Apple Watch: Sensor de oxigénio no sangue é tão confiável quanto dispositivo de grau médico
A Apple ao longo dos anos tem dedicado milhões de dólares e muito tempo da sua atenção a desenvolver sistemas fiáveis e de precisão para o seu Apple Watch. São programas em cooperação com universidades, hospitais e muitos estudos dedicados a dar um cunho de precisão ao seu equipamento. Aliás, com o ECG foi esse o caminho trilhado. Agora, um estudo conclui que o sensor de oxigénio sanguíneo deste smartwatch é tão fiável como "dispositivo de grau médico".
Quem o afirma é um grupo de investigadores que publicou o seu trabalho onde é usado um Apple Watch Series 6 para verificar a precisão dos dados recolhidos.
Um novo estudo de validação publicado este mês põe à prova a característica de oxigénio no sangue do Apple Watch. De acordo com os resultados do estudo, o Apple Watch Series 6 é capaz de "detetar de forma fiável estados de saturação reduzida de oxigénio no sangue" em comparação com os oxímetros de pulso de grau médico.
Quão fiável é o sensor de oxigénio no sangue do Apple Watch?
Segundo informações, o estudo foi publicado este mês na revista Digital Health open access. O objetivo do trabalho era investigar "como um relógio inteligente disponível comercialmente que mede a saturação periférica de oxigénio no sangue (SpO2) pode detetar hipoxemia em comparação com um oxímetro de pulso de grau médico".
Para o estudo, os investigadores recrutaram 24 participantes saudáveis. Cada pessoa usou um Apple Watch Series 6 no pulso esquerdo e um sensor de oxímetro de pulso no dedo médio esquerdo (o Masimo Radical-7).
Os participantes respiraram através de um circuito de respiração com uma válvula de três vias não respiratória em três fases. Primeiro, na fase inicial de estabilização de 2 minutos, os participantes inalaram o ar ambiente. Depois, na fase de dessaturação de 5 minutos, os participantes respiraram a mistura gasosa com oxigénio reduzido (12% O2), o que reduziu temporariamente a sua saturação de oxigénio no sangue.
Na fase final de estabilização, os participantes inalaram novamente o ar ambiente até que a SpO2 regressasse aos valores normais. As medições de SpO2 foram retiradas do relógio inteligente e do oxímetro de pulso simultaneamente em intervalos de 30-s.
O estudo resultou em 642 pares individuais de medições de oxigénio no sangue:
As diferenças nas medições individuais entre o smartwatch e o oxímetro dentro de 6% de SpO2 podem ser esperadas para leituras de SpO2 de 90%-100% e até 8% para leituras de SpO2 inferiores a 90%.
Como tal, os investigadores concluem:
O enviesamento em SpO2 entre o smartwatch e o oxímetro foi de 0,0% para todos os pontos de dados. O enviesamento para SpO2 inferior a 90% era de 1,2%. As diferenças nas medições individuais entre o smartwatch e o oxímetro dentro de 6% de SpO2 podem ser esperadas para leituras de SpO2 de 90%-100% e até 8% para leituras de SpO2 inferiores a 90%.
A Apple adicionou pela primeira vez suporte de medição de oxigénio no sangue na série 6 dos seus smartwatches. É também uma característica dos mais recentes Apple Watch Series 7, Apple Watch Series 8, e Apple Watch Ultra.
A Apple tem hesitado em promover a funcionalidade com quaisquer reivindicações médicas reais, e a empresa não tem anunciado quaisquer melhorias significativas à tecnologia desde que estreou na Série 6 em 2020.
Este artigo tem mais de um ano
Aconselho tb o Withings ScanWatch, tem certificação médica.
É bom, analógico, longe do que oferece um Apple Watch, ou Fitbit, ou um Galaxy Watch. Mas é muito bom sim.
Tem ali algumas diferenças:
The watch has been available in Europe for a while, and the reason for the delay for its U.S. launch further illustrates how different this device is from its competitors. To launch, it needed clearance from the FDA. Its built-in EKG is high-quality enough, the company claims, to be able to detect atrial fibrillation (afib), one of the most common cardiac arrhythmias — and a leading cause of stroke, heart failure and other heart issues.
To offer that data to you as a consumer, the company claims you need a prescription, and for the first EKG measurement to be analyzed by a medical professional — it isn’t entirely clear how other smartwatch manufacturers with similar EKG functionality get around this, or whether Withings is doing something fundamentally different.
Activating the EKG approval process is free, and you will not be charged whether you are approved or not for continued EKG use. In the meantime, the company is working to make the EKG functionality fully available to users without a prescription or additional costs, presumably by mirroring what Apple, Samsung and the others are doing to get their FDA ducks in a row.
Mas é so Apple Watch é que tem esse grau de confianca? oas outros nao tem?
Quais outros? Dentro dos smartwatches mais vendidos, quais outros estás a falar?
O watch 4 e watch 5 também tem uma precisão impressionante
Esses não têm a função de leitura de oxigénio no sangue.
Por acaso neste vídeo que é de um youtuber que testa os sensores de smartwatches contra material de medição mais dedicado os resultados não são muito bons: https://youtu.be/u8XbiWIUW4s?t=1318
Ao contrário dos outros sensores e medições (heart rate, sleep tracking, etc) em que o Apple Watch tem precisão “off the charts”.
Não, não é!!! A única medição 100% fiável é aquela que é feita através da análise sanguínea! Deixem de enganar as pessoas com os vossos pseudo-equipamentos médicos da maçã podre!!!