou a aquecer demais, preocupou o utilizador que o tirou e notou que começou a inchar. Algum tempo depois o relógio explodiu.
Nas imagens é possível perceber que a bateria acaba por entrar em combustão, o fumo que sai do equipamento fazia já prever o pior. A Apple ainda tentou que o caso não saísse a público até se perceber o problema. Mas o utilizador não entendeu dessa forma.
O Apple Watch é um excelente equipamento, o melhor do segmento. Contudo, tem uma bateria e não estará imune a problemas. Muitos desses problemas são causados por uma má utilização, outros por defeito de fabrico e outros que ficam eternamente na esfera da investigação.
Um utilizador do Apple Watch Series 7 veio a público contar o que se havia passado com o seu smartwatch depois de ter sobreaquecido. Segundo o próprio, depois de perceber que estava quente demais, tirou-o do pulso e notou que estava a inchar. Acabou depois por explodir, não sem antes libertar bastante fumo.
O caso foi levado ao conhecimento da Apple e a empresa confirmou que iria investigar o que aconteceu. Conteúdo, solicitou ao utilizador que se mantivesse em silêncio e não partilhasse a história. No entanto, o utilizador não quis deixar de mostrar a raridade do acontecimento.
Numa conversa com a 9to5Mac, este utilizador do Apple Watch explicou que o usava quando reparou que estava a ficar muito mais quente do que o habitual. Descobriu então que a parte de trás do Apple Watch tinha rachado e o watchOS mostrava um aviso sobre a necessidade de desligar devido à sua temperatura. O utilizador estava em casa, onde a temperatura era ligeiramente superior a 21 °C.
Incidente participado de imediato à Apple
Após o incidente, o utilizador do Apple Watch disse que ligou imediatamente para o Suporte Apple onde detalhou o ocorrido. A chamada foi escalada através de múltiplos níveis da hierarquia de apoio da Apple e acabou por chegar a um responsável pelo produto Apple Watch (eventualmente Jeff Williams) que desencadeou um caso para investigação adicional.
Não foi fornecida qualquer solução ou conselho após esta chamada, apenas instruções para não tocar no relógio até ele receber informações da Apple.
Numa primeira fase, o equipamento apenas estava inchado e com graves danos na sua estrutura. Contudo, na manhã seguinte, a situação agravou-se. O utilizador do Apple Watch deu conta que o Apple Watch estava ainda mais quente ao toque e o calor tinha estilhaçado o ecrã do dispositivo.
Quando o utilizador pegou no relógio da Apple para tirar fotografias com o objetivo de as enviar à Apple, começou imediatamente a fazer "sons crepitantes". Depois "explodiu" no preciso momento em que o atirava pela janela.
O utilizador relata que ainda foi ao hospital, pois estava com receio de ter inalado aquele fumo e poder ter ficado envenenado por chumbo. No entanto, é importante lembrar que o Relógio Apple não contém chumbo suficiente para causar realmente envenenamento.
Apple já tem o relógio na sua posse
O jovem contactou novamente a Apple para dar uma atualização sobre a situação. Foi-lhe dito que o caso seria uma "prioridade máxima" e que receberia uma atualização até à segunda-feira seguinte. No entanto, só hoje é que ele teve notícias da Apple.
A empresa organizou uma recolha do Apple Watch para os seus laboratórios para mais testes. A Apple também lhe enviou um documento, solicitando que o assinasse e concordasse em não partilhar esta história com ninguém. Recusou-se a assinar o documento e, em vez disso, foi partilhar a história na internet.
Este artigo tem mais de um ano
Belo teardow. Cheio de efeitos especiais
Fez muito bem…
Eu também não assinava nada, agora partilhar o mais provável era não partilhar, visto a minha fobia às redes sociais 🙂
O que acho estranho ou não é a Apple querer confidencialidade, quando no artigo se diz que “Não é um caso comum, aliás de tão raro que é suscitou”, se há confidencialidade como podemos ter a certeza que é raro?
Se não fosse raro, a Apple (como noutros casos de problemas) ativava a garantia de qualidade, como fez nos AirPods Pro 2. Na altura devolvi os meus (que vinham com um defeito de fabrico na haste de controlo) e mandaram-me uns novos. Neste caso, no Apple Watch existe um programa de assistência ao Apple Watch, que é este: https://apple.co/3V9qwHQ problema que afetou alguns relógios mas no capítulo do ecrã.
“A Apple determinou que uma pequena percentagem de ecrãs de dispositivos Apple Watch Series 6 de 40 mm podem ficar em branco de forma permanente. Os dispositivos afetados foram fabricados entre abril de 2021 e setembro de 2021.”
Neste caso da bateria, é estranho o utilizador não deixar primeiro a Apple estudar o que de facto se passou e quis logo contar “ao mundo”… mas qual a razão de tanta pressa? 😉 Fica no ar a questão.
Aqui a Apple deixa as indicações aos programas de assistência sempre que há um problema com os equipamentos: https://apple.co/3EhNqae e funciona muito bem.
“This Message Will Self Destruct In Five Seconds”
+1
Em vez de chegar equipamento novo, chegou um documento para assinar sobre a não divulgação do sucedido… “Grandes” empresas, tanto “estudo” de mercado e não sei o quê mais, gastam milhões e milhões em marketing e bastava tão pouco para fazer o cliente ficar feliz e não prejudicar a imagem da marca… Enfim, opções deles… “Amanhem-se”…
Obviamente que é um daqueles “espiões” daquela serie de tv brilhante, em que o tipo recebia a mensagem da missão, e logo depois o dispositivo dizia, esta mensagem vai auto destruir-se em xx segundos, e o dispositivo incendiava-se.
Obviamente que foi isto que aconteceu, o melhor do mercado, como diz o Vitor, é tão bom, que até os espiões o usam.
Para quem quiser saber qual era a serie, que era espantosa para a epoca:
https://en.wikipedia.org/wiki/Mission:_Impossible_(1966_TV_series)
Bastava enviarem um novo, ou dois para ficar de bico calado.
Enfim, APPLE no seu melhor!
Ele podia não querer.
Repara, se o problema é do relógio, não há dúvidas que a Apple vai oferecer um novo e mais alguma coisa. Contudo, imagina que foi “negligência” por má utilização? Será que a Apple lhe daria um novo? 😉 hmmm e ele depois poderia contar a história, sabendo que foi negligência?
No pós venda se um utilizador se queixar e tiver razão, a Apple costuma “compensar” o utilizador que se sentiu legitimamente prejudicado. Uma das formas é creditar 100 euros no meio de pagamento usado para adquirir aquele dispositivo em particular.
E neste caso, além do relógio novo, ele irá ser compensado pelo problema (se for provado que não foi intencional ou má utilização).
“Repara, se o problema é do relógio, não há dúvidas que a Apple vai oferecer um novo e mais alguma coisa.”
Olha que não é bem assim….
Temos casos aqui na empresa “Grande grupo Nacional” em que simplesmente arranjaram desculpas para não dar nada.
A administração deixou de usar smartphones Apple devido a essas desculpas sem justificação.
Usam Ipad’s e afins, mas smartphones deixaram simplesmente de usar.
Como comprovas que foi má utilização, baseado apenas na opinião da Apple, Samsung e afins??? Eles dizem o que bem entenderem quando lhes dá jeito, não é exclusivo da Apple situações destas.
Nestas coisas a Apple não gosta de barulho (apesar de algumas vezes teimar com coisas que não fazem sentido). Ao nível empresarial por vezes é verdade que não têm a melhor atenção, principalmente em países (como o nosso) sem uma Apple Store física. Conheço alguns casos parvos mesmo.
Neste incidente, o utilizador não deu sequer hipótese à marca investigar, preferiu logo fazer um vídeo e procurou uma publicação para espalhar a notícia.
Seja como for e concordo contigo, quando são casos isolados, por vezes as marcas descartam a garantia. Neste caso poderá ser um problema no equipamento, mas tem de ser investigado, não vá ser algo que “muitos outros” possam também apresentar. E a Apple que pague o equipamento e reponha a normal utilização.
Como referi, quando são casos generalizados, eles têm uma assistência de garantia. Como os links que deixei.
100% de acordo, não agiu da melhor forma.
É o eterno problema, devido a uns “espertos” os outros acabam por ser prejudicados quando têm problemas.
Claro que as avarias têm de ser averiguadas, porque de malta esperta que rebenta com tudo está o mundo cheio.
Então se a Apple e bem quer analisar, então porque que quer confidencialidade?
Se está tão convicta de que não é um defeito não consigo compreender a necessidade de secretismo, como eu referi eu também não assinava nada, de boas intenções está o inferno cheio.
Está convicta? Como assim? Se quer confidencialidade é porque não sabe as causas. Pode ser de facto um problema do dispositivo, da bateria, um defeito de fabrico, um problema daquela série de produção… e por isso tem de investigar.
Agora, também pode ser mau uso, carregadores defeituosos, e nesse caso também interessa perceber como chegou a este fim.
Como sabes que a Apple está convicta que não é defeito?
Continuo com duvidas, imaginemos que é um problema de uma série/lote, e a Apple ao esconder a informação pode levar a que várias pessoas possam se ferir sem necessidade, como não sabe qual a causa devia fazer um alerta para os utilizadores estarem atentos ao equipamento, isto é o que eu acho sensato, mas isto sou eu.
Mesmo que o Apple Watch só acerta-se nas horas duas vezes au dia, ia continuar a vender como pão quente, e é por isso que eu não compreendo o secretismo.
Se for um problema de uma série/lote, a Apple não vai querer esconder 😉 que depois sai-lhe muito mais caro, como já vimos num passado recente. E fica-lhe muito mais barato recolher, entregar novo ao utilizador, reparar o material com problemas e colocar como recondicionado nos seus mercados mais fortes. Nunca perde.
Quando tentou no passado “inventar”, com as baterias, deu-se mal e pagou milhões. Por isso é que existem aquelas garantias de qualidade, como referi num dos comentários.
Claro que quando existe um desses problemas, a Apple avisa: https://bit.ly/3xPkWBf
A parte do secretismo é endémico da Apple. É uma cena já na casa da paranoia. Para teres uma ideia, um dos seus administradores apareceu num TikTok daqueles “grande máquina, o que faz na vida?” e foi despedido.
Mais um pequeno pormenor…
Garantias são sempre a pender para o lado do fabricante, podem sempre alegar o que quiserem, não existe um “tribunal” imparcial para estas coisas, seja qual for a marca.
Já foi pior e vemos hoje marcas deste calibre a “perder” a razão em tribunal. Mas o peso delas é significante, não há dúvidas. Aliás, vimos já a Apple a pagar no caso das baterias, em um pouco por todo o mundo. E só tem de o fazer, se falhou, tem mais é que pagar para resolver o problema.
@Vítor M, eu não tenho Apple Watch, mas vou fazer a pergunta a mesma, os Apple Watch trazem carregador original?
Acha que pode ser um dos casos de carregar com carregador de terceiros, que por algum motivo tenha levado a este desfeche?
Eu sou completamente contra os tlf não trazerem os carregadores, é verdade que tenho gavetas cheias de carregadores mas detesto carregar os tlf sem ser com o carregador que acompanha o equipamento
Não faço ideia se foi ou não um carregador que estará na origem do problema. A Apple não manda carregador, envia sim o cabo com a base magnética para o carregar. Mas sendo por indução, o carregamento é mais lento e aquece menos, não me parece que seja disso… mas… investigue-se!
Tive um iPhone 5S que foi a 3 “programas” ou recalls ou lá o que lhe chamam e a recompensa que tive foi ter ficado mais de 10 semanas no total sem telemóvel…
Também acontece. Não há empresas perfeitas. Também é verdade que tem muito a ver com o nosso mercado. Vou-te dar um exemplo que aconteceu comigo e na altura escrevi sobre isso.
Comprei em finais de 2015 um iMac 27”. Durante mais de meio ano andei com problemas na máquina. Do nada desligava-se. Mas reclamei logo no primeiro mês. A Apple só me dava indicações de reparadores autorizados.
Levou uma board nova, uma fonte de alimentação nova, unidade fusion nova, memórias novas… é meio ano depois destas vezes todas com a máquina numa “oficina autorizada” e Apple lavou as mãos.
Comprei uma nova (renegociação a antiga com o problema), com perdas óbvias.
Um “conhecido” teve um problema muito menor num imac, como mora em Londres (periferia) foi a uma Apple Store e a Apple trocou-lhe o computador. Simples. Aqui o helpdesk Apple (Portugal) foi terrivelmente mau e tudo o resto lavou as mãos.
Nunca mais comprei ser ser diretamente à Apple.
Desde então, os problemas que existiram, foram sempre resolvidos de imediato.
E a culpa não é dos “revendedores autorizados” em Portugal, a Apple é que não trata o seu cliente da mesma forma 😉
Sem querer defender ou acusar ninguem…
A descrição do sucedido não “bate bem” com uma actuação normal. Quando tiro o relógio, tiro com a bracelete, não o tiro o relógio da bracelete.
Diz que pegou no relógio para tirar fotos… ao próprio relógio que estava com problemas!!!
Explodiu quando o atirava pela janela… A imagem mostra o relógio a arder pousado dentro de casa!!!
Sou só eu, ou é preciso vir o Inspector Poirot para ver que todo isso “cheira a esturro”?!
O que foi, foi uma experiência que correu mal e agora quer um relógio novo.
Realmente tirar a bracelete, numa situação que parece ser repentina…huummm cheira a manobra,
Ou o relógio estava armadilhado
Cenas já a James Bond
Lendo o artigo dá para perceber wue a situação se prolongou por mais de um dia até fumegar.
Se eu tivesse dado 40€ por uma bracele num relógio que estava a aquecer e rachar também a tirava no dia seguinte…
Quanto à explosão, estás a confundir a mesma com fumegar, é isso?
Não sei o que se passou mas a facilidade com que as pessoas deturpam o que está escrito para dar razão a uma marca é impressionante!
Produtos chineses…
“Apple Watch superaquece no pulso do utilizador e acaba por explodir (vídeo)”
Explode? Deve ser em outro vídeo porque no que está no artigo não se vê explosão nenhuma.
“Não é um caso comum,” não é porque a apple tenta calar as pessoas como aqui o caso, se não fosse isso talvez fosse mais comum
deus me livre se isto fosse um produto da xiaomi….eram 100 comentários no mínimo
E se fosse a Xiaomi a pedir confidencialidade? As teorias que se podiam construir com isso.
Ohhh a maçã está com defeito coisas tão raras deve ser culpa dos chineses que não gosta destas maçãs não sabe o que é bom se um dia a maçã acabar o mundo acaba
Em tempos tive um iPod mini que até me tinha sido oferecido sem fatura e um dia soube numa loja que havia um recall desses aparelhos – disse que não tinha o recibo e o funcionário disse que não era problema. Resultado , entreguei um iPod mini de primeira geração com 1gb e recebi um mini de sexta geração com 8 !! Não sei se hoje fariam isso mas foi excelente na altura…
Eu tive ipod que a coluna n funcionava e mandaram-me um novo