Apple vai lançar o macOS Big Sur amanhã dia 12 de novembro
Depois de mais um evento onde deu a conhecer o novo processador M1 e lançou vários produtos com esta tecnologia, entre eles o MacBook Pro e MacBook Air, a Apple irá disponibilizar o sistema operativo macOS Big Sur. Os novos computadores apresentados já podem ser encomendados e começarão a ser entregues a partir do dia 17 deste mês.
O novo sistema operativo, apresentado na WWDC 2020, vem formalizar uma união de tecnologias entre os sistemas anteriores com processadores da Intel e a tecnologia acabada de lançar. Desta forma, nota-se igualmente uma aposta crescente no conceito de ecossistema.
macOS Big Sur é um sistema mais rápido, mais otimizado e agregador
O próximo sistema operativo da Apple, macOS Big Sur, será lançado a 12 de novembro, segundo anunciou ontem a empresa de Cupertino. Assim, o Big Sur - que permanece com o esquema de nomenclatura da empresa com o tema Califórnia - chegará com uma renovada interface de utilizador, novas funcionalidades e melhorias de desempenho.
Muitas das funcionalidades do iOS 14 estão a ser retratadas. Percebe-se uma melhoria do envio de mensagens e respostas em linha, novas funcionalidades na app Mapas, melhorias no FaceTime e muito mais. O novo software Apple também vem com uma nova Central de Controlo, com acesso rápido ao brilho, volume, Wi-Fi, e Bluetooth.
Mais iOS no macOS Big Sur e muito mais ecossistema
O Safari também recebe uma muito necessária "mão de tinta". Como tal, este chega-nos com diferentes características de privacidade e segurança. Além disso, a Apple desenvolveu o rastreio de inteligência incorporada que impede que os rastreadores sigam o cibernauta através da web. Também inseriu tecnologia para monitorização de palavras-passe para poupar o utilizador da utilização de palavras-passe anteriormente infringidas.
Depois de usarmos a versão beta até a este preciso momento, podemos afirmar que há muitas e boas novidades e uma aproximação clara ao iOS/iPadOS. Assim, se pretende instalar o macOS Big Sur, saiba que este é suportado por máquinas Mac e Mackbook que datam de 2013 até aos dias de hoje.
Este artigo tem mais de um ano
Com esta nova arquitectura nos Mac, os Ipad pro ficaram mt mais caros e nem fazem metade do que estes novos Mac/ Arm fazem. Morte lenta para os Ipad pro.
Ou então devido a unificação da arquitetura, as apps que saem para mac vão poder sair também para ipad pro.
Sim, as apps profissionais do Mac acredito que estarão presentes no futuro ipad pro
Não!
A Apple não implementou tecnologia para transpor as aplicações do Mac para o iPad. O que existe são tecnologias para transpor completamente aplicações do iPad/iPhone para o macOS. Se alguém quiser transpor uma aplicação do Mac para o iPad precisa de algum trabalho e reescrever o interface, ou então começam a usar o SwiftUI para desenvolver o interface das aplicações de forma a poderem correr em qualquer dos aparelhos – mas ainda são poucos os programadores a fazer isso.
sao produtos diferentes para casos diferentes. Nao creio que um morra
Quem quiser testar o Big Sur num pc: https://www.funkyspacemonkey.com/how-to-install-macos-big-sur-with-opencore-on-linux
Ainda bem que estou de folga amanhã…